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Produção Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: OP00035    Sigla: PA
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 11 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Cátia Salgueiro   4,67

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular tem como objectivos fornecer conhecimentos gerais sobre produção audiovisual e iniciar os estudantes nos instrumentos teórico-práticos essenciais para a análise, criação, desenvolvimento e realização de projetos audiovisuais.

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
1. reconhecer e analisar diferenças e pontos de contacto na diversidade de géneros e práticas de criação, investigação e produção no vasto campo da imagem em movimento;
2. conhecer e exercitar os fundamentos da linguagem cinematográfica e do audiovisual;
3. tomar contacto com os equipamentos e programas específicos para captação e edição de projetos audiovisuais;
4. compreender a importância da pesquisa e planificação nas diferentes fases de um projeto audiovisual;
5. exercitar a gestão de relações estreitas entre meios, ideias e processos, e entre técnica, estética e ética;
6. desenvolver capacidades criativas na construção de projetos audiovisuais, explorando o som e a imagem através de relações intencionais (expressivas, narrativas, não competitivas, entre outras);
7. exercitar o espírito crítico e o trabalho de equipa num ambiente de abertura e rigor.

Conteúdos programáticos

1. Diversidade de géneros, práticas e modalidades do audiovisual e do cinema; problematização de noções de verdade e realidade nas representações audiovisuais e cinematográficas.

2. Imagem fotográfica e imagem em movimento; cultura e composição visual; imagens, palavras e sons: potencialidades e interdependências. Introdução à linguagem cinematográfica e do audiovisual; plano, cena e sequência; escalas, ângulos e movimentos; noções básicas de continuidade e de montagem.

3. Realização de exercícios práticos de captação e edição (em equipa ou individualmente), com duração definida e constrangimentos formais e técnicos; visionamento e análise crítica das propostas.

4. Diferentes fases do projeto audiovisual: competências, materiais e equipas principais. A importância da pesquisa e da repérage; organização e planeamento; gestão de necessidades, meios e contingências.

5. As fases de produção como processo contínuo construção, aprofundamento e reinvenção. Pesquisa e repérage; construção de ponto de vista, desenvolvimento do argumento, descoberta da voz; questões formais e de investigação; referências, orientação e discussão das primeiras propostas de projeto individual.

6. Desenvolvimento e realização de um projeto, exercício final e individual, com duração entre três a sete minutos. Das propostas iniciais (referências, problemáticas, estratégias, dispositivos), passando pela pesquisa e desenvolvimento (pesquisa, definição de intenções, construção de um ponto de vista, planificação), até à apresentação das primeiras versões de montagem. A apresentação e discussão dos projetos finalizados realiza-se na última aula do semestre.

Software

Adobe Premiere


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos e os objectivos definidos correspondem-se na ordem e organização. Nas partes 1, 2, 3 e 4 do programa procura-se dar resposta aos quatro primeiros tópicos enunciados nos objectivos; as partes 5 e 6 do programa remetem para os restantes objectivos enunciados.

Metodologias de ensino

Esta é uma Unidade Curricular eminentemente prática e participativa, orientada para o debate, análise de discursos e construção de propostas, numa perspectiva de investigação e avaliação contínuas.
As aulas dividem-se entre exposições teóricas, análise e discussão de temas e figuras — e o desenvolvimento e realização de exercícios práticos de captação e edição, com base em enunciados e constrangimentos.
As exposições teóricas incidem sobre questões de linguagem, técnica e produção, bem como sobre conceitos e obras considerados essenciais para o reconhecimento de uma aliança entre teorias e práticas, e entre ética e estética.
As análises de referências do cinema e do audiovisual permitem o acesso à diversidade de práticas, novas e antigas, contribuindo ao mesmo tempo para um exercício de problematização, crítica e melhoria contínua, que possa emancipar os estudantes como recetores e produtores de discursos audiovisuais contemporâneos, informados e inovadores.
Os exercícios práticos promovem a descoberta das potencialidades da associação entre imagem e som, ao mesmo tempo que põem em prática conhecimentos sobre técnica e linguagem, permitindo o desenvolvimento de universos livres e criativos e metodologias de investigação próprias, que de forma adequada mobilizem a transposição de conhecimentos e competências.
As sessões são apoiadas por materiais diversos — textos jornalísticos e ensaísticos, excertos de obras e vídeos, e outras fontes adicionais recolhidas para apoio dos debates e dos exercícios. Serão solicitadas pesquisas autónomas de material investigativo para o desenvolvimento das propostas individuais e colectivas que a/os estudantes vão realizar dentro e fora do contexto de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A abordagem metodológica permite a iniciação técnica, sempre articulada com um reconhecimento de contextos e práticas discursivas, produtivas e artísticas; possibilita a construção de um processo de conhecimento apoiado em múltiplas fontes, que solicita e mobiliza pouco a pouco as aprendizagens e instrumentos adquiridas no âmbito de outras disciplinas; aprofunda descobertas, pensamento, acção e construção de novas subjectividades; e convida ao reconhecimento da complexidade e interdependência da realidade geográfica, social, cultural e política do meio envolvente.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação
A avaliação é contínua e divide-se entre os seguintes elementos: frequência e participação nas aulas; trabalhos pontuais, teóricos e práticos; e avaliação final (projeto audiovisual).
— A avaliação contínua pressupõe a frequência regular e a assiduidade, participação e resolução dos exercícios em aula como condição para o desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos propostos. Garante ainda o contacto essencial, regular e qualitativo, entre docente e estudante. Não exclui o desenvolvimento de propostas fora do contexto de aula, que complementam e aprofundam a aprendizagem. Esta avaliação, que decorre ao longo do semestre, consiste ainda na apresentação pontual de análises de filmes e de exercícios práticos de preparação o projeto final; inclui também a apresentação de uma proposta de projeto e a entrega das diferentes fases de desenvolvimento do trabalho (em data a combinar), coincidindo com os conteúdos dos módulos propostos.
— A avaliação final conclui o processo das avaliações. Consiste na discussão dos trabalhos realizados ao longo do semestre, com especial incidência no projeto final. A apresentação do projeto audiovisual faz-se na última aula do semestre.

Classificação
— Frequência regular: 40%
— Realização de exercícios práticos (audiovisuais): 20%
— Desenvolvimento e discussão do projeto (pesquisa, desenvolvimento e rough cut): 20%
— Projeto audiovisual (com duração entre 3 a 7 minutos, explorando relações não competitivas entre som e imagem): 20%
Os resultados da avaliação são publicados em pauta sob a forma de informação quantitativa.

Regime de assiduidade

Por frequência regular entende-se a frequência a um mínimo de 60% das aulas, excepto para a/os estudantes com estatuto especial. Pressupõe a participação nos debates e análises em torno de problemáticas, a realização dos exercícios teóricos e práticos propostos, e a discussão dos exercícios realizados em equipa ou individualmente.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

AUMONT, Jacques (2004). Les Théories des Cinéastes. Paris: Nathan.
AREAL, Leonor (2011). Cinema Português: Um país imaginado (Vol. I e II). Lisboa: Edições 70.
CÁDIMA, Francisco Rui (1995). O Fenómeno Televisivo. Lisboa: Círculo de Leitores.
BALLÓ, Jordi, BERGALA, Alain (2016). Motivos Visuales del Cine. Barcelona: Galaxia Gutenberg.
BERGER, John (2018 [1972]). Modos de Ver. Lisboa: Antígona.
BRESSON, Robert (2000 [1975]). Notas Sobre o Cinematógrafo. Porto: Elementos Sudoeste.
CARRIÈRRE, Jean-Claude, BONITZER, Pascal (2016 [1990]). O Exercício do Argumento. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
MARNER, Terence (1999 [1987]). A Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70.
MONDZAIN, Marie-Jose (2009). A Imagem Pode Matar? Lisboa: Nova Vega.
NICHOLS, Bill (2010 [2001]). Introdução ao Documentário. Campinas: Papirus.
RANCIÉRE, Jacques (2010). O Espectador Emancipado. Lisboa: Orfeu Negro.
SONTAG, Susan (2015 [2004]). Olhando o Sofrimento dos Outros. Lisboa: Quetzal.
TARKOVSKI, Andrei (2010 [1985]). Esculpir o Tempo. São Paulo: Edições Martins Fontes.
THOMPSON, Kristin & BORDWELL, David (2003). Film History: an introduction. Boston: McGraw Hill Higher Education.

Observações

O acompanhamento tutorial da/os estudantes tem como função o apoio na realização dos trabalhos previstos e o esclarecimento de dúvidas, em particular no que respeita ao desenvolvimento dos projetos. Este acompanhamento implica marcação prévia, podendo ser realizado à distância, através de correio ou outros recursos electrónicos, desde que combinado.

A/os trabalhadora/es estudantes devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras duas semanas do calendário lectivo.

Os trabalhos apenas serão considerados entregues se recebidos presencialmente pela docente. Não serão aceites quaisquer trabalhos colocados no cacifo da docente ou enviados por e-mail.

Por cada dia de atraso na entrega de qualquer dos elementos de avaliação será descontado um valor na nota desse mesmo trabalho.

Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.

Opções
Página gerada em: 2024-04-25 às 03:28:31 Última actualização: 2010-07-19