|
STEAM: Projetos Integradores
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
MEPAI12 |
|
Sigla: |
SPI |
Áreas Científicas: |
Ciências da Educação(integra Educação e Pedagogia), Artes, Ciências Sociais, Matemática |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEPAI |
5 |
Plano de Estudos |
1º |
6,0 |
45 |
162,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
• Analisar a importância da integração de saberes associados às áreas de Artes Plásticas, Ciências Naturais e Matemática para o desenvolvimento de projetos STEAM;
• Conhecer e experimentar processos e práticas associadas à educação STEAM numa perspetiva integradora e inclusiva;
• Ser capaz de conceber, desenvolver e avaliar projetos integradores STEAM tendo por horizonte a sua aplicabilidade em contextos de inclusão social e educativa.
Conteúdos programáticos
• O que aproxima as Artes Plásticas, as Ciências Naturais e a Matemática? O que as diferencia?
• STEAM: significado, potencialidades e desafios.
• Atividades/projetos STEAM: natureza e principais etapas de desenvolvimento.
• Conceção e concretização de projetos integradores STEAM.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A escolha dos conteúdos programáticos decorre da importância dos mestrandos compreenderem como se podem construir e implementar projetos integradores STEAM numa perspetiva inclusiva e adequada a públicos diversificados. Decorre daqui a opção de centrar a unidade curricular na análise do significado, das potencialidades e dos desafios de projetos STEAM, das etapas de desenvolvimento deste tipo de projetos e, finalmente, na conceção e concretização de projetos integradores STEAM. Deste modo, espera-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre esta temática bem como do modo de implementar projetos STEAM em diferentes contextos profissionais.
Metodologias de ensino
As aulas desta unidade curricular terão, sobretudo, um caráter teórico-prático, privilegiando-se as metodologias Problem Based Learning (PBL) e Project Based Learning (PjBL). Estas metodologias requerem que os estudantes investiguem e respondam a problemas autênticos, complexos e desafiadores, o que favorece o seu envolvimento em atividades de pesquisa propícias à construção de conhecimento e ao desenvolvimento de competências-chave para o século XXI entre as quais estão o pensamento crítico, a comunicação e a criatividade. Em particular, será encorajada a participação ativa dos estudantes, em trabalho individual e de grupo, e incentivada a reflexão sobre as experiências vividas nas aulas, visando promover uma construção sustentada e integrada de saberes associados, nomeadamente às áreas STEAM.
Serão lecionadas sessões presenciais e a distância (síncronas). As sessões a distância, de carater teórico-prático, são síncronas, com componente expositiva e trabalho de pequeno grupo, sobre os conceitos fundamentais da UC. As sessões de pequeno grupo serão realizada em salas simultâneas, seguidas de discussão em grande grupo. As aulas presenciais, predominantemente de prática laboratorial, são dedicadas à construção de produtos associados à concretização de projetos STEAM, sua partilha e discussão em grande grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que os estudantes analisem criticamente as potencialidades da abordagem STEAM para a conceção e desenvolvimento de projetos integradores. Daqui decorre a necessidade de lhes proporcionar o contacto com diversos tipos de atividades e projetos. Simultaneamente, é essencial encorajar a reflexão de modo a identificar as potencialidades e constrangimentos do uso deste tipo de abordagem em diferentes contextos, valorizando o emergir de valores estéticos e funcionais. A elaboração supervisionada de projetos perspetivados segundo uma abordagem STEAM, promove a integração de vários saberes e direciona os estudantes para uma análise crítica e reflexiva sobre a sua aplicabilidade em contextos de inclusão social e educativa.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará atividades de expressão escrita e oral. Neste âmbito, os estudantes serão solicitados a conceber um projeto STEAM, numa perspetiva integradora e inclusiva, que possa ser desenvolvido nos seus contextos profissionais bem como a divulgar esse projeto em espaços de apresentação pública. A avaliação incluirá a participação nas atividades (30%) e o desenvolvimento de um projeto STEAM (70%). Os estudantes concebem um projeto STEAM, numa perspetiva integradora e inclusiva, que possa ser desenvolvido nos seus contextos profissionais e divulgado em espaços de apresentação pública.
|
|