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Oficina de Animação de Histórias

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: MEPAI11    Sigla: OAH
Áreas Científicas: Ciências da Educação(integra Educação e Pedagogia)
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPAI 6 Plano de Estudos 6,0 45 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da VeigaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,00
Carina Rodrigues   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ler e animar histórias não passa pelo conhecimento de “receitas infalíveis nem fórmulas mágicas” (Bastos, 1999), mas antes pela experimentação de um conjunto variado de estratégias que se vão vivenciando e adaptando a cada história, a cada animador e, fundamentalmente, ao público a que se destina.

É neste sentido que esta oficina, de caráter essencialmente prático, tem como objetivos principais possibilitar

aos seus participantes:

(i)  Conhecer os pressupostos teóricos que enformam o papel do animador e da animação de histórias;
(ii) Identificar e caracterizar diferentes contextos (formais e não formais) de animação de histórias;
(iii)  Selecionar textos adequados a diferentes públicos e a diferentes finalidades;
(iv) Experimentar técnicas e estratégias de leitura e animação de diferentes textos adequadas a diferentes contextos;
(v)  Utilizar diferentes formas de arte como suporte à animação de histórias: música, teatro, ilustração, etc.

Conteúdos programáticos

1. Contextos formais e não formais de animação de histórias;
2. À descoberta do texto e do prazer da partilha do texto;
3. O mediador/ animador: características e funções;
4. Critérios de seleção de textos em relação com os contextos;
5. Animação histórias com recurso a diferentes expressões artísticas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Para que estes objetivos possam ser atingidos, serão desenvolvidas sessões nas quais serão privilegiados (i) momentos de seleção e partilha de informação de natureza teórica e de apresentação de projetos já desenvolvidos noutros contextos centrados nos 4 conteúdos iniciais;  (ii) momentos de seleção e análise de textos/histórias adequados a diferentes públicos e objetivos (conteúdo 5); e (iii) elaboração e apresentação de propostas de animação, tendo em conta os contextos, os públicos e os objetivos (conteúdo 6).

Metodologias de ensino

Nesta UC será privilegiada uma metodologia que promova atitudes de pesquisa, seleção e partilha de informação, com vista a (i) incentivar a autoconfiança do formando para expressar opiniões fundamentadas e desenvolver o pensamento crítico e (ii) possibilitar que construa conhecimentos através da experiência ou pela descoberta, a partir da implementação de apresentações orais e escritas e debates (grande grupo, pequenos grupos, role play, etc.).

Assim, serão propostas sessões de partilha e debate (presencial e a distância); de planificação e desenvolvimento dos projetos, incluindo momentos de apresentação e justificação dos critérios definidos na seleção das obras e de apresentação dos produtos planificados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino apresentadas relacionam-se com objetivos da unidade curricular, na medida em que a análise, discussão e partilha de informação visa (i) o conhecimento “dos pressupostos teóricos que enformam o papel do animador e da animação de histórias”; (ii) a capacidade para identificar e caracterizar diferentes contextos (formais e não formais) de animação de histórias e (iii) saber selecionar textos adequados a diferentes públicos e a diferentes finalidades.

Por outro lado, a planificação e a apresentação do projeto de animação permitem que o formando (iv) experimente técnicas e estratégias de leitura e animação de diferentes textos adequadas a diferentes contextos e (v) utilize diferentes formas de arte como suporte à animação de histórias.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da UC será o resultado das classificações atribuídas aos diferentes produtos apresentados, que terão sempre uma componente individual (apresentação de uma atividade de animação, reflexão sobre a própria atividade, atividade de recolha, etc.):

Participação individual nas diferentes tarefas (30%);

Planificação, desenho e apresentação (pares ou grupo) de um projeto de animação de histórias (70%)

Bibliografia

Abad, E. & Prieto, B. (2007). Te cuento para que cuentes. Madrid: Catarata.
BrynF. & Balsa, Â. (2106). Leitura e educação literária. Lisboa: Pactor.
Colomer, T. (2005). Andar entre libros – La lectura literaria en la escuela. Mexico: Fundo de Cultura Económica.
Gamble, N. & Yates, S. (2008). Exploring Children´s Literature. London: Sage.
Giasson, J. (2005). Les textes littéraires à l’ècole. Bruxelles: Deboeck.
Viana, F.; Ribeiro, I. & Baptista, A. (2014) Ler para Ser. Coimbra: ALmedina

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 02:47:16 Última actualização: 2010-07-19