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Produção Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: OP00035    Sigla: PA
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 13 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Cátia Salgueiro   4,67

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivos fornecer conhecimentos gerais sobre produção audiovisual e iniciar a/o/es estudantes nos princípios teórico-práticos essenciais para a análise, criação e realização de projetos audiovisuais. No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:

1. Conhecer e analisar diferentes géneros e práticas de criação, investigação e produção no vasto campo das imagens em movimento.
2. Entender e exercitar os fundamentos da linguagem cinematográfica e audiovisual.
3. Reconhecer relações entre técnica, estética e ética.
4. Familiarizar-se com equipamentos e programas para gravação e edição de projetos audiovisuais.
5. Valorizar a pesquisa e a planificação em todas as fases de um projeto audiovisual.
6. Desenvolver capacidades criativas na construção de projetos audiovisuais, explorando som e imagem de maneira intencional e exploratória.
7. Exercitar o pensamento crítico e o trabalho em equipa num ambiente colaborativo e responsável.

Conteúdos programáticos

1. A diversidade de géneros, práticas e tipos de produção audiovisual e cinematográfica; problematização de convenções, discursos e representações.
2. A imagem fotográfica, o pré-cinema e emergência de uma nova linguagem; as heranças e a atitude exploratória das cinematografias pioneiras.
3. Introdução aos princípios da linguagem cinematográfica e audiovisual; planos, cenas, sequências, ângulos e movimentos, bem como noções de continuidade e montagem.
4. Imagens, palavras e sons; potencialidades e interdependências.
5. Realização de exercícios práticos de gravação e edição; visionamento e análise crítica dos resultados.
6. Exploração das diferentes etapas de um projeto audiovisual; orientação para a pesquisa e discussão de propostas de projetos individuais.
7. Desenvolvimento e apresentação de um projeto, com duração de três a sete minutos; das ideias iniciais à pesquisa e desenvolvimento, da apresentação de versões preliminares da edição à apresentação dos projetos finalizados.

Software

Adobe Premiere


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos correspondem aos objetivos definidos, unindo teorias e práticas de forma progressiva e conducente à criação de projetos audiovisuais. Nas partes 1, 2, 3 dos conteúdos programáticos procura-se dar resposta aos três primeiros tópicos enunciados nos objetivos; as partes 4, 5, 6 e 7 do programa remetem para os restantes objetivos enunciados.

Metodologias de ensino

Esta é uma unidade curricular eminentemente prática e participativa, orientada para o debate, análise e construção de propostas, numa perspetiva de aprendizagem e avaliação contínuas. As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e exercícios práticos. Os estudantes são convidados a participar em atividades em todas as aulas e apresentam regularmente os resultados dos trabalhos que realizam.
As referências do cinema e do audiovisual permitem o acesso à diversidade de práticas, novas e antigas, contribuindo ao mesmo tempo para um exercício de problematização que visa emancipar os estudantes como recetores e produtores críticos de discursos audiovisuais contemporâneos, informados e inovadores.
Os exercícios práticos promovem a descoberta e a exploração das potencialidades da associação entre imagem e som, enquanto põem em prática conhecimentos sobre técnica e linguagem, permitindo o desenvolvimento de universos livres e criativos, e metodologias de pesquisa e criação próprias que de forma adequada mobilizem a transposição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências.
As sessões são apoiadas por materiais diversos, tais como textos jornalísticos e ensaísticos, excertos de obras cinematográficas e produções audiovisuais, e outras fontes adicionais recolhidas para apoio dos debates e dos exercícios. Serão solicitadas pesquisas autónomas de material investigativo para o desenvolvimento das propostas individuais e coletivas que a/os estudantes vão realizar dentro e fora do contexto de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A abordagem metodológica permite uma iniciação técnica articulada com um reconhecimento de contextos e práticas discursivas, produtivas e artísticas; possibilita a construção de um processo de conhecimento apoiado em múltiplas fontes, que solicita e mobiliza pouco a pouco as aprendizagens e instrumentos adquiridos no âmbito de outras disciplinas; aprofunda descobertas, pensamento, acção e construção de novas subjetividades; e convida ao reconhecimento da complexidade e interdependência da realidade geográfica, social, cultural e política do meio envolvente.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e sumativa:
— Presença regular e participação nos debates e nas dinâmicas de aula: 30%
— Realização de exercícios práticos em aula e em trabalho autónomo: 20%
— Desenvolvimento e discussão do projeto (pesquisa, desenvolvimento e rough cut): 25%
— Projeto audiovisual (de 3 a 7 minutos, explorando relações não competitivas entre som e imagem) e memória descritiva: 25%

Regime de assiduidade

Para alcançarem com sucesso os objetivos da UC, é esperado que a/o/es estudantes assistam e participem ativamente a pelo menos 60%, excepto para a/o/es estudantes com estatuto especial. Pressupõe a participação nos debates, a pesquisa e desenvolvimento de projetos próprios ou propostos, bem como a realização de trabalho autónomo e laboratorial, individual e em equipa.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

AUMONT, Jacques (2004). Les Théories des Cinéastes. Paris: Nathan.
ARAÚJO, Nelson (coord.) (2021). História do Cinema. Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70.
BERGALA, Alain (2021 [2002]). A Hipótese Cinema. Pequeno tratado sobre a transmissão do cinema dentro e fora da escola. Lisboa: Imprensa Nacional.
BALLÓ, Jordi, BERGALA, Alain (2016). Motivos Visuales del Cine. Barcelona: Galaxia Gutenberg.
BERGER, John (2018 [1972]). Modos de Ver. Lisboa: Antígona.
BRESSON, Robert (2000 [1975]). Notas Sobre o Cinematógrafo. Porto: Elementos Sudoeste.
CARRIÈRRE, Jean-Claude, BONITZER, Pascal (2016 [1990]). O Exercício do Argumento. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
MARNER, Terence (1999 [1987]). A Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70.
MILLER, Toby (ed.) (2002). Television Studies. Londres: BFI.
MONDZAIN, Marie-Jose (2009). A Imagem Pode Matar? Lisboa: Nova Vega.
NICHOLS, Bill (2010 [2001]). Introdução ao Documentário. Campinas: Papirus.
RANCIÉRE, Jacques (2010). O Espectador Emancipado. Lisboa: Orfeu Negro.
SONTAG, Susan (2015 [2004]). Olhando o Sofrimento dos Outros. Lisboa: Quetzal.
TARKOVSKI, Andrei (2010 [1985]). Esculpir o Tempo. São Paulo: Edições Martins Fontes.
THOMPSON, Kristin, BORDWELL, David (2003). Film History: an introduction. Boston: McGraw Hill Higher Education.

Observações

— O acompanhamento tutorial tem como função o apoio na realização dos trabalhos previstos e o esclarecimento de dúvidas. Este acompanhamento pode ser realizado presencialmente ou à distância, mediante a utilização de plataformas de comunicação online, desde que acordado e agendado previamente entre professora e estudante.

— A/o/e/s estudantes com Estatuto Especial devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras duas semanas de aulas.

— Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 01:13:10 Última actualização: 2010-07-19