|
Oficina de Experimentação Artística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 2S
Código: |
MEPAI06 |
|
Sigla: |
OFA |
Áreas Científicas: |
Artes |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEPAI |
20 |
Plano de Estudos |
1º |
6,0 |
45 |
162,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer e vivenciar os contextos de ação artística de criação, execução e apreciação.
2. Conhecer e avaliar o desenvolvimento artístico, desde o domínio dos materiais ao controle expressivo e estrutural e à atribuição de significado e valor.
3. Conhecer e refletir sobre as dimensões de adaptação técnico-científica e de transformação metafórica que acompanham o desenvolvimento artístico.
4. Conhecer e refletir sobre os planos de significado artístico desenvolvidos interior e exteriormente por
cada indivíduo e por grupos de indivíduos.
5. Desenvolver processos criativos de experimentação artística de forma globalizante.
Conteúdos programáticos
1. Contextos de experiência artística:
a. Criação, composição;
b. Execução, interpretação;
c. Apreciação, assistência.
2. Camadas do desenvolvimento artístico:
a. Controle dos materiais artísticos;
b. Percepção dos elementos expressivos;
c. Compreensão das relações estruturais;
d. Atribuição de valor.
3. Dimensões condicionantes do desenvolvimento artístico:
a. Adaptação técnico-científica dos indivíduos;
b. Transformação metafórica dos objetos.
4. Quadrantes de significado artístico:
a. Eu individual: Emoções, motivações, sentidos de vida, autoimagem...
b. Eu exterior: Ações, desempenhos...
c. Nós interior: Sentimento de grupo, identidade coletiva, imagem social...
d. Nós exterior: Dinâmicas de grupo, redes de parceria...
5. Linguagens artísticas criativas e integradoras:
a. Imaginários e criatividades;
b. Técnicas e tecnologias de produção visual;
c. Técnicas e tecnologias de produção e reprodução sonora;
d. Técnicas e tecnologias de produção cénica e representação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos articulam-se com os objetivos da unidade curricular de forma direta e de acordo com a sua identificação numérica (1 com 1; 2 com 2; 3 com 3; 4 com 4; 5 com 5). Assim, os conteúdos consubstanciam o conhecimento dos contextos de ação artística (1), do desenvolvimento artístico (2), das dimensões de adaptação e transformação (3), dos planos de significado singular/coletivo e interior/exterior (4), bem como das linguagens inerentes aos processos criativos e artísticos (5).
Metodologias de ensino
Serão adotadas diferentes estratégias, com vista à apropriação dos conceitos, técnicas e significados mencionados:
1. Leitura e discussão de textos e vídeos;
2. Apreciação e análise de produtos artísticos;
3. Debates temáticos;
4. Experimentação, em grupo, de processos artísticos;
Exploração, criação e partilha, em grupo, de produções artística integradoras.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objetivos de aprendizagem definidos em torno de competências declarativas e procedimentais são potenciados através das metodologias assentes na leitura, observação e debate bem como na experimentação prática dos processos criativos/artísticos, desenvolvidos nos planos individuais e coletivos. O conhecimento artístico é, portanto, promovido nas vertentes do consumidor/espectador, do executante/intérprete e do criador, nos planos prático e teórico.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre:
1. Participação individual nas atividades propostas nas sessões (40%)
2. Criação e apresentação, em grupo, de produções artísticas integradoras (60%)
Bibliografia
Bannerman, C. et al. (2006). Navigating the unknown: the creative process in contemporary performing arts. London: Middlesex University Press.
Burnard, P. (2013) (ed.). Developing Creativities in Higher Music Education: International Perspectives and Practices. London: Routledge.
Godinho, J. C. (2019). Rumo ao desenvolvimento artístico: teorias e práticas. In A. Duarte & N. Cristóvão (Org.), Educação, Artes e Cultura: Discursos e Práticas. Funchal: CIE-Uma.
Swanwick, K. (1988). Music, Mind and Education. London: Routledge.
Thomas, K. & Chan, J. (2013) (eds.). Handbook of Research Creativity. Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited.
Vasconcelos, A. Â. (2004). La Educación Musical en la era de las convergencias e colisiones culturales: De los cánones a la ecologia. in A. Giráldez (ed.) (2004), Selección de Comunicaciones, ISME, Mundos Sonoros por Descubrir. España: Sociedad para la Educación Musical del Estado Español, 25-32.
Observações
De acordo com as temáticas do programa serão apresentadas outras referências bibliográficas e videográficas
|
|