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Didática da Matemática no 1º ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - A

Código: MP1C20016    Sigla: DM1C
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 27 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Maria de Fátima Mendes   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer instrumentos conceptuais fundamentais da didática da Matemática no 1.º ciclo do ensino básico, tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem neste ciclo de ensino;
Desenvolver a capacidade de análise da prática profissional do professor e promover a reflexão em torno da prática, nomeadamente no que diz respeito à sua componente letiva respeitante, em particular, ao ensino e aprendizagem da Matemática e à sua articulação com as outras áreas curriculares do 1.º ciclo do ensino básico;
Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em colaboração e incentivar os futuros professores a assumir, na sua futura prática profissional, uma perspetiva de formação e desenvolvimento permanentes.
Desenvolver a capacidade de investigar em educação matemática integrando-se no trabalho desenvolvido por equipas investigação.

Conteúdos programáticos

Ensino e aprendizagem numérica, algébrica, geométrica e de organização e tratamento de dados no 1.º ciclo:
- Conceitos e noções matemáticas que suportam a evolução de cada aluno e marcos fundamentais de evolução;
- O ensino da Matemática a partir do que cada aluno sabe e é capaz de fazer;
- Tarefas matemáticas: tipos, natureza, articulação e potencialidades;
- Os materiais curriculares e não curriculares que o professor pode usar e/ou adaptar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC tem como objetivo fundamental apoiar a construção do conhecimento didático de Matemática do futuro professor do 1.º ciclo do ensino básico e foca-se nos temas didáticos associados aos conteúdos matemáticos deste ciclo.
Os conteúdos programáticos incidem sobre as questões-chave da didática da Matemática do 1.º ciclo. Foca-se o ensino e a aprendizagem dos seguintes tópicos matemáticos: as operações com números racionais nas suas diferentes representações, as propriedades das figuras planas e no espaço, as isometrias, as diferentes grandezas e processos de medição, o desenvolvimento do pensamento algébrico e da representação e interpretação de dados.
Associados à aprendizagem dos tópicos matemáticos relevantes no 1.º ciclo identificam-se marcos da sua evolução e analisam-se materiais curriculares – tarefas, materiais manipuláveis e materiais digitais interativos (applets e programas de Geometria Dinâmica) – que podem suportar esta aprendizagem.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer individualmente quer em grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas do programa. As atividades a realizar centram-se em quatro domínios estruturante do trabalho do professor:
1. Representar ideias matemáticas
2. Planificar aulas de Matemática
3. Avaliar os conhecimentos dos alunos
4. Raciocínio matemático
Os estudantes irão desenvolver conhecimentos específicos em cada um dos domínios anteriores e aprofundar a capacidade de reflexão sobre a eficácia da sua prática letiva.
Domínio 1. Representar ideias matemáticas. As ideias e processos matemáticos podem ser representados de muitas formas diferentes. É importante que o professor tenha um conhecimento sólido que lhe permita imaginar, analisar e relacionar várias representações e conceitos, processos e ideias matemáticas para os explorar de modo adequado e apoiar eficazmente a aprendizagem matemática dos alunos.
Domínio 2. Planificar aulas de Matemática. A planificação cuidada da aula é fundamental para promover uma aprendizagem de qualidade. De facto, conseguir que os alunos se interessem pela Matemática e desenvolvam conhecimentos sólidos requer uma cuidadosa planificação que integre o conhecimento matemático sobre os tópicos a ensinar com o conhecimento didático necessário para gerir de modo adequado as situações que são previsíveis surgir na aula.
Domínio 3. Avaliar os conhecimentos dos alunos. Avaliar é muito mais do que propor e classificar testes. Envolve a análise das interações entre os alunos e com os alunos e das suas produções escritas e, também, a identificação de padrões de evolução no trabalho realizado por cada um. Para conseguir apoiar de modo efetivo a aprendizagem dos alunos é fundamental saber avaliar o que os alunos sabem e conseguir prever como eles podem explorar as tarefas e responder aos desafios colocados pelo professor.
Domínio 4. Raciocínio matemático. Desenvolver o raciocínio matemático é um objetivo central para o ensino da Matemática, pelo que os futuros professores precisam de compreender a sua natureza e ser capaz de usar estratégias que o promovam nos alunos. A discussão de ideias e processos matemáticos é fundamental para promover a aprendizagem da Matemática. Importa, pois, refletir sobre a seleção e uso de tarefas que favoreçam a emergência de discussões matematicamente poderosas, de analisar o modo como elas podem ser exploradas e de pensar sobre como preparar e conduzir estas discussões tendo em vista promover o raciocínio matemático dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a cinco níveis: (a) usar adequadamente as atuais orientações curriculares para ensino da Matemática no 1.º ciclo (Programa e Metas Curriculares; Aprendizagens essenciais; Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória) (b) mobilizar conceitos da educação matemática fundamentais para delinear contextos significativos para a aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo; (c) apresentar uma atitude crítica e fundamentada na interpretação e análise dos textos e episódios trabalhados na UC (d) aplicar os conhecimentos adquiridos na planificação e condução de aulas e na avaliação dos alunos e (e) planificar, recolher e analisar dados no contexto de uma investigação focada na aprendizagem da Matemática.
Assim, as atividades a desenvolver no âmbito desta UC incluirão: (i) leitura e discussão de artigos focados no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo; (ii) exploração e análise crítica de tarefas matemáticas e outros materiais curriculares; (iii) preparação, realização e análise de entrevistas aos alunos, focadas na resolução de tarefas matemáticas; (iv) preparação de intervenções em sala de aula focadas nos temas da UC.

Metodologia e provas de avaliação

Os/as estudantes poderão optar pela modalidade de avaliação contínua ou de exame final.
A avaliação contínua será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará produtos elaborados quer individualmente quer em grupo.
A avaliação contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: (i) trabalho de caracterização dos conhecimentos numéricos de crianças (em par de estágio) (20%); (ii) elaboração de um guião didático no âmbito da geometria (em par de estágio) (20%); (iii) análise crítica de uma aula videogravada (individual) (10%); (iv) planificação de uma aula sobre RM (em grupo) (25%); (v) reflexão sobre uma aula concretizada (grupo e individual) (25%).
Os Guiões relativos aos diferentes produtos de avaliação serão especificados em documentos próprios.
O exame final implica a realização de uma prova escrita que incidirá sobre todos os conteúdos programáticos.

Regime de assiduidade

Os estudantes que usufruírem de estatuto especial (consultar o Regulamento de Frequência e Avaliação da ESE/IPS) e que não puderem satisfazer as condições de frequência indicadas, deverão entrar em contacto com a docente da UC até quinze dias após o início das aulas.

Bibliografia

Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., & Pimentel, T. (2008). A Experiência Matemática no Ensino Básico. Lisboa: ME-DGIDC (https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/5566/1/A_experiencia_matematica_no_ens_basico.pdf)
Breda, A.; Serrazina, L.; Menezes, L.; Oliveira, P.; & Sousa, H. (2011). Geometria e medida no ensino básico. DGIDC. (http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/temas%20matematicos/070_Brochura_Geometria.pdf)
Brocardo, J., Delgado, C., & Mendes, F. (2010). Números e operações: 1.º ano. DGIDC.
Brocardo, L. Serrazina, & Isabel Rocha (Eds.). (2008). O sentido do número: Reflexões que entrecruzam práticas. Lisboa: Escolar Editora. (Disponível na biblioteca da ESE)
Chapin, S., O’Connor, C., & Anderson, N. (2003). Classroom discussions: Using math talk to help students learn, Grades 1-6. Sausalito, CA: Math Solutions Publications (Disponibilizado pela docente)
Graça Martins, E., Loura, L., Mendes, F. (2007). Análise de dados. Lisboa: ME (http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/2008%202009/analise_dados.pdf)
Haylock, D., & Manning, R. (2018). Mathematics explained for primary teachers. Sage.
Martins, G., & Ponte, J. (2011). Organização e tratamento de dados. DGIDC.
Martins, G. O., et al. (2018). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. DGE. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
ME-DGE (2021). Aprendizagens Essenciais de Matemática. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Mendes, F., Brocardo, J., Delgado, C., Gonçalves, F. (2010). Números e operações: 3º ano. DGIDC.
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. APM.
NCTM (2017). Princípios para a ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. APM.
Mendes, F., Brocardo, J., Delgado, C., Gonçalves, F. (2010). Números e operações : 3º ano (http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/home.htm)
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM e IIE (disponível na biblioteca da ESE)
Ponte, J. P., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2003). Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica (Disponível na biblioteca da ESE)
Ponte, J.; Branco, N. & Matos, A. (2009). Álgebra no ensino básico. Lisboa: DGIDC(http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7105/1/Ponte-Branco-Matos%20%28Brochura_Algebra%29%20Set%202009.pdf)
Ponte, J., Branco, N., & Matos, A. (2009). Álgebra no ensino básico. DGIDC. (http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7105/1/Ponte-Branco-Matos%20%28Brochura_Algebra%29%20Set%202009.pdf)

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