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Estágio em Educação de Infância III

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: MPE20004    Sigla: EEI3
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE 33 Plano de Estudos_15_16 9,0 198 243,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Sofia Gago da Silva Corrêa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 10,00
Maria Manuela de Sousa Matos   5,23
Sofia Figueira   3,97

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes aprofundem e consolidem os seguintes conhecimentos competências e
saberes da ação: a) analisar de forma integrada e holística os fenómenos pedagógicos; b) estabelecer
relações e articulações com diferentes domínios do saber; c) desenvolver a sua capacidade de lidar com
diversas experiências; d) discernir e desenvolver respostas efetivas no âmbito da Pedagogia da Infância.
Espera-se que cada estudante desenvolva a capacidade de reconstruir intensivamente a sua identidade
profissional enquanto educador apto a desempenhar as suas funções docentes quer em contexto de
creche, quer em contexto de jardim-de-infância.
Espera-se ainda que os estudantes sejam capazes de desenvolver uma inteligência sensível, sabendo
interpretar – retrospetivamente e prospectivamente – as suas intervenções pedagógicas com crianças em
idade de creche e de jardim-de-infância, as relações com as famílias das crianças e com as equipas
pedagógica e educativa.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos desta UC estão organizados em torno de áreas transversais ao agir do
educador reflexivo em contextos de educação de infância - creche e jardim-de-infância, no âmbito dos
seguintes aspetos da sua intervenção direta e indireta: a) o educuidar na creche e no jardim-de-infância; b)
a organização do espaço educativo; c) a organização do clima pedagógico; d) o trabalho desenvolvido no
seio das equipas pedagógica e educativa; e) o trabalho de implicação das famílias nos contextos
educativos; f) o trabalho de articulação com a comunidade.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos articulam-se de forma coerente com os objetivos da UC, na medida em que
permitem aos estudantes aprenderem e consolidarem os saberes inerentes à profissão do educador de
infância, através de uma continuada permanência em diferentes contextos reais de intervenção de um
educador de infância.
De facto, os conteúdos programáticos correspondem às modalidades centrais da intervenção de um
educador de infância competente num sentido amplo. Isto significa que se pretende que os estudantes
compreendam a especificidade da intervenção pedagógica de um educador de infância em contextos de
creche e de jardim-de-infância.
Em última instância, os conteúdos programáticos visam que os estudantes atinjam o objetivo central da
UC, a saber, contribuir para formar educadores reflexivos, problematizando criticamente as sua conceções e as suas intervenções pedagógicas nos contextos educativos de creche e de jardim-de infância.

Metodologias de ensino

Criam-se espaços de formação quer em contexto reais de trabalho dos educadores de infância, quer nas
sessões de reflexão cooperada no estágio, quer ainda nas sessões presenciais na ESE. Este dispositivo
de formação visa criar oportunidades para que cada estudante desenvolva competências nas diferentes
áreas da sua futura intervenção educativa.
Devido à não realização dos estágios no 2º semestre devido à Pandemia COVID 19 os estudantes não regressaram às mesmas instituições em que realizaram o Estágio I (creche) e o Estágio II
(jardim-de-infância), porque o estágio em ji,no âmbito da UC Estágio em Educação de Infância II foi realizado no ano letivo 20/21
As sessões realizadas na ESE são dedicadas à análise e interpretação das situações pedagógicas,
promovendo a reflexão – retrospetiva – sobre as intervenções pedagógicas Serão também realizadas sessões sobre temáticas sugeridas pelas estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Devido à pandemia COVID 19 este ano não re realizou esta dinâmica. Os estudantes permanecem 4 semanas, de 2ª a 6ª feira, em contexto de educação de infância – 2 semanas em creche e 2 semanas em jardim-de-infância. Esta componente de prática de ensino supervisionada
concretiza-se através da sua intervenção em atividades diferenciadas nos contextos, com supervisão dos educadores de infância cooperantes com quem realizaram estágio no 1º e 2º semestres do curso e com o apoio e acompanhamento de um dos docentes que integram a equipa desta UC.
A supervisão assume duas vertentes: a supervisão nos contextos onde se desenvolve o estágio e a
reflexão semanal na ESE. Estas metodologias implicam a continuação e o aprofundamento do modelo dealternância iniciado no 1º ano do curso.
De facto, as metodologias contemplam espaços de partilha e reflexão, desenvolvidas em sessões
presenciais, assim como nos contextos de estágio em reuniões entre os professores orientadores, os
estudantes e os educadores de infância cooperantes.
Para além disso, as metodologias propostas favorece a reflexão acerca da congruência entre os estilos
singulares de aprendizagem, as estratégias utilizadas e a realização do relatório final de estágio.
Todos estes dispositivos e procedimentos permitem que os estudantes desenvolvam um saber situado
que promova a sua capacidade de estabelecer relações entre os diferentes domínios do saber
pertencentes à cultura da educação de infância no sentido abrangente do termo.
Noutros termos, esses mesmos dispositivos respondem cabalmente aos objetivos da UC, permitindo o
desenvolvimento de uma identidade profissional de educador de infância reflexivo e crítico, apto a
desenvolver a sua intervenção pedagógica nos contextos de educação de infância (creche e Jardim-deinfância).

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação
- - Trabalho individual de reflexão sobre a intervenção pedagógica e adaptação em creche e jardim de infância, com reflexão critica sobre ser educador de infância em tempo de pandemia. 15%; -
- Trabalho de grupo escrito sobre um tema escolhido pelas estudantes, de entre os abordado nas aulas ou na Aulas Abertas, 15%

- relatório final de estágio 70%.

NOTA: a avaliação da UC sai no dia da Apresentação Pública do Relatório Final.
- Esta UC não pode ser realizada por exame.

Regime de assiduidade

Obrigatoriedade de 75% de assiduidade

Bibliografia

Araújo, S. , & Andrade, F. (2008). Da participação convencionada à participação efetiva: um estudo de caso
alicerçado na escuta da criança em contexto de Educação de Infância. In J. Oliveira-Formosinho, A escola
vista pelas crianças (pp. 95-116). Porto: Porto Ed.
Moss, P. (2012). A prática reflexiva na educação infantil: http://www.grupoa.com.br/site/revistapatio/
artigo/6836/a-pratica-reflexiva-na-educacao-infantil.aspx
Ostetto, L. (2013). Educação Infantil saberes e fazeres da formação de professores. SPaulo: Papirus
Editora
Sarmento, M. J. (2012). Construir a educação infantil na complexidade do real. Revista Pátio Educação
Infantil, Porto Alegre, Ano X, N32, julho
http://www.grupoa.com.br/site/revista-patio/artigo/7222/construir-a-educacao-infantil-na-complexidade-doreal.
aspx
Vasconcelos, T. (2012). A Casa [que] se Procura - Percursos Curriculares na Educação de Infância em
Portugal. Lisboa: APEI.
Prochild, (2020). Redescobrir a qualidade em educação de infância em tempos de mudança. http://prochildcolab.pt/wp-content/uploads/2020/05/covid-19-educacao-de-infancia-1.pdf
APEI (2020. Contributo para assegurar assegura a qualidade pedagógica em educação pré-escolar (3-6 anos)em tempo COVID 19 http://apei.pt/upload/ficheiros/var/COVID_final_final_redux.pdf
APEI (2020). Contributo para assegurar a qualidade pedagógica em creche (0-3 anos) em tempo COVID 19
http://apei.pt/upload/ficheiros/var/DocumentoAPEI_final_redux.pdf

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