This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MEPAI09
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Artes, Cultura e Comunidades

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: MEPAI09    Sigla: ACC
Áreas Científicas: Ciências da Educação(integra Educação e Pedagogia), Artes, Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPAI 20 Plano de Estudos 6,0 45 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
António Vasconcelos   0,00
Teresa Isabel Matos Pereira   1,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender as principais características e transformações concetuais, políticas e de intervenção dos mundos das artes e da cultura
2. Conhecer as possibilidades diferenciadas das Artes e da cultura (visuais, literárias e performativas) nas (re)configurações individuais e comunitárias;
3. Contribuir para o conhecimento crítico e analítico aprofundado de Projetos que, em termos nacionais e internacionais, têm as Artes como elemento estruturante nos processos de Inclusão Social e de desenvolvimento comunitário
4.Debater as principais as principais problemáticas relacionadas com as Artes, a Cultura e os processos de reconfiguração individual e comunitária
5. Desenvolver competências técnicas e analíticas potenciadores da criação de projetos de intervenção, criativos e transformadores

Conteúdos programáticos

1. Os mundos das Artes e da Cultura nas sociedades contemporâneas
- dos significados, dos sujeitos e dos contextos
- os novos media e as reconfigurações do campo artístico e cultural
2. As artes, a cultura e a convivialidade entre diferentes
- os papéis das artes e da cultura na construção e reconstrução identitária: das singularidades e das
subjetividades
- as artes e a cultura e a cidadania cosmopolita
- as práticas artísticas comunitárias e a construção de um bem comum
- as políticas públicas e democratização da cultura
3. Dos projetos artísticos e da intervenção inclusiva: uma ecologia de ação
- os projetos e as comunidades de práticas e de sentidos
- a co-construção e a partilha do trabalho


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos da UC encontram-se intrinsecamente articulados com os objetivos de aprendizagem. A compreensão dos mundos das artes e da cultura nas sociedades contemporâneas alicerçam a compreensibilidade dos diferentes tipos de papéis que as artes e a cultura desempenham na subjetivação e na criatividade individual e coletiva. Deste modo, os objetivos 1 relaciona-se com os conteúdos temáticos 1, os objetivos 2 com a temática e; o objetivo 3 com a temática 3 e os objetivos 4 e 5 como os conteúdos 1, 2 e 3.

Metodologias de ensino

de seminários, nos quais se analisam e debatem as principais problemáticas subjacentes à conceptualização das Artes e da Cultura nas sociedades contemporâneas e as suas relações com as Comunidades. O processo compreende a pesquisa de informação, análise, debate, trabalhos de grupo, discussão e apresentações orais, relacionados com as temáticas abordadas. Enfatiza-se a pesquisa e análise de projectos de investigação e de intervenção e a discussão de abordagens teóricas que poderão contribuir para o quadro teórico dos projetos individuais a serem desenvolvidos no 2º ano do mestrado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As estratégias de ensino são equacionadas de forma a promover a compreensão das temáticas enunciadas e a aquisição dos objectivos propostos, através da leitura, análise e discussão de textos e de vídeos de referência de modo a contribuir para um conhecimento e debate mais aprofundado, cientificamente e empricamente sustentado.
As sessões centradas no envolvimento e na participação dos estudantes, articulando os saberes experienciais e atividades de natureza teórico e teórico-prática, a realização de seminários e de outras atividades afiguram-se como elementos estruturantes que promovam apropriação de um conjunto diversificado de conceitos e a reflexão crítica potenciadores de desenvolvimento de projetos de intervenção e de investigação de acorod com os contextos e as problemáticas contemporâneas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação tem as seguintes ponderações: (a) assiduidade, qualidade e pertinência da participação nas sessões (30%) e (b) elaboração de um texto sobre um dos temas do programa com o formato de artigo ou comunicação seguindo as normas de algumas revistas e congressos de referência (70%).

Bibliografia

APPG (2017). Creative Health: The Arts for Health and Wellbeing. London: APPG
Assis, M., Gomes, E. X., Pereira, J. S. & Pires, A. L. O. (eds) (2017). Ensaios entre Arte e Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Cruz, H., Bezelga, I., Rodrigues, P. S. (2017). Práticas Artísticas Comunitárias. Porto: Pele.
Matarasso, F. (2019). Uma Arte Irrequieta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Vasconcelos, A. Â.. (2020) "As Artes performativas e a aprendizagem do desconhecido - o envolvimento dos estudantes através da criatividade e do risco". In Feliciano H. Veiga (coord.) Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade, 334-353. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa.
Won, S. K. S. (2019). Applying an ethological perspective of art to the community arts and socially engaged arts, Journal of Visual Art Practice, 18:3, 205-220.
Xavier, J. B. (Coord.) (2011). Arte e Delinquência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Observações

Consoante as temáticas do programa será apresentada outra bibliografia e videografia.

Opções
Página gerada em: 2024-04-25 às 19:58:41 Última actualização: 2010-07-19