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Didática do Português e das Expressões

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - A

Código: MPE10018    Sigla: DPE
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE 22 Plano de Estudos_15_16 12,0 144 324,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Carlos David Nunes GodinhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Ana Luísa Gaspar Costa   0,80
Faisal Aboobakar Sulemangy Aboobakar   0,40
José Carlos Godinho   1,20
Mariana Alte da Veiga   0,80
Sofia Figueira   1,60

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar e problematizar processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos da Creche e do Jardim-de-Infância.
2. Compreender os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras, identificando as variáveis suscetíveis de facilitar este processo.
3. Aprofundar o estudo da aquisição da linguagem em diferentes domínios do conhecimento linguístico, reconhecendo marcos do desenvolvimento da linguagem oral.
4. Compreender a importância de comportamentos emergentes da linguagem escrita, promovendo o desenvolvimento das literacias de leitura e de escrita.
5. Promover metodologias específicas para a educação de infância numa perspetiva integradora de contacto com manifestações literárias e com outras formas de expressão artística.
6. Planificar, implementar e avaliar práticas artísticas e de desenvolvimento da consciência linguística e da linguagem oral, em contextos educativos da creche e do jardim-de-infância.

Conteúdos programáticos

1. Processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos da creche e do jardim-de-infância
2. Facilitação do processo de desenvolvimento motor na educação de infância; observação e avaliação das habilidades motoras.
3. Conhecimento linguístico e desenvolvimento da linguagem oral.
3.1. Marcos do desenvolvimento linguístico.
3.2. Promoção do desenvolvimento da consciência linguística (fonológica, lexical, sintática, discursiva).
3.3. Comunicação oral na creche e no jardim-de-infância.
3.4. Promoção de práticas de comunicação verbal em contextos de educação de infância.
4. Abordagens à escrita:
4.1. Literacia emergente.
4.2. Descoberta da funcionalidade da linguagem escrita.
4.3. Ambientes promotores da leitura e da escrita na creche e no jardim-de-infância.
5. Processos de integração artística
6. Planificação, implementação e avaliação de práticas artísticas e do desenvolvimento verbal nos contextos educativos da creche e do jardim-de-infância.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A principal finalidade da UC consiste em assegurar aos futuros educadores competências que permitam práticas profissionais reflexivas e autonomia nos processos de tomada de decisão nas intervenções educativas. Os conteúdos selecionados incidem em áreas matriciais da didática da língua materna e das didáticas das expressões, fundamentando competências de planificação, implementação e avaliação, numa perspetiva integradora do desenvolvimento curricular em contexto de creche e de jardim-de-infância. A mobilização de conhecimentos, capacidades e atitudes, no domínio da língua e das expressões, para o desenvolvimento de objetivos de formação dos futuros educadores concorre para uma visão de desenvolvimento curricular global e integradora, atenta à especificidade da educação de infância.

Metodologias de ensino

As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos, de desenvolvimento de linguagem verbal e da expressão físico-motora com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção de trabalhos de natureza didática.
A avaliação será contínua e pontual através da participação e desempenho nas atividades propostas e na realização de tarefas específicas que incluem a pesquisa, a planificação e a avaliação pedagógica no âmbito do Português e das Expressões.
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita, na planificação e avaliação pedagógica e nos desempenhos específicos no âmbito do Português e das diferentes Expressões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais, bem como capacidades de planificação e avaliação pedagógica criando condições para que ocorram aprendizagens no âmbito da didática das expressões.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
A avaliação contínua inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: participação nas aulas (10%); descrição e análise de uma situação com crianças em idade de creche, relacionada com o Português e/ou as Expressões (40%) e planificação de uma proposta integradora, descrição e análise da sua exploração em contexto de Estágio (50%). Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes poderão fazer um exame final.
Durante a primeira semana de aulas, os alunos deverão contactar o docente responsável pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle e colocar as suas dúvidas aos docentes.

Bibliografia

Aguilar, L. F. (2001). Expressão e Educação Dramática. Guia Pedagógico para o 1.º ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Franco, M. (2003). A pedagogia para além dos confrontos. Educação On – Line. Fonte html: http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option =com_content&view=article&id=325:a-pedagogia-para-alem-dos-confrontos&catid=4:educacao&Itemid=15
Fumoto, H., Robson, S.,Greenfield, S., Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2012). Understanding Motor Development: Infants, children, adolescent and adults (7th ed.). Boston: McGraw-Hill.
Gasparin, J. (2002).Uma didática para a pedagogia histórico-crítica.Editora Autores Associados Ltda.
Gasparin, J. (2007). Da homogeneidade à diversidade: uma didática alternativa para um novo processo histórico de educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.25,pp.192-199mar.2007.FontePDF: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art15_25.pdf
Godinho, J. C. e Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância. Lisboa: DGIDC.
Griffiths, F. (ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years. London: Routledge.
Libâneo, J. (2004). A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp. 5-24. Fonte PDF: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782004000300002&script=sci_ &tlng=pt
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME.DGIDC.
Ministério da Educação (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME. DGE.
Neto, C. (2001). Motricidade e Jogo na Infância (3ª ed.). Rio de Janeiro: Sprint.
Plummeridge, C. (2001). Music and combined arts. In Philpott, C. & Plummeridge, C. (Eds). Issues in Music Teaching. London: Taylor & Francis.
Rigolet, S. (1998). Para uma Aquisição Precoce e Optimizada da linguagem – linhas de orientação para crianças até aos 6 anos. Porto: Porto Editora
Severino, J. (2008). O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In I. Fazenda (Ed.). Didatica e interdisciplinaridade. S.Paulo: M.R. Cornacchia Livraria e Editora Ltda: Papirus Editora.
Sim-Sim, I., Silva, A. e Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância. Lisboa: ME.DGIDC.
Veiga, I. (2008). Didática: uma perspetiva histórica. In B. Marchesini (Ed.). Repensando a didática. S. Paulo: M.R. Cornacchia Livraria e Editora Ltda: Papirus Editora.
Zabalza, M. (1998). Didática da Educação Infantil. Porto:Edições ASA

Observações

DEVIDO ao surto de COVID 19, as aulas presenciais foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle, Zoom e ao correio eletrónico. Os produtos de avaliação solicitados foram, igualmente, sujeitos a pequenos ajustes. Mais concretamente, a avaliação da segunda tarefa - Planificação de uma atividade integradora - não incluirá a sua aplicação em contexto de Estágio, mas somente as dimensões de programação e fundamentação.



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