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Cinema e Televisão
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
OP0007 |
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Sigla: |
CTV |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
11 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
As áreas do Cinema e da Televisão são fundamentais na formação de cidadãos democráticos. Por isso,
conhecer a sua evolução, reflectir criticamente sobre o seu discurso e compreender as estratégias políticas
económicas e jurídicas que influenciam a sua democraticidade são fundamentais na formação deste tipo de
profissionais.
No final da Unidade Curricular pretende-se que a/os estudantes:
- Reconheçam a importância social e cultural do Cinema e da Televisão.
- Compreendam criticamente o cinema e a televisão à luz das suas histórias, reconhecendo diferenças e especificidades.
- Analisem criticamente os principais temas e problemas que se colocam ao cinema e à televisão no contexto contemporâneo nacional e internacional.
- Saibam elaborar um projeto audiovisual no âmbito da Animação Sociocultural, iniciando-se na linguagem cinematográfica e audiovisual, e explorando reflexões e práticas interdisciplinares.
- Utilizem de modo intencional, funcional e com consciência ética os meios de captação de audio e vídeo:
- para registo das suas actividades e projectos profissionais (produção de documentos/memória);
- para potenciar a compreensão dos contextos em que intervêm (observação crítica e investigação);
- para apoiar e diversificar estratégias da Animação e Intervenção Sociocultural;
- como meio de expressão poética e artística em projectos colaborativos (envolvimento das comunidades).
Conteúdos programáticos
1. A importância do Cinema e da Televisão para a sociedade.
2. As implicações do desenvolvimento tecnológico na história do Cinema e da Televisão:
- Imagem em movimento (do pré-cinema ao cinematógrafo, cinema ocidental e géneros cinematográficos, cinemas emergentes; contactos e contaminações entre cinema e televisão);
- Invenção da televisão (história e consumos culturais, problemáticas e géneros específicos, tendências da programação televisiva, novos formatos e internet);
3. Linguagem cinematográfica e linguagem televisiva:
- Referências e metodologias para reconhecimento e análise crítica de linguagens, géneros, abordagens e formatos;
- Diferentes processos de criação e fabricação em contextos colaborativos de intervenção e de investigação;
4. Metodologias de análise crítica de filmes.
5. Etapas de produção de documentos audiovisuais:
- Pesquisa e desenvolvimento, produção e pós-produção.
- Linguagens, práticas, técnicas; registo/documento, entrevista e inquérito, criação poética e cinematográfica, experiências lúdicas e de investigação em contextos específicos.
- Dimensões éticas e questões legais implicadas no registo de imagens de pessoas e actividades.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos propostos possibilitam o acesso aos conhecimentos teórico-práticos necessários ao desenvolvimento da consciência crítica no consumo, utilização e mobilização de referências cinematográficas e televisivas, bem como da criação de projectos audiovisuais no campo da Animação e Intervenção Sociocultural.
Metodologias de ensino
As sessões são centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos escritos e documentos audiovisuais. Serão realizados exercícios práticos e progressivos: de visionamento e discussão de filmes; de iniciação à criação e produção com meios audiovisuais, a desenvolver no contexto das aulas e em actividade autónoma. A/os estudantes são convidada/os a apresentar e discutir os resultados das diferentes atividades.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias propostas promovem a mobilização de conhecimentos interdisciplinares, a discussão contínua de propostas e experiências, e a formação de um olhar crítico e sensível (observação e investigação com a câmara, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexão sobre problemas sociais contemporâneos), contribuindo para o desenvolvimento dinâmico de projectos de Animação e Intervenção Sociocultural recorrendo à linguagem cinematográfica e audiovisual.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Pesquisa, realização e montagem de um projeto audiovisual no âmbito dos interesses e práticas da Animação e Intervenção Sociocultural: 40%.
b) Realização de exercícios práticos realizados ao longo das aulas e em trabalho autónomo (de captação e montagem, de visionamento e discussão): 30%.
c) Presença e participação nos debates e nas dinâmicas de aula: 30%.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia
AREAL, Leonor (2011). Cinema Português: um país imaginado (Volumes I e II). Lisboa: Edições 70.
BERGALA, Alain (2007). La Hipótesis del Cine. Pequeno tratado sobre la transmissión del cine en la escuela y fuera de ella. Barcelona: Laertes Educación.
BALLÓ, Jordi & BERGALA, Alain (2016). Motivos Visuales del Cine. Barcelona: Galaxia Gutenberg.
CÁDIMA, Francisco Rui (2011). Televisão, o Digital e a Cultura Participativa. Lisboa: Media XXI.
GARDIES, René (2006). Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto&Grafia.
MARNER, Terence (2007). Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70
MILLER, Toby (ed.) (2002). Television Studies. Londres: BFI.
THOMPSON, Kristin/BORDWELL, David (2003). Film History: an introduction. Boston: McGraw Hill Higher Education.
TORRES, Eduardo Cintra (2011). Televisão e Serviço Público. Lisboa: FFMS.
TRAQUINA, Nelson (1997). Big Show Media – Viagem pelo Mundo do Audiovisual Português. Lisboa: Notícias Editorial.
Observações
- O acompanhamento tutorial tem como função o apoio na realização dos trabalhos previstos e o esclarecimento de dúvidas. Este acompanhamento pode ser complementado com apoio a distância mediante a utilização da plataforma de comunicação online disponível na ESE (moodle).
- A/s trabalhadora/es estudantes devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras três semanas de aulas.
- Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.
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