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Didática da Matemática e do Conhecimento do Mundo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2020/2021 - A
Código: |
MPE10017 |
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Sigla: |
DMCM |
Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE |
24 |
Plano de Estudos_15_16 |
1º |
11,0 |
132 |
297,0 |
Nº de semanas letivas: |
30 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer instrumentos conceptuais fundamentais das didáticas da Matemática e das Ciências (Naturais e Sociais), considerando o desenvolvimento do conhecimento do mundo e do pensamento matemático das crianças em idade pré-escolar.
Enquadrar os fundamentos das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) no
contexto do desenvolvimento do conhecimento do mundo e do pensamento matemático.
Reconhecer a importância de situações experimentais, do jogo e de situações do quotidiano para o
desenvolvimento do pensamento científico.
Mobilizar e integrar conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relevantes na planificação de
experiências de aprendizagem nas áreas da Matemática e das Ciências Naturais e Sociais.
Desenvolver a capacidade de análise da prática profissional do educador e promover a reflexão em torno de questões inerentes a essa prática, nomeadamente no que diz respeito às situações focadas no desenvolvimento do conhecimento do mundo e do pensamento matemático.
Conteúdos programáticos
Desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial, da medida e da capacidade de organizar e analisar dados no pré-escolar:
- Noções matemáticas que suportam a evolução de cada criança a partir do que cada uma sabe e é capaz de fazer; marcos dessa evolução;
- Tarefas cujos contextos emergem do quotidiano das crianças e que articulam diferentes tópicos de
Matemática.
Desenvolvimento do conhecimento científico, das capacidades associadas aos processos científicos e das atitudes face às Ciências Sociais e Naturais:
Papel das atividades de exploração do meio próximo e distante: questionamento, observação, registo e análise de dados relativos às realidades sociais e naturais;
- Tarefas que envolvem experiências sensoriais, experiências de verificação/ilustração, atividades
práticas, de intervenção e investigações.
Planeamento e avaliação de experiências e oportunidades educativas que integrem, articuladamente, as áreas do Conhecimento do Mundo e da Matemática.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
O principal objetivo da UC é suportar a construção do conhecimento didático do futuro educador. Por isso os seus conteúdos programáticos incidem nas questões-chave das didáticas da Matemática e das Ciências Naturais e Sociais. Focam-se as primeiras aprendizagens associadas aos vários tópicos, os marcos da sua evolução e analisam-se materiais curriculares que podem suportar essas aprendizagens.
Destes, é dado destaque a tarefas integradoras, que permitem a articulação entre as áreas do
Conhecimento do Mundo e da Matemática e a tarefas de exploração, que permitem o desenvolvimento do conhecimento científico e dos processos a ele associados.
A planificação e avaliação de experiências e oportunidades educativas de aprendizagem permitem ao futuro educador, tanto a mobilização e integração de conhecimentos, capacidades e atitudes relevantes, como a reflexão sobre situações que promovem o desenvolvimento do conhecimento do mundo e do pensamento matemático das crianças.
Metodologias de ensino
O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes procurando o aprofundamento de conhecimentos relativos às temáticas abordadas. As atividades a realizar incluirão: discussão de textos; exploração e análise crítica de materiais curriculares e análise e construção/adaptação de propostas didáticas que articulem as áreas da Matemática e das Ciências. O acompanhamento tutorial visará a orientação do estudo, o esclarecimento de dúvidas e a monitorização dos trabalhos a realizar. Poderá ser feito presencialmente e a distância, via plataforma Moodle.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As aprendizagens esperadas incluem os seguintes aspetos: usar adequadamente as atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar relativas à Matemática e ao Conhecimento do Mundo; mobilizar conceitos associados às Didáticas da Matemática e das Ciências; revelar uma atitude crítica e fundamentada na análise de episódios no contexto do Jardim de Infância e usar criticamente os conhecimentos adquiridos na construção/adaptação de propostas didáticas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento do mundo e do pensamento matemático das crianças. Assim, serão desenvolvidas atividades de discussão de textos focados no desenvolvimento do conhecimento do mundo e do pensamento matemático de crianças do Jardim de Infância; de exploração e análise crítica de tarefas e materiais e de adaptação de tarefas e indicações sobre o modo de as explorar que refletem as OCEPE, no que se refere às áreas do Conhecimento do Mundo e da Matemática.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Serão tidos em conta na avaliação contínua: (i) assiduidade e participação nas aulas (10 %); (ii) análise crítica de episódios em contexto de creche, relacionados com a Matemática e as Ciências (45%) (1.º semestre); (iii) planificação e reflexão de uma tarefa integradora (45%) (trabalho individual) (2.º semestre).
Durante a primeira semana de aulas, as estudantes devem contactar a docente responsável pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades, avaliação contínua ou exame final, optam. Caso escolham o exame final podem, tal como as restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle e colocar as suas dúvidas aos docentes.
Regime de assiduidade
Para usufruir da forma de avaliação contínua, cada estudante tem de assistir a 75% (50% para os trabalhadores-estudantes) das sessões presenciais. Caso tal se não verifique tem de recorrer a exame final. Excetuam-se os casos dos estudantes com estatutos especiais, que devem contactar o docente nas primeiras aulas, para que sejam encontradas formas alternativas de frequência.
Bibliografia
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Fosnot, C. & Dolk, M. (2000). Young mathematicians at work: Constructing Number Sense. Portsmouth: Heinemann.
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Mendes, F. & Delgado, C. (2008). Geometria: Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: DGIDC.
Martins, I. et al (2009). Despertar para a Ciência: atividades dos 3 aos 6. Lisboa: ME.
Reis, P. (2008) Investigar e descobrir: Atividades para a Educação em Ciência nas Primeiras Idades. Chamusca: Edições Cosmos.
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Silva, I., Marques, L.; Mata, L. & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME-DGE.
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http://www.casadasciencias.org/
http://www.cienciaviva.pt/home/
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