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Dimensões Sócio históricas da Educação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: MPE20005    Sigla: DSHE
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE 22 Plano de Estudos_15_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luzia Lima-Rodrigues   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que as(os) mestrandas(os) sejam capazes de:
- Conhecer o passado para melhor compreender a atualidade e a forma como evoluíram as diversas propostas educativas, sobretudo no campo nacional.
- Identificar e analisar criticamente os principais e mais significativos momentos da evolução histórico-educativa.
- Explicar problemas educacionais numa perspetiva sincrónica e diacrónica.
- Analisar criticamente os temas/problemas educacionais atuais, encarados na complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares.

Conteúdos programáticos

1. Sentido e pertinência da História da Educação.
2. Contributos para uma breve leitura da evolução histórico-educativa.
3. A Educação na Idade Média.
4. A pedagogia realista na Idade Moderna.
5. A educação iluminista.
6. O pensamento pedagógico nos séculos XIX e XX.
7. Génese e desenvolvimento do sistema de educação pública em Portugal.
8. O ideário da 1ª República e a escola (1910-1926)
9. Estado Novo sob o signo da sagrada oficina das almas
10. O 25 de Abril de 1974 e a educação – transformações do sistema de ensino no quadro do regime democrático. Tendências e influências pedagógicas. Evolução e desafios colocados à educação em Portugal no contexto europeu e mundial.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Com estes conteúdos programáticos pretende-se que os mestrandos compreendam a importância da História da Educação numa perspetiva sincrónica e diacrónica, uma vez que é fundamental que conheçam a organização, princípios e valores que integram e orientam as bases estruturantes de uma profissionalidade docente. Estes conteúdos permitem ainda que os mestrandos identifiquem, compreendam e reflitam sobre a complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. É neste sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo com os seus conteúdos e metodologias para a formação, intervenção e reflexão de nível avançado.

Metodologias de ensino

A Unidade Curricular será desenvolvida maioritariamente por abordagens ativas, cooperativas e expressivas de aprendizagem. As aulas expositivas-dialogadas têm como objetivo estimular o pensamento crítico dos estudantes. Os alunos serão convidados a participar ativamente na apresentação de conteúdos, na análise crítica, na síntese e na projeção para o futuro, em modalidades como World Café, Sala de Aula Invertida, Action Based Learning, Problem Based Learning, entre outros.
As sessões são programadas de forma a evidenciar diversas perspetivas do mesmo problema e não como áreas ou módulos desligados entre si. Assim sendo, as sessões são centradas na apresentação e discussão, em plenário e/ou pequenos grupos, da informação fornecida pelas(o) docentes ou pesquisada pelas(os) mestrandas(os). O processo compreende a: (1) levantamento da experiência e do conhecimento dos estudantes; (2) a apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão com base na experiência dos alunos; (3) a leitura, discussão e análise de textos e vídeos; (4) Observação e análise de documentos e materiais diversos; (5) Apresentação e discussão de sínteses elaboradas.

15% - Participação - Critérios (até 5 valores para cada um): a) pertinência das intervenções; b) apoio à gestão do trabalho da turma; c) contribuição para o aprofundamento das temáticas abordadas em aulas; d) envolvimento atento e colaborativo nas atividades de aprendizagem.
15% - Autoavaliação - Critérios (até 5 valores para cada um): a) capacidade de ouvir o outro e de fazer-se ouvir de forma consciente e autocontrolada; b) contribuição para a gestão do trabalho da turma; c) responsabilidade na resposta ao que foi solicitado; d) qualidade do trabalho autónomo e não-dirigido.
30% - Trabalho em pares/trio - apresentação do contexto histórico de um dado momento da história da Educação (a definir pela/com a docente): PowerPoint, Prezi ou outro, incluindo links importantes, imagens ilustrativas comentadas, sugestões textos e filmes completos ou o trecho indicado, comerciais, anúncios, memes (sempre justificados) - Critérios (até 5 valores para cada um): a) clareza e síntese; b) adequação e criatividade; c) completude; d) contribuição individual (de cada membro do grupo) para a recolha de dados, para a elaboração/confeção do trabalho de grupo.
40% - Trabalho individual – apresentação sobre um texto indicado pela docente. Critérios (até 5 valores para cada um): a) clareza e síntese; b) adequação e criatividade na; c) completude; d) profundidade de compreensão.
Exame Final
A opção pelo exame final poderá constituir recurso para quem não conclua com sucesso uma trajetória de avaliação contínua (não tendo obtido uma classificação igual ou superior a 8 valores), ou ainda, para quem pretenda fazer "melhoria de nota" (ver diferentes épocas de exame).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A apresentação ativa (com a participação das estudantes) e sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga `a realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e reflectir sobre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. A observação e análise de documentos diversos permite que os mestrandos tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão. O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais a partir de fontes primárias. O trabalho escrito permite, ainda, a sistematização de conteúdos teóricos considerados indispensáveis na área da História da Educação.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
15% - Participação - Critérios (até 5 valores para cada um):
a) pertinência das intervenções;
b) apoio à gestão do trabalho da turma;
c) contribuição para o aprofundamento das temáticas abordadas em aulas;
d) envolvimento atento e colaborativo nas atividades de aprendizagem.

15% - Autoavaliação - Critérios (até 5 valores para cada um):
a) capacidade de ouvir o outro e de fazer-se ouvir de forma consciente e autocontrolada;
b) contribuição para a gestão do trabalho da turma;
c) responsabilidade na resposta ao que foi solicitado;
d) qualidade do trabalho autónomo e não-dirigido.

30% - Trabalho em pares/trio - apresentação do contexto histórico de um dado momento da história da Educação (a definir pela/com a docente). Critérios (até 5 valores para cada um):
a) clareza e síntese;
b) adequação e criatividade;
c) completude;
d) contribuição individual (de cada membro do grupo) para a recolha de dados, para a elaboração/confeção do trabalho de grupo.

40% - Trabalho individual – apresentação sobre um texto indicado pela docente. Critérios (até 5 valores para cada um):
a) clareza e síntese;
b) adequação e criatividade na;
c) completude;
d) profundidade de compreensão.


Exame Final
A opção pelo exame final poderá constituir recurso para quem não conclua com sucesso uma trajetória de avaliação contínua (não tendo obtido uma classificação igual ou superior a 8 valores), ou ainda, para quem pretenda fazer "melhoria de nota" (ver diferentes épocas de exame).

Regime de assiduidade

Os estudantes terão que participar em 75% das aulas previstas.

Bibliografia

Básica:
MOACIR, Gadotti (1995). História das idéias pedagógicas, 3.ª ed. São Paulo: Ática.
NÓVOA, António (2005) – Evidentemente: Histórias da Educação. Porto: Asa.

Complementar:
PINTASSILGO, J. (et. al) (org.) (2007) – A História da Educação em Portugal: Balanço e perspectivas. Porto: Asa.
NÓVOA, António (2003) – Dicionário de Educadores Portugueses. Porto: Asa.
GOMES, Joaquim Ferreira (2001) - Novos estudos de História da Educação. Coimbra: Quarteto.

Observações

Aulas realizadas presencialmente e, quando necessário, via Zoom (para casos de alunos impedidos de estarem fisicamente em sala de aula).
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83950497578

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 14:30:27 Última actualização: 2010-07-19