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Dimensões Socio-Históricas da Educação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: MP1C10020    Sigla: DSHE
Áreas Científicas: Área Educacional Geral
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 23 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Alcântara   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que as(os) mestrandas(os) sejam capazes de se apropriar de meios que lhes permitam fazer uma leitura dos principais e mais significativos momentos da evolução histórico-educativa. Promover o conhecimento dos problemas educacionais numa perspetiva sincrónica e diacrónica, conhecer o passado para melhor compreender a atualidade e a forma como evoluíram as diversas propostas educativas, sobretudo no campo nacional. E ainda proporcionar uma reflexão crítica sobre os temas/problemas educacionais encarados na complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares

Conteúdos programáticos

1- Sentido e pertinência da História da Educação.
2- Contributos para uma breve leitura da evolução histórico-educativa.
3- A Educação na Idade Média.
4- A pedagogia realista na Idade Moderna.
5- A educação iluminista.
6 – O pensamento pedagógico nos séculos XIX e XX.
7- Génese e desenvolvimento do sistema de educação pública em Portugal.
8- O ideário da 1ª República e a escola (1910-1926)
9- Estado Novo sob o signo da sagrada oficina das almas
10- O 25 de Abril de 1974 e a educação – transformações do sistema de ensino no quadro do regime democrático. Tendências e influências pedagógicas. Evolução e desafios colocados à educação em Portugal no contexto europeu e mundial

Software

Zoom-Colibri

Moodle


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Com estes conteúdos programáticos pretende-se que os/as mestrandos/as compreendam a importância da História da Educação numa perspetiva sincrónica e diacrónica uma vez que é fundamental que conheçam a organização, princípios e valores que integram e orientam as bases estruturantes de uma profissionalidade docente.
Estes conteúdos permitem ainda que os mestrandos identifiquem, compreendam e reflitam sobre a complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. É neste sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo com os seus conteúdos e metodologias para a formação, intervenção e reflexão de nível avançado.

Metodologias de ensino

Como o desenvolvimento da Unidade Curricular assenta em dois eixos - abordagem das questões da evolução e caracterização das diversas dimensões sociais e históricas da Educação - as aulas são programadas de forma a evidenciar diversas perspetivas do mesmo problema e não como áreas ou módulos desligados entre si. Assim sendo as sessões são centradas na apresentação e discussão da informação fornecida pela docente ou pesquisada pelas(os) mestrandas(os).
Os processos de trabalho incluirão: (a) participação nas aulas; (b) leitura, análise e discussão de textos e outros documentos; (c) elaboração de trabalhos de investigação empírica pelas mestrandas e sua apresentação em aula; (d) participação nas sessões de tutoria.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga à realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e refletir sobre as ideias pedagógicas, atores/atrizes educativos/as e as práticas escolares. A observação e análise de documentos diversos permite que os/as mestrandos/as tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão.
O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais a partir de fontes primárias.
A apresentação oral permite, ainda, a sistematização e transmissão organizada de conteúdos teóricos considerados indispensáveis na área da História da Educação.

Metodologia e provas de avaliação

Cada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (45%); trabalho de grupo (20%); trabalho individual e respetiva apresentação oral (25%); participação pertinente nas aulas (10%)

Bibliografia

ALHO, Albérico Afonso (2008) - A Educação Nova e o Estado Novo, in Os anos de Salazar nº8, edição Planeta DeAgostini.
ALHO, Albérico Afonso (2000) - A Reforma de 1948 do Ensino Técnico Profissional – A Técnica, o operário e a costureira, in Revista “História”, fevereiro de 2000.
ALHO, Albérico Afonso Costa (2011) - Salazar e a Escola Técnica – Uma reforma tolerada num regime intolerante, ed. Parceria A.M. Pereira, Lisboa.
ALHO, Albérico Afonso (2002) - Deve-se ensinar o povo a ler? in “Educação Ensino”, revista da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, nº 26 Junho/Julho de 2002.
BETTENCOURT, Ana Maria (s.d.) - Educação para o trabalho e escolaridade obrigatória. Revista de Educação.
BETTENCOURT, Ana Maria (2001) - Rui Grácio e as inovações pedagógicas do 25 de Abril. Inovação. Vol. 14. p. 35-46.
CARVALHO, Rómulo de (1986) – História do ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade ao fim do regime de Salazar e Caetano. Lisboa: FCG.
FERNANDES, Rogério (1992) – Educação e ensino popular na Madeira: século XVIII- 1840. In FELGUEIRAS, Margarida Louro; MENEZES, Maria Cristina (2004) – Rogério Fernandes: questionar a sociedade, interrogar a História, (re)pensar a Educação. Porto: Afrontamento, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. P. 125-182
FERNANDEZ ENGUITA, Mariano (2007) – Educação e transformação social. Mangualde: Edições Pedago.
FREINET, Célestin (1996) – As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa: Estampa.
GOMES, Joaquim Ferreira; FERNANDES, Rogério; GRÁCIO, Rui (1988) - História da Educação em Portugal. Lisboa : Livros Horizonte.
GOMES, Joaquim Ferreira (1995) – Para a História da Educação em Portugal: seis estudos. Porto: Porto Editora.
GOMES, Joaquim Ferreira (1996) - Estudos para a História da Educação no séc. XIX. Lisboa: IIE.
GOMES, Joaquim Ferreira; FERNANDES, Rogério; GRÁCIO, Rui (1988) - História da Educação em Portugal. Lisboa : Livros Horizonte.
GOMES, Joaquim Ferreira (2001) - Novos estudos de História da Educação. Coimbra: Quarteto.
GRÁCIO, Rui (1983)- História da História da Educação em Portugal: 1945-1978. Lisboa: Centro de História da Cultura da Universidade Nova.
MAGALHÃES, Justino (2001) - Roteiro de fontes para a História da Educação. Lisboa: IIE.
MONTEIRO, Reis (2005) – História da Educação: uma perspectiva. Porto: Porto Editora.
NÓVOA, António (1989) - Inovação e História da Educação. Lisboa: IIE.
NÓVOA, António, Evidentemente, Edições ASA, Lisboa, 2005
NÓVOA, António (1993) - Perspectivas de renovação da História da Educação em Portugal. (Separata de História de educação em Espanha e Portugal).
NÓVOA, António (2003) – Dicionário de Educadores Portugueses. Porto: Asa.
NÓVOA, António (2005) – Evidentemente: Histórias da Educação. Porto: Asa.
PENIM, Lígia, (2011) - A Alma e o Engenho do Currículo – História das disciplinas de Português e de Desenho no ensino secundário do último quartel do século XVIII a meados do século XIX, Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Para a Ciência e Tecnologia, Lisboa.
PESSOA, Ana Maria (2000) - Movimento da Escola Moderna Portuguesa:1966-1996. Lisboa. (Tese de Mestrado)
PINTASSILGO, J. (et. al) (org.) (2007) – A História da Educação em Portugal: Balanço e perspectivas. Porto: Asa.
PINTASSILGO, Joaquim et al. (orgs) (2006). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Colibri/CIE.
PROENÇA, Maria Cândida (coord.) (1998) – O Sistema de ensino em Portugal: séc. XIX-XX. Lisboa: Colibri.
RAMIRO, Marques (1999) - Modelos pedagógicos actuais. Lisboa: Plátano.
RAMIRO, Marques (2001) - História concisa da pedagogia. Lisboa: Plátano.
ROGER, Gal, (2004) - História da educação, 5.ª ed. Lisboa: Veja.
TEODORO, António (2001) – A Construção política da educação. Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Porto, Afrontamento.

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