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Escrita Académica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: MP1C10021    Sigla: EA
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 33 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da VeigaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Rita Gonçalves   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

(i) localizar e selecionar eficazmente a informação a partir de diferentes fontes;
(ii) conhecer as especificidades do discurso académico;
(iv) produzir textos usados em contexto académico, respeitando as suas características discursivas e linguísticas;
(v) mobilizar os conhecimentos adquiridos na produção de textos académicos em diferentes UC e, futuramente, na vida profissional.

Conteúdos programáticos

• Literacia da informação
• Especificidades do discurso académico
• Da leitura à escrita: um percurso centrado na seleção, tratamento e organização da informação
• Géneros da esfera académica
• Macro e microestruturas textuais
• Do processo de escrita à comunicação de resultados


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Em contexto de formação inicial, torna-se fundamental que as (os) estudantes leiam e escrevam textos da esfera académica, cuja especificidade implica um conhecimento aprofundado das suas características e propriedades configuradoras. Assim, justifica-se que os conteúdos selecionados se centrem nas características textuais e discursivas destes génros, nomeadamente do artigo científico. Neste contexto assume ainda especial relevo o conhecimento de estratégias diferenciadas de seleção, tratamento e organização de informação, com o recurso, por exemplo, a mapas de conceitos, esquemas ou outras formas de representação gráfica (organizadores gráficos), que são de extrema importância, na medida em que facilitam a organização conceptual, reestruturam e promovem a metacognição.

Metodologias de ensino

Partindo da conceção socioconstrutivista do processo de ensino-aprendizagem, as atividades
propostas serão, sempre que possível, orientadas para a descoberta das propriedades estruturais, discursivas e linguísticas do género textual. Neste sentido, a (o) docente não “ensina” ou “expõe”as características do género textual às (aos) estudantes, mas são estas(es) que investigam e descobrem a configuração do género, a partir da leitura de textos de referência que poderão emergir de diferentes UC do plano de estudo, valorizando-se, assim, um trabalho em articulação e possibilitando a comunicação e divulgação dos produtos realizados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta UC será privilegiado um trabalho de leitura, seleção de informação a partir de várias fontes e a produção de textos a partir da implementação de sequências didáticas organizadas em torno de tarefas de produção escrita. Este processo permitirá identificar as dificuldades apresentadas e planificar os módulos de trabalho em função dessas dificuldades, com vista ao desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes no que diz respeito às especificidades do discurso académico. Esta forma de agir permite igualmente um ensino diferenciado, uma vez que são prováveis diferentes níveis de dificuldade em diferentes estudantes. Por outro lado, a partir da construção colaborativa de grelhas de auto e heteroavaliação nos diferentes momentos, é possível a monitorização das aprendizagens, a partir de produções textuais intermédias e não apenas na tarefa de produção final.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará atividades de expressão escrita, a pares (40%), e a construção individual (60%) de um portefólio digital, no qual estejam representados os momentos da aprendizagem mais significativos para cada estudante.

Bibliografia

Cabral, A. P. (2003). Leitura, compreensão e escrita no Ensino Superior e sucesso académico. [Tese de doutoramento, Universidade de Aveiro], Aveiro.
Cardoso, A., & Pinto, M. O. (2019). Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: um percurso centrado no artigo científico. In F. Caels, L. F. Barbeiro, & J. V.
Santos (Eds.), Discurso académico: uma área disciplinar em construção (pp. 153-182).
CELGA-ILTEC.
Cardoso, A., Sebastião, I., & Teixeira, C. (2018). O resumo de artigo científico: Exemplo de um percurso didático em escrita académica. In P. Osório, E. Leurquin, & M. C. Coelho (Org.), Lugar da gramática na aula de Português (pp. 126-147). Rio de Janeiro: Editora Dialogarts.
Pinto, M. O. (2018). Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem. D.E.L.T.A., 34.4, 1213-1241. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/0102-
445010479593676613
Rodrigues, L. C. S. (2010). Dificuldades de Síntese na Escrita de Alunos do Ensino Superior Politécnico [Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro]. Aveiro.

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Página gerada em: 2024-05-02 às 12:56:39 Última actualização: 2010-07-19