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Didática de Educação de Infância II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: MP1C10015    Sigla: DEI2
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 24 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Sofia Gago da Silva Corrêa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
João Reigado   1,06
Maria Beatriz Gil   1,06
Sofia Figueira   1,06

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular Didática da Educação de Infância II contempla o desenvolvimento de saberes integrados das áreas de didática da língua portuguesa visa o aprofundamento dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem pelas crianças, de didática das expressões que visa o desenvolvimento da expressividade e comunicação da criança através das linguagens e saberes artísticos e físico-motor, e a área da pedagogia e didática que visa a interrogação das relações entre os saberes pedagógicos e os conhecimentos didáticos.

Conteúdos programáticos

Didática da Língua Portuguesa
Questões teóricas gerais
1Conhecimento linguístico e desenvolvimento da linguagem oral
1.1 Linguagem e aprendizagem – aquisição e desenvolvimento.
1.2 Marcos gerais do desenvolvimento linguístico.
1.3 Promoção do desenvolvimento da consciência linguística (aquisições fonéticas, lexicais, morfológicas e sintáticas).
1.4 Comunicação oral em contexto de creche.
1.5 Comunicação pré-verbal e verbal.
1.6 Promoção de práticas de comunicação verbal e não verbal em contexto de creche.
1.7 O papel do educador na promoção da comunicação oral
1.8 Ler dos 0 aos 3 anos - ambientes promotores da leitura.
1.9 Ambientes promotores da escrita em contexto de creche.
Educação Artística (música; dança; artes visuais; jogo dramático/teatro)
•Orientações curriculares para a Educação Artística
•Observação, experimentação e exploração das diferentes linguagens artísticas
•Potencialidades do corpo, da voz e das linguagens artísticas como recursos expressivos e comunicativos
•Desenvolvimento artístico na primeira infância e etapas do desenvolvimento psicomotor
•Intencionalidades educativas, planificação e avaliação formativa de propostas de aprendizagem

Pedagogia
O educador gestor do currículo que toma decisões na sua prática pedagógica.
Relação pedagógica e ambiente educativo.
Atividades integradoras na creche – o tempo e a participação da criança


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos dos tópicos explicitam um conjunto de questões específicas das intervenções pedagógico-didáticas para as quais se solicita a reflexão dos estudantes, baseada nos quadros de teóricos de referência da pedagogia e das didáticas, o que constitui os dois grandes objetivos da UC: analisar e discutir, delinear e ensaiar as grandes questões emergentes na intervenção educativa.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa
O programa organizar-se á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido em estreita articulação com os estágios.
Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aulas desta unidade curricular assumem caracter T/P havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa e reflexão, quer individual, quer em grupo. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de planificar atividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.
Com estes dispositivos e procedimentos pretende-se que os estudantes sejam capazes de discernir modalidades de intervenção pedagógico-didáticas adequadas ao contexto de creche, o que constitui o objetivo central desta UC.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incide sobre uma produção académica que apresenta duas propostas alternativas A) Propostas de intervenção pedagógico-didática (B) Episódios ou situações de caráter pedagógico-didático observados e/ou vivenciados e selecionados pela sua pertinência de acordo com o Documento Orientador do trabalho final.

80% - Trabalho individual
20% participação nas aulas
Entrega trabalho 10 de abril




Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os documentos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Bibliografia

Lingua Poruguesa
Bastianello, T., Majorano, M., & Burro, R. (2020). Children’s attention in a word learning interactive context with educators and vocabulary growth. Early Child Development and Care, 190(11), 1700–1711. https://doi.org/10.1080/03004430.2018.1547715
Costa, J., &, Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças. Editorial Caminho.
Freitas, M.J., Alves, D., & Costa T. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. Ministério da Educação – Direcção-Geral da Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias) de sílabas. Colibri/Associação de Professores de Português.
Expressões
Andrea, I. (2011). Pedagogia das Expressões Artísticas. Edições ISPA.
Gallahue, D.L. (2002). Desenvolvimento motor e aquisição da competência motora na educação de infância. Em B. Spodek (Org.), Manual de investigação em educação de infância.: Fundação Calouste Gulbenkian.
Godinho, J.C. & Brito, M.J.N. (2010). As Artes no Jardim de Infância – Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME-DGIDC.
Gonçalves, R. M., Fróis, J. P. & Marques, E. (2002). Primeiro Olhar: Programa Integrado de Artes Visuais.: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gordon, E. E. (2000). Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar.: Fundação Calouste Gulbenkian.
Pedagogia
Barbosa, M. C. (2010), As Especificidades da AçãoPedagógica com Bebés. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspetivas Atuais. Belo Horizonte. http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7154-2-2-artigo-mec-acao-pedagogica-bebes-m-carmem/file.

Cariuga, R.. Costa de Cargo, M. Rosa da Costa, M., (orgs) (2015) Bebés na escola: observação, sensibilidade e experiências essenciais. Editora Mediações

Conselho Nacional de Educação (2008), (Coord. Manuel Miguéns), A educação das crianças dos zero aos três anos. Estudos e seminários. CNE.
https://www.cnedu.pt/content/antigo/files/1_A_Educacao.pdf


Dahlberg, G., Moss, P., & Pence, A. (2003). Qualidade na Educação da Primeira Infância: persectivas pós-modernas. Artmed Editora
Filho, A.(org) (2016) Educar na creche – uma prática construida com os bebés e para os bebés. Editora Mediações

Fochi, P. (2015). Afinal o que fazem os bebés no berçário? Comunicação, autonomia e saber fazer de bebês em contexto de vida coletiva. Penso Editora

Gonzalez-Mena, J, Eyer, D. (2014). O cuidado com bebés e crianças pequenas na creche : um currículo de educação e cuidados baseados em relações qualificadas (9ªedição) AMGH Editora


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