This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP0084
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Pensamento Crítico e Trabalho Académico

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: OP0084    Sigla: PCTA
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0
LAS 12 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0
LGP 5 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa Rebelo de Oliveira PiresResponsável
Maria do Rosário da Silva RodriguesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
João Vítor Torres   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta unidade curricular pretende-se que as/os estudantes:
. Alarguem os horizontes temáticos que habitualmente condicionam os seus quotidianos e os tratem de modo refletido e crítico;
. Identifiquem, analisem e critiquem a informação e reconheçam a credibilidade das fontes;
. Justifiquem as opções conceptuais tomadas e reconheçam a possibilidade de outras abordagens;
. Utilizem e apliquem de modo rigoroso, quer conceptual quer formalmente, esses conhecimentos/saberes;
. Utilizem as tecnologias no suporte às atividades criativas e formais de produção de texto.
. Produzam textos com características académicas, quer ao nível dos conteúdos, quer da sua problematização, quer ainda no respeito pela estrutura exigida por um trabalho dessa natureza.

Conteúdos programáticos

Sendo esta UC de carácter fundamentalmente metodológico, os conteúdos temáticos serão flexíveis e ajustados às características das turmas, apresentando-se como um meio para atingir formas de elaborar o pensamento de um modo interrogativo, problematizador, crítico, organizado e estruturado. Para isso, explorar-se-ão os seguintes aspetos:

- Interpretação de textos teóricos e exploração das mensagens neles veiculados;
- Apreensão de conceitos;
- Argumentação e problematização;
- Sínteses, resumos e palavras-chave;
- Conteúdos, estrutura e formato de um texto académico;
- Bibliotecas científicas online e a sua utilização como suporte à formulação de novas questões decorrentes da prévia análise crítica;
- Potencialidades de construção automática de índices e sumários;
- Gestão de referências bibliográficas com utilização do processador de texto;
- Interpretação e construção de gráficos;
- Plágio e direitos de autor.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Sendo que os objetivos desta UC se caracterizam pela acentuação dos aspetos metodológicos de acesso, controlo, apropriação e construção do conhecimento, os conteúdos temáticos e programáticos constituem-se enquanto desafios de aprendizagem e organizam-se como mediadores desse processo. Estas temáticas serão exploradas com recurso a meios convencionais (jornais, televisão, etc.) mas também digitais e darão origem à produção de documentos em formato digital, cumprindo a formalização dos trabalhos académicos. Para a recolha de informação será estimulada a utilização de repositórios científicos e bibliotecas online (p. ex.: B-ON, RCAAP, etc.) assim como bases de dados e portais de informação relevante (p. ex.: INE, PORDATA, etc.).

Metodologias de ensino

Pretende-se que seja uma UC com grande enfoque no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem por parte dos/as estudantes, sendo que a equipa docente se posicionará como recurso mobilizador quer da pesquisa de fontes quer da construção de instrumentos de recolha e de análise crítica da informação com vista à produção individual e coletiva de conhecimento.
Dependentemente do tipo de trabalho sugerido os/as estudantes pesquisarão quer individualmente quer em pares, havendo também lugar a produções individuais, em par, ou coletivas no grupo/turma. O trabalho em grupo será suportado por ambientes de produção online, quer se constituam por plataformas de gestão de aprendizagem (LMS) ou ambientes de hospedagem online (iCloud).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O recurso a um trabalho de proximidade entre docente e estudantes, sendo estes solicitados a desenvolver pequenos projetos, configura uma modalidade de aprendizagem contínua, onde desafio e realização se articulam, permitindo autonomia às/aos estudantes e exigindo cooperação e sentido de responsabilidade no cumprimento das tarefas.

Metodologia e provas de avaliação

O processo de avaliação será contínuo, incidindo na construção de um dossier de aprendizagem, suportado por um blogue.
As/os estudantes construirão vários produtos que contribuirão, com igual peso, para o diário digital. Para esta avaliação será ainda contabilizada a participação ativa das/dos estudantes ao longo do semestre e uma reflexão final individual. A distribuição da avaliação final será,
Diário digital – 85%
Reflexão final individual – 15%
Em caso de não aprovação na avaliação contínua ou não frequência das aulas, os/as estudantes poderão fazer exame.

Regime de assiduidade

Serão incluídos neste processo de avaliação contínua os alunos que frequentarem, pelo menos, 70% das aulas.

Bibliografia

American Psycological Association (sd). Learning APA Style. http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx

Nobre, C. (2009). PLÁGIO É CRIME, SABIAS? Participação na aula aberta “Plágio é crime, sabias?”, com Lucas Serra e Nuno Carvalho, organizada pela secção de Ed. Física da ESECS / IPL, Aud. 1, Leiria, 17 de Fevereiro de 2009. https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/657/1/PL%c3%81GIO %c3%89 CRIME%2c SABIAS.pdf

Purdue Writing Lab (sem data). Plagiarism Overview // Purdue Writing Lab. Purdue Writing Lab. https://owl.purdue.edu/owl/avoiding_plagiarism/index.html

Remondes, J. (2009). Inserir citações e bibliografia (Word). Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=x_oxUm3drPg

Silva, O. S. F. (2008). Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, 13(38), 357-414.Available at http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/12.pdf

Universidade de Aveiro. (2021). APA sétima Edição. Manual para a realização de citações em texto e referências bibliográficas. Universidade de Aveiro. https://www.ua.pt/file/62230

Zotero | Your personal research assistant. (sem data). Obtido 27 de Outubro de 2021, de https://www.zotero.org/

Opções
Últimas Notícias
Atualização do Plano de Contigência COVID-19 ESE/IPS
Seminário | Carteira de Competências
Eleições Conselho Técnico-Científico ESE/IPS 2022|2025
Eleições Conselho de Representantes ESE/IPS 2022/2025
Provas públicas para apreciação do relatório do projeto de investigação
Página gerada em: 2021-12-06 às 09:18:39 Última actualização: 2010-07-19