|  | Ciência, Tecnologia e SociedadeInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2023/2024 - 2S
| Código: | OP00023 |  | Sigla: | CTS |  
| Áreas Científicas: | Ciências da Natureza |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)Revela uma atitude científica sobre a realidade.
Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
 Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
 Problematiza as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
 Avalia o impacto da atividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
 Analisa os impactos sociais da C&T na qualidade de vida dos indivíduos
 Analisa as origens e a evolução do conhecimento científico e tecnológico.
 Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.
 
 Conteúdos programáticos1. Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
1.1. A natureza da Ciência e da Tecnologia: características da atividade científica.
 1.2. Interacções CTS - estudos de caso: questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação.
 2. Origens e evolução do conhecimento científico.
 2.1. Das ideias de mundo a um mundo de ideias: a fundação da ciência moderna.
 2.2. A ciência contemporânea: novas descobertas e invenções.
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCNuma unidade curricular em que se pretende discutir e analisar uma conceção multidimensional de ciência, parece ser adequado apresentar não só assuntos e acontecimentos que evidenciem a dinâmica do conhecimento científico e tecnológico, como os que ilustram modos e instrumentos diversos que os cientistas utilizaram e usam, na atualidade, para fazer ciência. Com o objetivo de analisar questões atuais que constituem fonte de preocupação e controvérsia entre cientistas, políticos, empresas e grupos de cidadãos, reveladoras das influências recíprocas da ciência e tecnologia na sociedade, elegeram-se alguns problemas ambientais, da biomedicina e das comunicações. Procura-se conferir aos estudantes uma maior cultura científica que contribua para a apreciação dos bons e maus usos da ciência e da tecnologia e para o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos desafios do quotidiano dos cidadãos. Metodologias de ensinoAs aulas presenciais ou a distância incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades teórico-práticas sobre problemas atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários com especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse das/os estudantes. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos variados; b) Elaboração de resumos e comentários em foruns on-line; c) Discussão orientada de temas; d) Análise de casos a partir das interações CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em seminário f) Recolha, seleção e análise de dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis.
 Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCAs metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para a literacia científica, vista não só como a apropriação de conceitos científicos básicos, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã. Privilegia-se a realização de atividades práticas e a abordagem e a discussão de temas científicos e sócio científicos que evidenciem a construção do conhecimento científico e tecnológico e as interações que se estabelecem com a sociedade. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem poderosas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados. Metodologia e provas de avaliaçãoA avaliação é contínua e incide sobre os processos de trabalho postos em prática durante as atividades das sessões de contacto. O trabalho autónomo realizado pelos alunos será evidenciado nas atividades das horas de contacto.
A avaliação sumativa incidirá sobre um teste individual escrito, trabalho em grupo e a participação efetiva e de qualidade nas sessões de contacto, evidenciada pela elaboração de um mínimo de 75% das atividades propostas.
 A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalho de grupo 40%; participação individual 20%.
 As/os estudantes que não participem no regime de avaliação contínua, realizarão um exame final elaborado nos moldes dos testes da unidade curricular.
 Regime de assiduidadeO regime de avaliação contínua exige uma assiduidade de 75% nas aulas teórico-práticas. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%. Nas sessões presenciais ou a distância, teóricas e teórico-práticas, é necessário o acompanhamento das atividades propostas através da página da UC na plataforma interativa moodle.
As/os estudantes com estatuto especial, nos termos do art.º 24.º do Regulamento de Frequência e Avaliação, deverão negociar com o docente a concretização da avaliação conforme o estipulado no referido regulamento (n.º 1 do art. 14.º). Os alunos com estatuto especial precisam de assistir a 50% das sessões teórico-práticas, desde que acompanhem as atividades propostas.
 BibliografiaAllègre, C (2005). Um pouco de Ciência para todos. Lisboa: Gradiva
Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
 Bryson, B. (2019). O corpo: um guia para ocupantes. Lisboa: Bertrand Editora.
 Calado, J. (2014). Limites da ciência. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
 Campbell, N., & Reece, J. (2008). Biology (8.ª ed.). San Francisco: Pearson/ Benjamin Cummings.
 Coutinho, A. (2005). Ora então, vamos à vida! In Lago, T. et al. Despertar para a Ciência. As Conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
 Fiolhais, C., & Marçal, D. (2012). Pipocas com telemóvel e outras histórias de falsa ciência. Lisboa: Gradiva.
 Fiolhais, C., & Marçal, D. (2020). Apanhados pelo Vírus - Factos e Mitos Acerca da Covid-19. Lisboa: Gradiva.
 Santos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente. Lisboa: Gradiva.
 Xavier, J. (2014). Experiência Antárctica: Relatos de um cientista polar português. Lisboa: Gradiva.
 
 Revistas (consulta através da b-on): Science, Nature e outras
 http://scientificamericam.com  – revista online Scientific American
 http://nasa.gov  – sítio da NASA
 https://europa.eu/european-union/topics_pt - portal da União Europeia
 
 |  |