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Práticas de Diferenciação Pedagógica na aula do 1.º e do 2.º Ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: MEPHGP110    Sigla: PDPA12
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada
Secção/Departamento: Cultura, Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPHGP 11 Planos de Estudo 3,0 36 81,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,40
Luís Mestre   0,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os/as estudantes desenvolvam competências que lhes permitam:
- compreender a diferenciação pedagógica como uma metodologia que incide sobre os meios e modalidades de trabalho;
- reconhecer a diversidade existente nas salas de aula que obriga a desenhar tarefas diferenciadas para responder melhor às necessidades específicas dos/as alunos/as;
- responder às diferentes necessidades dos/as alunos/as, uma vez que cada um tem uma história de vida própria, uma experiência escolar e uma forma de aprender singular;
- equacionar uma nova organização pedagógica de espaços e tempos, utilizando materiais diversificados no que se refere aos conteúdos e ao grau de dificuldade das tarefas;
- apoiar grupos e alunos/as individualmente numa perspetiva da sua autonomia progressiva;
- conhecer dispositivos pedagógicos inerentes à construção de uma escola inclusiva;
- conhecer contribuições da investigação nacional e internacional sobre a temática em estudo.

Conteúdos programáticos

Da pedagogia dos “inadaptados” à pedagogia para todos.
Os fundamentos da pedagogia diferenciada.
Princípios de diferenciação pedagógica.
Tipos de diferenciação pedagógica: conteúdos, processos e produtos.
Diferenciação pedagógica: uma nova organização de espaços e tempos.
A investigação nacional e internacional sobre as temáticas em estudo.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre objetivos e conteúdos pressupõe o possibilitar aos/às estudantes o conhecimento e o estímulo para a análise, a reflexão e o debate no âmbito da Diferenciação Pedagógica, bem como, lhes propicie o desenvolvimento de competências que os/as preparem, enquanto futuros/as profissionais, para que, em contexto contribuam para a construção de uma escola inclusiva.

Metodologias de ensino

Os diferentes conteúdos serão abordados privilegiando uma metodologia que estimule a reflexão e a participação dos/as estudantes, serão realizadas atividades de:
- análise de orientações curriculares, manuais e diferentes materiais pedagógicos;
- apresentação e discussão de trabalhos elaborados pelos/as estudantes;
- análise e discussão de textos de modo a desenvolver nos/as estudantes a capacidade crítica de análise e autoformação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O objetivo central da unidade curricular é o de preparar os/as estudantes a agir em escolas, turmas e comunidades heterogéneas. A metodologia adotada, surge particularmente adequada quer para fornecer aos/às estudantes os conhecimentos essenciais à participação informada nas discussões a desenvolver em aula, quer para possibilitar o aprofundamento de temáticas que considerem importantes no contexto do seu percurso formativo.

Considera-se, que a análise e debate de textos, a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados, a problematização de situações concretas e/ou conhecidas, a análise de materiais, a análise de propostas de intervenção adequadas a contextos escolares de grande diversidade a vários níveis, são indicadores da articulação das metodologias e dos objetivos de aprendizagem que se pretende que os/as estudantes evidenciem. Também se considera que é demonstrativo dessa coerência a conceção de uma planificação e a construção de materiais de modo a incluir todos/as os/as alunos/as.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contemplará trabalho individual e em grupo.

Individual:
(a) a participação e discussão nas temáticas abordadas em aula, bem como de elaboração de tarefas propostas em aula (25%); (b) apresentação, à turma, da análise realizada a um texto relacionado com a temática em estudo (25%).

Em grupo:
(a) elaboração de um trabalho em grupo – uma proposta de planificação de uma tarefa interdisciplinar numa perspetiva diferenciadora, com inclusão dos recursos necessários à sua implementação (50%).

Regime de assiduidade

Presencial

Bibliografia

Esteves. M. (2017). Diferenciação Pedagógica e Formação de Professores. In: Livro de Atas II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva (pp.12-21). Faro: Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
Graves-Resende, L.; Soares, J. (2002). Diferenciação Pedagógica. Lisboa: Universidade Aberta.
Kakn, S. (2010) Pédagogie différenciée. Brussels: de Boeck.
Perrenoud, Ph. (2001). A Pedagogia na Escola das Diferenças. Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora.
Rodrigues, D. (2008). Educação e Diferença – Valores e práticas para uma educação inclusiva. Porto: Porto Editora.
Santos, L. (2009). Diferenciação Pedagógica: um desafio a enfrentar. In Revista Noesis. Vol.79 (pp.52-57). Lisboa: instituto da Educação da Universidade de Lisboa.
UNESCO (2004). Changing Teaching Practices - using curriculum differentiation to respond to students`diversity. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

Opções
Página gerada em: 2024-05-06 às 18:02:16 Última actualização: 2010-07-19