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Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: MPE20003    Sigla: LPAMEI
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE 21 Plano de Estudos_15_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Cristina Sequeira   1,60
Carlos Luz   0,60
João Reigado   1,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer e caracterizar o desenvolvimento artístico e linguístico da criança dos 0 aos 6 anos.
2. Experienciar e compreender os contextos de apreciação, execução e criação artística como potenciadores de expressão e desenvolvimento.
3. Compreender os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento percetivo-motor e às fases / etapas do desenvolvimento das habilidades motoras no pré-escolar.
4. Compreender os aspetos da estrutura e funcionamento da língua portuguesa potenciadores do desenvolvimento linguístico da criança.

Conteúdos programáticos

A. Desenvolvimento artístico na infância: da manipulação dos materiais à expressão artística;
B. Contextos de expressão e desenvolvimento: apreciação, execução, criação e manipulação de tecnologias e meios digitais;
C. Alterações nos indicadores de crescimento e de maturação; o desenvolvimento perceptivo-motor e das habilidades motoras no pré-escolar;
D. Fonologia: sílaba, rima;
E. Léxico: família de palavras, polissemia, sinonímia, antonímia;
F. Sintaxe: tipos de frases; constituintes da frase;
G. Texto: narrativo, poético, dialogal; géneros textuais;


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados às áreas envolvidas, no que concerne questões de desenvolvimento linguístico, artístico e motor. Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais – a componente teórica e a implementação prática – de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
A articulação entre os conteúdos e os objetivos é a seguinte: A com 1; B com 2; C com 3; D, E, F, G com 4.

Metodologias de ensino

As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos, físicos e do desenvolvimento da linguagem verbal, com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa, a leitura de documentos e a produção de uma performance integradora.
 Esta performance, em pequenos grupos, consiste no reconto de uma história para a infância, articulando as áreas da unidade curricular.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final resulta de uma média ponderada das três áreas envolvidas:
- Língua Portuguesa - 40%
- Artes – 45%
- Motricidade – 15%
Os elementos de avaliação contínua propostos e respetiva ponderação são os seguintes:

Língua Portuguesa
- Assiduidade e participação – 25%
- Realização de performance “Contar uma história” – 50%
- Realização de uma recensão crítica – 25%

Artes
- Assiduidade e participação – 45%
- Realização de performance “Contar uma história” – 55%

Motricidade
- Assiduidade e participação – 40%
- Performance – 60%

Em situação de avaliação pontual (para trabalhadores estudantes) ou exame, a avaliação incidirá numa performance individual (escrita e oral) sobre as temáticas desenvolvidas, com os valores percentuais referentes às 3 áreas.

Regime de assiduidade

O regime de assiduidade prevê um mínimo de 50% de presenças para os estudantes trabalhadores e de 75% para todos os outros.
Se estes valores não forem cumpridos, cada estudante deverá realizar uma avaliação pontual ou exame final.

Bibliografia

DGIDC (2008). Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. http://dt.dge.mec.pt/
Fumoto, H., Robson, S., Greenfield, S. e Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Gabbard, C.P. (2011). Lifelong Motor Development. (6th ed.). San Francisco, CA: Benjamin-Cummings Publishing Company.
Godinho, J. C. e Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância. Lisboa: DGIDC.
Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2012). Understanding Motor Development: Infants, children, adolescent and adults (7th ed.). Boston: McGraw-Hill.
Griffiths, F. (ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years. London: Routledge
Jones, R., e Wyse, D. (ed.) (2013). Creativity in the Primary Curriculum. London: Routledge.
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME/DGIDC.
Pugh, A. & Pugh, L. (1998). Music in the early years. London: Routledge.
Raposo, E.B.P. & outros (orgs) (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Rodrigues, H., Rodrigues, P., & Silva, P. (2016). Manual para a Construção de Jardins Interiores - Colos de Música. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Silva, I. L. (coord.), Marques, L., Mata, L. e Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).
Sim-Sim, I., Silva, A. & Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância. Lisboa: ME/DGIDC.
Swanwick, K. (2015). Developing Discourse In Music Education: The Selected Works Of Keith Swanwick. London: Routledge.
Plano Nacional de Leitura
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 20:43:19 Última actualização: 2010-07-19