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Artes e Motricidade na Educação da Criança
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
MP1C10014 |
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Sigla: |
AMEC |
Áreas Científicas: |
Área de Docência |
Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
31 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer e caracterizar o desenvolvimento artístico da criança dos 0 aos 10 anos.
2. Experienciar e compreender contextos de apreciação, execução e criação artística como potenciadores de expressão e desenvolvimento.
3. Enquadrar o desenvolvimento artístico entre a criatividade individual e a adoção de modelos partilhados socialmente.
4. Compreender os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento motor relativamente aos períodos críticos e às etapas do desenvolvimento das habilidades motoras, à evolução das capacidades motoras e aos processos de desenvolvimento percetivo-motor, no pré-escolar e no 1º ciclo do EB
5. Manipular ferramentas diferenciadas nos domínios das tecnologias e meios digitais
Conteúdos programáticos
1. Desenvolvimento artístico na infância: da manipulação dos materiais à expressão artística
2. Contextos de expressão e desenvolvimento: apreciação, execução, criação e manipulação de tecnologias e meios digitais
3. Criatividades e partilha social
4. Alterações nos indicadores de crescimento e de maturação; o desenvolvimento perceptivo-motor, das capacidades coordenativas e das habilidades motoras no pré-escolar e no 1º ciclo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A principal finalidade da UC consiste em assegurar aos futuros educadores e professores o desenvolvimento continuado de competências físicas e artísticas que permitam práticas profissionais criativas e de autonomia nos processos de tomada de decisão nas intervenções educativas no que se refere às artes e à motricidade nas crianças e a sua inter-relação com outras áreas do saber. Os conteúdos selecionados incidem em áreas matriciais das artes e da motricidade, numa perspetiva integradora do desenvolvimento pessoal, social e profissional. A mobilização de conhecimentos, capacidades e atitudes, no domínio das artes e da motricidade, para o desenvolvimento de objetivos de formação dos futuros educadores e professores concorre para uma visão de desenvolvimento curricular global, integradora e criativa.
Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos, com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção de trabalhos de natureza artística.
A avaliação será contínua e pontual através da participação nas atividades propostas e na realização de tarefas específicas que incluem a pesquisa, a produção escrita e desempenhos específicos no âmbito dos domínios expressivos.
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita e nos desempenhos específicos das diferentes expressões
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As atividades a realizar visam criar condições para promover a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos sobre as caraterísticas do processo de desenvolvimento motor da criança, assim como a participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.
Metodologia e provas de avaliação
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos e físicos, com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa, a leitura de documentos e a produção de atividades performativas. A performance, em pequenos grupos, consiste no reconto de uma história para a infância, com recurso aos meios físicos e artísticos das diversas áreas da unidade curricular.
A classificação final resulta de uma média ponderada das áreas envolvidas:
Artes – 75%
Motricidade – 25%
Os elementos de avaliação contínua propostos e respetiva ponderação são os seguintes: Assiduidade e participação (10%)
Atividades performativas (70%) + Portfólio (20%)
Em situação de avaliação pontual (para trabalhadores-estudantes) ou exame, a avaliação incidirá numa performance individual sobre as temáticas desenvolvidas.
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