This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MP1C20017
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Didática da Língua e Literatura Portuguesas no 1º ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - A

Código: MP1C20017    Sigla: DLLP1C
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 27 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da VeigaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Mariana Alte da Veiga   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem e sobre didática.
• Transferir conhecimentos sobre língua, linguística e literatura para desenvolver capacidades e atitudes didáticas numa perspetiva profissional.
• Aprofundar o conhecimento de obras literárias para a infância, incluindo textos multimodais e experiências de literacia digital.
• Refletir criticamente sobre o ensino e a aprendizagem da Oralidade, da Leitura, da Escrita e do Conhecimento Explícito da Língua no 1º CEB.
• Analisar criticamente estratégias pedagógicas e didáticas de apoio ao ensino, à aprendizagem e à avaliação em língua materna e não materna.
• Planificar e implementar sequências de aprendizagem no 1º CEB.

Conteúdos programáticos

• Princípios e documentos orientadores do ensino do Português.
• Instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo das crianças.
• Géneros textuais: orientações e estratégias de desenvolvimento
• Oralidade: compreensão e expressão oral
- Géneros do oral
- Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da oralidade.
• Escrita: leitura e escrita
- Métodos de iniciação à leitura e à escrita
- Decifração: modelos e vias de acesso
- Compreensão de textos
- Literatura para a infância e textos multimodais
- Avaliação da leitura
- A dimensão ortográfica e compositiva da escrita
- A avaliação da escrita
- Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da leitura e da escrita.
• Da consciência linguística ao conhecimento explícito da língua
- Delimitação de conceitos: gramática, consciência linguística, conhecimento explícito
- Consciência fonológica, morfológica, lexical, sintática, textual/discursiva e pragmática
- Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento do conhecimento gramatical


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC tem como finalidades desenvolver conhecimentos sobre língua, linguística e literatura para
consolidar o conhecimento didático da área do futuro professor do 1º CEB. Assim, os conteúdos programáticos incidem em temáticas essenciais da didática, como géneros textuais, aprendizagem e avaliação da oralidade, da iniciação à leitura e à escrita e do desenvolvimento da consciência linguística.


Metodologias de ensino

As aulas desta UC assumirão a dinâmica de seminário, com exposições, análise e discussão de textos, artigos e outros materiais curriculares, visando a sistematização conjunta de conclusões.


Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática tendo como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada, o debate, o trabalho em grupo a distância (COVID 19)) e a exposição de temáticas do programa constituem estratégias preferenciais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC contempla sessões que configuram diferentes metodologias: (i) a leitura, análise e discussão de documentos normativos e orientadores do ensino da língua e da literatura; (ii) apresentação, discussão e sistematização de informação, com base em autores de referência; (iii) análise, seleção, elaboração, apresentação e discussão de sequências didáticas; (iv) Reflexão sobre as práticas e confronto com propostas didaticamente fundamentadas. Serão utilizadas diferentes modalidades de trabalho, individual, a pares e/ou em grupo, incluindo momentos de trabalho a distância, com o recurso a plataformas digitais.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação inclui os seguintes elementos:
1. planificação de atividades (em grupo/pares) num mínimo de 2 por semestre (65%);
2. reflexão escrita individual (no final de cada semestre) (35%).

Observações

Barbeiro, L.F. & Pereira, L.A. (2007). O ensino da escrita – a dimensão textual. DGIDC.
Cardoso, A., Pereira, S., Pinto, M. O., & Silva, M. E. (2018). O Ensino da gramática pela descoberta: o projeto PerGram. In P. Osório, E. Leurquin, & M. d. C. Coelho (Eds.), Lugar da gramática na aula de português (pp. 273-287). Dialogarts.
DGE (2021). Aprendizagens Essenciais. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Duarte, I (2008). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência linguística. DGIDC
Freitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. (2007).O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. DGIDC.
Pinto, M. O. (2010). Desenvolver competências do oral no 1.º ciclo. In O. Sousa & A. Cardoso (Eds.), Desenvolver competências em língua. Plátano.
Pinto, M. O. (2018). Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem. D.E.L.T.A., 34.4, 1213-1241. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/0102-445010479593676613
Rigolet, S.A. (2009). Ler livros e contar histórias com as crianças. Como formar leitores activos e envolvidos. Porto Editora.
Sim-Sim, I. (2008). O Ensino da Leitura: a decifração. DGIDC.
Sim-Sim, I. (2008). O Ensino da Leitura: a compreensão de textos. DGIDC.
Viana, F.L. (2009). O Ensino da Leitura: a avaliação. DGIDC.

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 22:57:07 Última actualização: 2010-07-19