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Língua e Literatura Portuguesas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
MP1C10018 |
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Sigla: |
LLP |
Áreas Científicas: |
Área de Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
18 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1- Identificar e caracterizar géneros textuais com finalidades, linguagens e suportes diversificados;
2- Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados;
3- Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
4- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
5- Mobilizar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas para a interpretação e transformação da sociedade.
Conteúdos programáticos
Conteúdos programáticos:
A- Exposição oral
B- Géneros textuais da esfera académica
C- Literatura e literariedade
D- Literatura erudita, literatura didática e literatura para a infância ao longo dos tempos
E. Literatura para a infância e literatura anexada
F. Obras de referência e animação da leitura.
G. Épocas, modos e géneros literários. Características estruturais, formais, temáticas e linguísticas.
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída): Exposição de conhecimentos pelo professor e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico). Realização de exercícios, em pares, seguida de discussão plenária dos resultados (ensino teórico-prático). Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos complementares de aprofundamento (estudo e avaliação). Escrita, em pares, de síntese de aula sobre um conteúdo programático (orientação tutória e avaliação). Realização de um trabalho final que articule a prática pedagógica com a reflexão teórica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: A articulação das metodologias de ensino com o objetivos é mais evidente nos três penúltimos objetivos. Para eles contribuem especialmente o ensino teórico-prático, a tutoria e a avaliação. No entanto, também aos objetivos anteriores subjazem as metodologias adotadas, em particular no ensino teórico, no estudo e na avaliação.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação inclui os seguintes elementos: participação nas aulas (fichas de leitura, resumos, exercícios, comentários, críticas,... (50%); trabalho individual sobre conteúdos da UC (50%).
Regime de assiduidade
A avaliação formativa e contínua.
Bibliografia
A. A. V. V. (1991) Falar melhor e escrever melhor. Lisboa: Selecções do Reader´s Digest.
Barreto, G. (1998). Literatura para a crianças e jovens em Portugal. Lisboa: Campo das Letras.
Duarte, I. (2008). A Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME.
Eliseu, A.S. & outros (2008). Enciclopédia do Estudante 14. Língua Portuguesa II. Carnaxide: Santillana Constância.
Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: FCGulbenkian. pp.441-461.
Hohmann Mary, Weikart David P. (2009) Linguagem e literacia in Educar a criança. Lisboa: FCGulbenkian. pp.523-570.
Raposo, E.B.P. & outros (orgs) (2013). Gramática do Português. Lisboa: FCGulbenkian.
Rigolet Sylviane A. (2009) Ler livros e contar histórias com as crianças. Como formar leitores activos e envolvidos. Porto editora.
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