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Relações Públicas e Publicidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: OP00030    Sigla: RPP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 16 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este programa foi objeto de atualização a 14.10.2020 devido ao Plano de regresso às atividades presenciais no âmbito da covid-19 2020-2021.

Qualquer estudante que almeje desenvolver, no futuro, uma profissão relacionada com os domínios das Relações Públicas (RP) e/ou da Publicidade (PUB) deve ser capaz de dominar os respetivos conceitos fundamentais, bem como conhecer e utilizar minimamente ferramentas básicas nestes dois domínios. Na atualidade, já não são só as empresas quem procura implementar estes dois domínios da comunicação. Há uma grande diversidade de entidades que, cada vez em maior número, procuram profissionais nestes domínios para atingir os seus objectivos. É fundamental adoptar a ótica do empresário ou do gestor da organização enquadrando os benefícios que o uso das RP e da PUB podem trazer para a entidade, os seus trabalhadores e consumidores, bem como para a comunidade e região em que se insere.
Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para aprofundar os conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a integração futura do estudante em contexto laboral preparando-o para o exercício da profissão, nas mais variadas circunstâncias e instituições, embora se privilegie o contexto empresarial. Pretende igualmente munir o estudante dos primeiros conceitos e instrumentos básicos para o exercício de atividades específicas em RP e PUB.
Pretende-se disponibilizar conhecimentos técnicos e competências básicas na área da PUB e das RP, contextualizando-as no seio do Marketing e das restantes disciplinas de comunicação, com destaque para as suas funções, actividades, códigos específicos da linguagem, características das suas diferentes fases de desenvolvimento, técnicas e condições da sua utilização, identificação e caracterização dos diversos intervenientes nas actividades, valorizando-se a capacidade do estudante projectar a aplicação das técnicas de criação em distintos suportes de comunicação, incluindo os mass media.
Do ponto de vista instrumental, pretende-se que o estudante no final da uc seja capaz de comunicar de forma eficaz, gerir eficazmente a informação relevante para a sua área profissional e organizar e planear o trabalho pessoal. Do ponto de vista das competências interpessoais, deverá ser capaz de interagir com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivo e compreender e regular a sua acção de acordo com os princípios éticos, deontológicos e legais que determinam as profissões inclusas nos domínios das RP e Publicidade.
Finalmente do ponto de vistas das competências sistémicas, o estudante deverá revelar autonomia na abordagem e na resolução de problemas – com destaque para a capacidade de agir por iniciativa própria através do pensamento crítico e autocrítico, identificação e resolução de problemas e formulação de soluções inovadoras e criativas.
No global pretende-se que o estudante conheça as técnicas de actuação relativamente a diferentes públicos e situações perspectivando a sua aplicação, incluindo as novas tecnologias, dominando os instrumentos e meios de comunicação em RP e PUB num ambiente multicultural, para além de ser capaz de definir, aplicar e avaliar um plano de RP e PUB, exercendo a criatividade e adaptando-se constantemente à mudança.
A uc deverá ainda permitir que o estudante conheça as características e o funcionamento das organizações sociais e económicas, compreendendo nomeadamente as redes de informação e comunicação interna e externa, para além de dominar diferentes linguagens de comunicação, utilizando adequadamente as tecnologias da informação e comunicação.

Esta UC opcional é oferecida pelo Departamento CCL, faz parte do Plano de Estudos do 2º ano do Curso de Comunicação Social e dirige-se apenas àqueles que tenham apetência por este campo da comunicação.

Conteúdos programáticos

• Introdução
.1. Objectivos da uc, metodologia e sistema de avaliação
.2. Processo de comunicação
.3. A comunicação integrada de marketing e no mix de comunicação
• Relações Públicas
.1. Definições e conceitos fundamentais
.2. Objetivos
.3. Públicos e Tipos de Comunicação
.4. Atividades e instrumentos
 Mailing lists e bases de dados
 Comunicados de imprensa
Recorte e clipping
Organização de eventos
.5. Assessoria de imprensa
.6. O Plano de Relações Públicas
• Publicidade
.1. Definições e conceitos fundamentais
.2. Objetivos e alvos
.3. As Agências e outras organizações na atividade publicitária
.4. Estratégias e criação publicitária
 Briefing
Plano de Trabalho Criativo (Copy Strategy)
 A mensagem publicitária
.5. Os mass media
 Os suportes e os media
 Planeamento de media
• Conclusão
.1. Limites éticos e legais da atividade de RP e Publicidade

Palavras Chave

Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas

Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade

Ciências sociais > Ciências da comunicação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

À excepção dos tópicos introdutórios, conclusivos e comuns às duas disciplinas de comunicação, as diferentes temáticas a abordar serão organizadas de acordo com as necessidades manifestadas no âmbito dos elementos de avaliação. Assim, os tópicos Introdução às Relações Públicas e Introdução à Publicidade são articulados em cada sessão letiva semanal.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Pretende-se, com cada sessão, a apresentação de resultados tendentes à elaboração de cada elemento de avaliação a definir em moldes e documento próprios.
Cada sessão será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas.
Será dada ênfase a métodos ativos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta e hands on com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo relatórios; apresentação e discussão de trabalhos, podendo surgir exercícios específicos.

Metodologias de ensino

Avaliação distribuída sem exame final.
Adopção do Project Based Learning.
Em cada sessão letiva tem lugar a realização de actividades de cariz prático que implicam a concepção, planificação, implementação e avaliação de (ou parte de) planos de comunicação com ênfase nas RP e Publicidade.
A atividade letiva a distância terá lugar através de sessões síncronas e assíncronas semanais preferencialmente no horário estipulado para a UC; comunicação com estudantes e tutorias por e-mail, dentro e fora do horário da uc; disponibilização de recursos pedagógicos, implementação de fóruns de discussão, realização de exercícios e upload de trabalhos no Moodle; apoio tutorial e chat através do Messenger e/ou Whatsapp.
As sessões envolvem atividades organizadas em grande grupo (sessões plenárias) e em pequenos grupos (2/3 elementos cada) de acordo com as atividades a desenvolver que radicam na leitura de textos, visualização de vídeos e documentários, disponíveis essencialmente online, com apresentação de resultados de acordo com os instrumentos de avaliação.

Dispositivos online a utilizar (Plano de Ensino a Distância COVID-19)
Zoom Colibri; e-mail; Moodle; Messenger; WhatsApp e Facebook, sem menosprezo por outros que estão sob análise como o Skype, Teams e Stream, para além de sugestões dos estudantes e soluções que entretanto sejam disponibilizadas. O objetivo é permitir que as soluções se adaptem às condições dos estudantes ao mesmo tempo que se garante o cumprimento da planificação.
Em contexto pandémico o laboratório pdoe decorrer em formato exclusivamente virtual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Sendo uma uc com forte pendor laboratorial, a realização de actividades práticas, simuladas ou reais, deverá permitir facilitar o cumprimento das competências gerais da ESE e específicas da licenciatura.
O principal esforço será dedicado ao desenvolvimento de 2 grupos de trabalho que são uma excelente oportunidade para aplicar o conhecimento adquirido.
Finalmente pretende-se recorrer às TIC, em particular às redes sociais, atendendo à tendência da aposta da comunicação das organizações neste tipo de estratégia, bem como na criação e gestão de conteúdos.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:
A) Um trabalho em grande grupo – 40% da nota;
B) Um trabalho em pequeno grupo – 40% da nota;
C) Participação nos modelos de trabalho adoptados com destaque para as sessões lectivas através das plataformas de ensino a distância Moodle e Zoom Colibri, o que implica a realização de atividades de cariz individual e em grupo – 20% da nota.
A realização e entrega dos trabalhos obedece a calendário e enunciado próprios atendendo aos constrangimentos dos estudantes.
Em avaliação contínua a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*40%)+(B*40%)+(C*20%), em que: A corresponde a 1 trabalho de grupo; B corresponde a 1 trabalho individual; C corresponde à realização de exercícios.
Esta fórmula pode ser sujeita a alteração após o início do ano lectivo, devendo, nesse caso ser divulgada em documento próprio.
De modo geral considera-se ainda aspectos como a qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interacção de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
Espera-se que cada aluno esteja presente em cada aula e participe nas questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo, nomeadamente discussões; reúna a documentação aconselhada, leia e analise os textos de apoio de modo a estar preparado para os discutir; execute os trabalhos programados; aceda à plataforma de ensino a distância e participe de forma activa e colaborante nas actividades aí propostas.
Atendendo aos modelos de ensino em vigor, poderá haver lugar a provas orais, ensino misto, online (EaD) e presencial.
Esta uc observa os mecanismos de mitigação da fraude e as suas consequências nos casos enquadráveis de acordo com as determinações em vigor no IPS.

Regime de assiduidade

A avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas através das atividades propostas.
O estudante trabalhador-estudante ou abrangido por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva em comunicação escrita. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância e equivalentes é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Brochand, B., Lendrevie, J., Rodrigues, J. V., & Dionísio, P. (2001). Publicitor. Porto Editora.
Cabrero, J. D. B., & Cabrero, M. B. (2001). O livro de ouro das Relações Públicas, Porto Editora, 2001. Porto Editora.
Caetano, J., & Rasquilha, L. (2005). Gestão da comunicação. Quimera.
Lindon, Denis, Lendrevie, Jacques, Lévy, Julien, Dionísio, Pedro, Rodrigues, J. V. (2008). Mercator XXI (11th). Lisboa: Publicações D. Quixote.
Moutinho, A. V. (2001). Dicionário de relações públicas. Porto: Campo das Letras.
Optar pela edição mais recente.

Observações Bibliográficas

Os recursos da uc estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle.

Observações

O Programa completo e definitivo deverá estar disponível na plataforma Moodle e no item 'Conteúdos' da UC no Portal da ESE findos os primeiros 15 dias de actividade lectiva para consulta integral, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo.
Nesta plataforma de ensino a distância serão também disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
A actividade lectiva decorre de acordo com o horário semanal.

Bibliografia alternativa online a disponibilizar em documento próprio.
Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE.

O acesso à plataforma de ensino a distância Moodle é condição essencial para acompanhar a uc.

Dispositivos online a utilizar (Plano de Ensino a Distância COVID-19)
Zoom Colibri; e-mail; Moodle; Messenger; Whatsapp, sem menosprezo por outros que estão sob análise como o Skype, Teams e Stream, para além de sugestões dos estudantes e soluções que entretanto sejam disponibilizadas. O objetivo é permitir que as soluções se adaptem às condições dos estudantes ao mesmo tempo que se garante o cumprimento da planificação.

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Página gerada em: 2021-04-17 às 12:09:02 Última actualização: 2010-07-19