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Cinema e Televisão
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 1S
Código: |
OP0007 |
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Sigla: |
CTV |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
As áreas do cinema e da televisão são fundamentais na formação de cidadã/os democrática/os. Por isso, conhecer a sua evolução, refletir criticamente sobre os seus discursos e compreender as estratégias políticas, económicas e jurídicas que influenciam a sua democraticidade é fundamental na formação dos profissionais da Animação Sociocultural.
No final da Unidade Curricular pretende-se que a/os estudantes:
— reconheçam a relevância social, cultural e política do cinema e da televisão;
— discutam os principais desafios que se colocam às sociedades contemporâneas, problematizando a importância das representações produzidas pelo cinema e pela televisão;
— compreendam criticamente o cinema e a televisão à luz das suas histórias, reconhecendo diferenças e especificidades;
— analisem criticamente os principais temas e problemas que se colocam ao cinema e à televisão no contexto atual;
— saibam elaborar um projeto audiovisual, iniciando-se na linguagem cinematográfica e do audiovisual, e tratando temas e práticas da Animação Sociocultural num movimento interdisciplinar;
— utilizem de modo intencional, funcional e com consciência ética os meios de captação de áudio e vídeo com o propósito de apoiar e diversificar estratégias de Animação e Intervenção Sociocultural, nomeadamente: para registo das suas atividades e projetos profissionais (produção de documentos/memória); para potenciar a compreensão dos contextos em que intervêm (observação crítica/investigação); como instrumentos de cocriação em projetos colaborativos (envolvimento horizontal/participativo de comunidades); e como meio de expressão poética e artística (desenvolvimento pessoal).
Conteúdos programáticos
1. A importância do cinema e da televisão na construção social da realidade; as implicações do desenvolvimento tecnológico na história do cinema e da televisão; do pré-cinema à reinvenção permanente da produção e criação — no cinema, no audiovisual, no multimédia, na televisão interativa, etc.
2. Linguagem cinematográfica e linguagem televisiva (diversidade de processos de criação e produção, de contextos e formatos).
3. Metodologias de análise crítica (exercícios de desconstrução de discursos produzidos por diferentes objetos audiovisuais, incluindo os criados pela/os estudantes).
4. Etapas de produção audiovisual e desenvolvimento prático de projetos:
— diferentes funções e trabalho de equipa;
— pesquisa e desenvolvimento, produção e pós-produção;
— linguagens, práticas, técnicas; registo/documento, entrevista e inquérito, criação poética e cinematográfica, experiências lúdicas e livres de criação de um olhar próprio e informado sobre a realidade envolvente — exploração de possibilidades em contextos profissionais da Animação Sociocultural;
— dimensões éticas e questões legais implicadas no registo de imagens de pessoas e atividades.
Software
Adobe Premiere
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos propostos possibilitam o acesso aos conhecimentos teórico-práticos necessários ao desenvolvimento da consciência crítica no consumo, utilização e mobilização de referências cinematográficas e televisivas, bem como da criação de projectos audiovisuais no campo da Animação e Intervenção Sociocultural.
Metodologias de ensino
As sessões são centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pela professora ou com recurso à utilização de textos escritos e documentos audiovisuais.
Serão realizados exercícios práticos e progressivos: de visionamento e discussão de filmes; de iniciação à criação e produção com meios audiovisuais, a desenvolver no contexto das aulas e sobretudo em atividade autónoma.
A/os estudantes são convidada/os a apresentar e discutir os resultados das diferentes atividades propostas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias propostas promovem a mobilização de conhecimentos interdisciplinares, a discussão contínua de propostas e experiências, e a formação de um olhar crítico e sensível (observação e investigação com a câmara, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexão sobre problemas sociais contemporâneos), contribuindo para uma melhor compreensão dos discursos produzidos pelo cinema e pela televisão, e para o enriquecimento de projetos de Animação Sociocultural recorrendo à linguagem cinematográfica e audiovisual.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Presença e participação nos debates e nas dinâmicas de aula: 30%.
b) Realização de exercícios práticos realizados durante das aulas e em trabalho autónomo (de visionamento e discussão, de captação e montagem): 30%.
c) Pesquisa, realização e montagem de um projeto audiovisual no âmbito dos interesses e práticas da Animação Sociocultural, com a duração média de 3-7 minutos, acompanhado de uma memória descritiva: 40%.
Regime de assiduidade
É esperado que a/os estudantes assistam e participem ativamente a pelo menos 60%, bem como realizem trabalho autónomo e laboratorial, por forma a alcançarem com sucesso os objetivos da UC.
Bibliografia
ARAÚJO, Nelson (coord.) (2021). História do Cinema. Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70.
AREAL, Leonor (2011). Cinema Português: um país imaginado (Volumes I e II). Lisboa: Edições 70.
BERGALA, Alain (2021 [2002]). A Hipótese Cinema. Pequeno tratado sobre a transmissão do cinema dentro e fora da escola. Lisboa: Imprensa Nacional.
BERGER, John (2018). Modos de Ver. Lisboa: Antígona.
CÁDIMA, Francisco Rui (2011). Televisão, o Digital e a Cultura Participativa. Lisboa: Media XXI.
GARDIES, René (org.) (2015). Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto&Grafia.
MELOT, Michel (2015). Uma Breve História… da Imagem. V. N. Famalicão: Húmus.
MILLER, Toby (ed.) (2002). Television Studies. Londres: BFI.
Observações
O acompanhamento tutorial tem como função o apoio na realização dos trabalhos previstos e o esclarecimento de dúvidas. Este acompanhamento pode ser realizado presencialmente ou à distância, mediante a utilização de plataformas de comunicação online, desde que acordado e agendado previamente.
A/os estudantes com Estatuto Especial devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras três semanas de aulas.
Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.
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