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Didática do Português e das Expressões

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - A

Código: MPE10018    Sigla: DPE
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE 28 Plano de Estudos_15_16 12,0 144 324,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Sofia Gago da Silva Corrêa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Ana Luísa Gaspar Costa   0,80
Carlos Luz   0,40
Filipe Fialho   0,60
Ilda Clara Cruz Rodrigues   1,60
Lara Custódio   0,60
Maria Beatriz Gil   0,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar e problematizar processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos da Creche e do Jardim-de-Infância.
2. Compreender os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras, identificando as variáveis suscetíveis de facilitar este processo.
3. Aprofundar o estudo da aquisição da linguagem em diferentes domínios do conhecimento linguístico, reconhecendo marcos do desenvolvimento da linguagem oral.
4. Compreender a importância de comportamentos emergentes da linguagem escrita, promovendo o desenvolvimento das literacias de leitura e de escrita.
5. Promover metodologias específicas para a educação de infância numa perspetiva integradora de contacto com manifestações literárias e com outras formas de expressão artística.
6. Observar Planificar, implementar e avaliar propostas artísticas e de desenvolvimento da consciência linguística e da linguagem oral, em contextos educativos da creche e do jardim-de-infância.
7- Compreender a relação pedagógica adulto(s)/ criança(s) e a intencionalidade educativa na prática dos educadores em creche e ji

Conteúdos programáticos

1. Processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos da creche e do jardim-de-infância
2. Facilitação do processo de desenvolvimento motor na educação de infância; observação e avaliação das habilidades motoras.
3. Conhecimento linguístico e desenvolvimento da linguagem oral.
3.1. Marcos do desenvolvimento linguístico.
3.2. Promoção do desenvolvimento da consciência linguística (fonológica, lexical, sintática, discursiva).
3.3. Comunicação oral na creche e no jardim-de-infância.
3.4. Promoção de práticas de comunicação verbal em contextos de educação de infância.
4. Abordagens à escrita:
4.1. Literacia emergente.
4.2. Descoberta da funcionalidade da linguagem escrita.
4.3. Ambientes promotores da leitura e da escrita na creche e no jardim-de-infância.
5. Processos de integração artística
6. A observação Planificação, implementação e avaliação de práticas artísticas e do desenvolvimento verbal nos contextos educativos da creche e do jardim-de-infância.
7- A relação pedagógica adulto criança e a intencionalidade educativa - o educador gestor do currículo.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A principal finalidade da UC consiste em assegurar aos futuros educadores competências que permitam práticas profissionais reflexivas e autonomia nos processos de tomada de decisão nas intervenções educativas. Os conteúdos selecionados incidem em áreas matriciais da didática da língua materna e das didáticas das expressões, fundamentando competências de observação, planificação, implementação e avaliação, numa perspetiva integradora do desenvolvimento curricular em contexto de creche e de jardim-de-infância. A mobilização de conhecimentos, capacidades e atitudes, no domínio da língua e das expressões, para o desenvolvimento de objetivos de formação dos futuros educadores concorre para uma visão de desenvolvimento curricular global e integradora, atenta à especificidade da educação de infância- creche e ji

Metodologias de ensino

As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos, de desenvolvimento de linguagem verbal e da expressão físico-motora com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção de trabalhos de natureza didática.
A avaliação será contínua e pontual através da participação e desempenho nas atividades propostas e na realização de tarefas específicas que incluem a pesquisa, a planificação e a avaliação pedagógica no âmbito do Português e das Expressões.
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita, na planificação e avaliação pedagógica e nos desempenhos específicos no âmbito do Português e das diferentes Expressões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais, bem como capacidades de planificação e avaliação pedagógica criando condições para que ocorram aprendizagens no âmbito das áreas da UC .

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
A avaliação contínua inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: participação nas aulas (10%); descrição e análise de uma situação com crianças em idade de creche, relacionada com o Português e/ou as Expressões (40%) e planificação de uma proposta integradora, descrição e análise da sua exploração em contexto de jardim de infância (50%).
Durante a primeira semana de aulas, os alunos com estatuto de trabalhador estudante deverão contactar o docente responsável pela UC, a fim de optarem por avaliação continua ou avaliação por exame. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle e colocar as suas dúvidas aos docentes.
A avaliação será contínua e pontual através da participação e desempenho nas atividades propostas e na realização de tarefas específicas que incluem a pesquisa, a planificação e a avaliação pedagógica no âmbito das áreas da UC.
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita, na planificação e avaliação pedagógica e nos desempenhos específicos no âmbito do Português, das diferentes Expressões e da Pedagogia


Regime de assiduidade

Os estudantes, se estatuto especial, deverão participar em 75% das aulas.

Bibliografia

Aguilar, L. F. (2001). Expressão e Educação Dramática. Guia Pedagógico para o 1.º ciclo do Ensino Básico: Instituto de Inovação Educacional.
Franco, M. (2003). A pedagogia para além dos confrontos. Educação On – Line. Fonte html: http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option =com_content&view=article&id=325:a-pedagogia-para-alem-dos-confrontos&catid=4:educacao&Itemid=15
Fumoto, H., Robson, S.,Greenfield, S., Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2012). Understanding Motor Development: Infants, children, adolescent and adults (7th ed.): McGraw-Hill.
Gasparin, J. (2002).Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Editora Autores Associados Ltda.
Gasparin, J. (2007). Da homogeneidade à diversidade: uma didática alternativa para um novo processo histórico de educação. Revista HISTEDBR On-line, n.25,pp.192-199mar.2007.FontePDF: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art15_25.pdf
Godinho, J. C. e Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância: DGIDC.
Griffiths, F. (ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years.Routledge.
Libâneo, J. (2004). A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp. 5-24. Fonte PDF: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782004000300002&script=sci_ &tlng=pt
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância: ME.DGIDC.
Ministério da Educação (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.ME. DGE.
Neto, C. (2001). Motricidade e Jogo na Infância (3ª ed.). Sprint.
Plummeridge, C. (2001). Music and combined arts. In Philpott, C. & Plummeridge, C. (Eds). Issues in Music Teaching. Taylor & Francis.
Rigolet, S. (1998). Para uma Aquisição Precoce e Optimizada da linguagem – linhas de orientação para crianças até aos 6 anos. Porto Editora
Severino, J. (2008). O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In I. Fazenda (Ed.). Didatica e interdisciplinaridade: M.R. Cornacchia Livraria e Editora Ltda: Papirus Editora.
Sim-Sim, I., Silva, A. e Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância: ME.DGIDC.
Veiga, I. (2008). Didática: uma perspetiva histórica. In B. Marchesini (Ed.). Repensando a didática. S. Paulo: M.R. Cornacchia Livraria e Editora Ltda: Papirus Editora.
Zabalza, M. (1998). Didática da Educação Infantil. :Edições ASA

Observações

Dependendo da sessão será fornecida bibliografia mais específica de acordo com os temas e o trabalho

Opções
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