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As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: MP1C20022    Sigla: TICP1C
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 27 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria do Rosário da Silva RodriguesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Maria do Rosário Rodrigues   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identifica e compreende as principais conclusões da investigação sobre o papel das TIC na Educação Pré-Escolar (EPE) e no 1.º ciclo.
Compreende a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TIC nas atividades de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas curriculares da EPE e 1º ciclo.
Conhece diferentes perspetivas de utilização das TIC na EPE e 1º ciclo e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas.
Concebe, planifica e analisa criticamente propostas de utilização das TIC em contexto curricular.
Compreende o papel que as TIC podem desempenhar no desenvolvimento profissional nomeadamente através das redes sociais.
-Utiliza as TIC em contexto de trabalho no EPE e no 1º ciclo.

Conteúdos programáticos

- O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo.
- A Internet como recurso educativo das áreas curriculares do EPE e 1ºCiclo.
- Atividades educativas baseadas na Internet.
- Plataformas colaborativas.
- Web 2.0 – potencialidades e implicações para a EPE e 1º Ciclo.
- Pensamento computacional EPE e 1º Ciclo.
- Utilização de portefólio digital.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC possui duas componentes: uma mais teórica, direccionada a questões de investigação e outra a atividades de sala de aula com as TIC. Na componente mais teórica pretende-se que os alunos conheçam as principais conclusões de investigação quanto às metodologias apropriadas à utilização dasTIC em EPE e 1C, quanto à validade das propostas educativas e ainda no papel que podem desempenhar no desenvolvimento profissional de professores e educadores.
A componente mais prática da UC procura que os alunos, com base na Internet, construam atividades educativas, destinadas nas diversas áreas curriculares da EPE e 1.º ciclo,as discutam procurando-se que adquiram competências relacionadas com o desenvolvimento crítico deste tipo de atividades. Elaborarão propostas de entre as tipologias de atividades baseadas na Internet, já estudadas e bem documentadas (Caça ao Tesouro, WebQuest, Visitas virtuais, etc.). Estas atividades têm por suporte as ferramentas da Web 2.0 (Blogs, Wikis, Websites).

Metodologias de ensino

As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
-Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
-Atividades práticas envolvendo propostas de utilização das TIC em contexto EPE e 1ºCiclo.
-Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização das TIC na EPE e 1º Ciclo.
-Atividades individuais e em pequeno grupo terão o apoio de uma plataforma colaborativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens relacionadas com a investigação devem ser desenvolvidas a partir de leitura e discussão de artigos selecionados. Algumas das discussões serão presenciais outras decorrerão com base em propostas de trabalho com o apoio da plataforma colaborativa. Procura-se, desta forma, que os alunos debatam experiências de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo com origem na prática e na investigação educacional

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da UC deve ter em conta, não só os trabalhos realizados pelos alunos, como a sua participação nas diferentes atividades propostas em aula.
- Assim, devem ser valorizados os trabalhos teóricos e práticos desenvolvidos, a participação nas sessões
presenciais e os contributos deixados na plataforma colaborativa de apoio ao trabalho teórico.
-Os pesos relativos são: trabalho teórico e colaboração (40%); trabalho prático (50%); reflexão final presencial (10%).

Em consequência da metodologia de ensino a distância, foram pedidos mais elementos de avalição aos estudantes, com menor dimensão e com maior frequência.

Ambientes de aprendizagem com TIC: 25%
Jogos e Pensamento computacional: 25%
Projeto Scratch: 30%
Reflexão final: 20%

Regime de assiduidade

Não haverá obrigatoriedade de frequência das aulas mas, muitos dos trabalhos a desenvolver decorrerão ao logo destas sessões.

Bibliografia

Eagle, S. (2012). Learning in the early years: Social interactions around picturebooks, puzzles and digital technologies. Computers & Education, 59, 38–49.
Papert, S.(1994). The children’s machine: Re-thinking school in the age of the computer. NY: Harvester
Wheatsheaf.
Papert, S.(2001). Change and resistence to change in education. In Novo conhecimento nova aprendizagem (pp. 61-70). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Resnick, M. (2018). Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play (Reprint edição). MIT Press.
Shelly, G., Cashman, T., Gunter, G., & Gunter, R. (2008). Integrating technology and digital media in the classroom: Teachers discovering computers. Boston, Mass, USA.
Yang, Y.-T. C.& Wu, W.-C. I. (2012). Digital storytelling for enhancing student academic achievement, critical thinking, and learning motivation: A year-long experimental study. Computers & Education, 59, 339–352.
Wing, J. (2016). PENSAMENTO COMPUTACIONAL –Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 9(2), pp. 1-10. Obtido em novembro de 2020, de: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect

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Página gerada em: 2024-04-20 às 15:11:01 Última actualização: 2010-07-19