|
Estágio III
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
MP1C20011 |
|
Sigla: |
EIII |
Áreas Científicas: |
Prática de Ensino Supervisionada |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
16 |
Plano de Estudos |
2º |
15,0 |
150 |
405,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os/as estudantes adquiram conhecimentos e desenvolvam competências que lhes permitam:
- aprofundar o conceito de currículo, de gestão curricular e de projeto curricular de turma;
- conhecer os documentos orientadores do Ensino Básico, em particular do 1º ciclo;
- conhecer a (s) dinâmica (s) de gestão e organização das escolas do 1º ciclo e, em particular, da escola cooperante;
- aprofundar, em situação de contexto, o conhecimento dos programas das várias áreas curriculares disciplinares;
- conhecer e compreender a gestão da sala de aula em que decorre a formação em contexto;
- conceber e concretizar ações de intervenção pedagógica adequadas à turma onde decorre o estágio;
- ensaiar soluções a partir de problemas identificados;
- compreender e agir de forma adequada sobre as dificuldades dos alunos;
- problematizar e refletir sobre situações vivenciadas na formação em contexto;
- ser capaz de desenvolver um projeto de investigação sobre as suas práticas.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de cinco temas abrangentes:
1) O professor e a Escola
2) O professor como gestor do currículo
3) O projeto educativo: planificação, ação e avaliação
4) Apoio aos percursos escolares dos alunos
5) O professor como investigador
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A atividade do/a professor/a implica um conhecimento profundo do contexto (escola e a sua organização); do seu objeto de trabalho (currículo); perceber e ser capaz de por em ação todas as ferramentas necessárias para a concretização do seu trabalho tendo em conta os seus alunos.
A planificação das atividades em contexto, a sua implementação e a reflexão sobre essa prática exige saberes específicos que constituem ferramentas fundamentais para a ação pedagógica, saber este que necessita de uma formação em contexto de trabalho.
Metodologias de ensino
A UC prevê a alternância de tempos de formação: nas escolas cooperantes (momentos de estágio) e na ESE.
Antes do início da formação em contexto (estágio), as aulas destinam-se, prioritariamente, a discutir e equacionar questões e problemas em torno dos conteúdos programáticos enunciados.
A formação em contexto decorre ao longo de 11 semanas, inicia-se a 19 de outubro e termina a 13 de janeiro 2016. Na primeira semana os/as estudantes permanecem, toda a semana, no contexto de estágio. Durante as restantes 10 semanas, estagiam 3 dias (segunda, terça e quarta) e nos restantes dias (quinta e sexta) estão na ESE onde têm aulas de apoio ao desenvolvimento do estágio, da responsabilidade do/a supervisor/a de estágio.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A formação em alternância integrada entre os contextos de formação permite uma socialização à profissão e à especificidade do seu trabalho (escolas cooperantes); a formação na ESE permite construir e analisar reflexivamente o trabalho realizado na prática e planear a nova intervenção.
Durante 11 semanas, os/as estudantes estagiam de modo a compreenderem e agirem pedagogicamente sobre as diversas áreas do saber e apoiar os alunos nas suas dificuldades.
Procura-se desenvolver uma capacidade de compreender o contexto de intervenção e agir pedagogicamente de forma colaborativa com o/a colega de grupo, e caminhando de forma progressiva para o desenvolvimento desta capacidade, de forma autónoma, embora coadjuvada com o grupo de alunos.
A supervisão/tutoria é entendida como um instrumento ao serviço do desenvolvimento pessoal e profissional do/a futuro/a professor/a. O/a supervisor/a deve apoiar e acompanhar o grupo tanto em algumas situações em contexto, como nas sessões de reflexão. Procura-se, também, que haja uma interação permanente entre os/as professores/as cooperantes e os/as supervisores/as de estágio.
O relatório de projeto pressupõe o desenvolvimento de uma investigação sobre um aspeto da sua prática. A concretização deste projeto permite o desenvolvimento de competências na área da investigação sobretudo na recolha e análise de dados sobre a prática, que permite olhá-la de forma distanciada, interrogá-la teoricamente e tomar decisões sobre a ação pedagógica.
Metodologia e provas de avaliação
Sessões na ESE - participação (qualitativa
Estgio Planificações (15%)
Estágio:desempenhona sala de aula (25%)
Estágio:reflexões (10%)
Relatório do Projeto de Investigaçãoe discussão (50%)
Regime de assiduidade
A avaliação incide sobre o percurso e as produções realizadas ao longo do semestre indicadas na tabela seguinte. A classificação obtida nos produtos de avaliação será também ponderada pela assiduidade, pontualidade e pertinência do trabalho desenvolvido nas aulas na ESE.
Obrigatória
Observações
Salienta-se que esta UC não pode ser realizada através de exame e que a validação desta UC está sujeita a:
-ter nota igual ou superior a 10 na componente ”Intervenção na prática pedagógica” (para tal entre outros aspetos, é necessário respeitar os prazos de entrega das planificações e reflexões);
- ter nota igual ou superior a 10 no item “Estágio: desempenho na sala de aula ”da componente intervenção na prática pedagógica”;
-ter nota igual ou superior a 10 no “Relatório do Projeto de Investigação” e respetiva discussão.
|
|