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Literacia Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 1S

Código: PA01    Sigla: LA
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 15 Plano de Estudos 2015_16 5,0 52 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
João Pedro de Campos Duarte AntunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,47
Delfim Ramos   2,33
Nuno de Oliveira   1,13
Pedro Felício   0,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

De forma a uma alfabetização audiovisual, a linguagem audiovisual deve ser abordada pelo seu conceito base, a literacia visual e desenvolvida para as novas terminologias próprias da linguagem audiovisual.
Dessa forma, entende-se que devem ser abordados os elementos básicos visuais bem como as formas de composição e organização visual, para que posteriormente, sejam trabalhados os conceitos inerentes aos discursos e géneros audiovisuais.
- Compreender e identificar os elementos visuais em imagens fixas e em movimento;
- Compreender e identificar elementos de composição visual;
- Identificar e analisar diversos géneros e discursos audiovisuais;
- Compreender as especificidades da expressão e comunicação audiovisual em função dos diferentes géneros e discursos.

Conteúdos programáticos

Elementos básicos visuais:
- ponto, a linha, a textura, os valores (luz), a cor e a forma.

Elementos de composição visual:
- plano, movimento, tempo, equilíbrio, peso, tensão.

Elementos da linguagem audiovisual:
- plano, cena, sequência;
- plano - escala, ângulos e pontos de vista, movimento;
- composição - equilíbrio, tensão, peso;
- regras e continuidade;
- estética e valores.

Géneros e discursos audiovisuais:
- ficcional, lúdico e real;
- cinema;
- televisão;
- híbridos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da produção audiovisual, pretende contribuir para a compreensão dos produtos audiovisuais como elementos críticos face ao envolvimento, estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza audiovisual.
Os conteúdos programáticos encontram-se delineados para a aquisição da literacia audiovisual, com preocupações artísticas e estéticas, que permitam uma aquisição de competências na área da expressão e da comunicação visual.
A progressão na abordagem dos conteúdos permite aos estudantes compreenderem a importância da imagem fixa, do áudio e da imagem em movimento, para que possam conceber e construir produtos audiovisuais, que não só transmitam claramente os valores pretendidos, mas também denotem as preocupações estéticas de um produto artístico pensado com rigor e com criatividade.

Metodologias de ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou de pequenos grupos, a partir da informação fornecida diretamente pelos professores, ou com recurso à utilização de materiais variados.

O processo compreenderá:
(a) Leitura, discussão e análise de textos;
(b) Leitura, discussão e análise de imagens fixas;
(c) Leitura, discussão e análise de áudio;
(d) Leitura, discussão e análise de imagem em movimento;
(e) Elaboração de pequenos produtos audiovisuais em aula;
(f) Realização de um produto audiovisual individual com critérios definidos, acompanhado de reflexão crítica;
(g) Apresentação e discussão dos trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se com esta Unidade Curricular desenvolver competências com recurso a uma estratégia de blended learning, permitindo uma relação de maior proximidade entre o docente e os estudantes através de discussões frequentes e direcionadas. Paralelamente, a metodologia utilizada centra-se na leitura, construção e utilização de produtos audiovisuais pelos estudantes, individualmente e em grupo, como defende Joan Ferrés, no conceito de vídeo pedagógico ativo e não meramente transmissivo.
O vídeo pedagógico, ou no conceito mais restrito de vídeo-produção definido por Joan Ferrés, podendo ser tratado em contexto educativo nestas diversas vertentes, permite uma abordagem transdisciplinar ao currículo da formação inicial dos estudantes do ensino superior. Desta forma, a estratégia de vídeo-produção, assente na realização de produtos audiovisuais pelos próprios estudantes, possibilita a abordagem não só a conteúdos da sua esfera específica (os meios audiovisuais) como também conteúdos mais transversais ou específicos de outras áreas do saber.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de Avaliação Formativa e. Sumativa, consubstanciando-se nos seguintes elementos:

- Participação e empenho nas tarefas e projetos – 15%
- Exercícios práticos realizados individualmente - 35%
- Conteúdos audiovisuais produzidos em equipas de 4 elementos – 35%
- Teste escrito / Ficha de avaliação - 15%

Classificação
A avaliação final da UC será afixada no portal da ESE/IPS em data conforme calendário letivo, resultando das avaliações parcelares descritas anteriormente, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos/materiais de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.

Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, informem, obrigatoriamente, este estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.

Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a U.C. poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.

Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a uc, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

APARCICI, R., GARCIA-MANTILL, A. (1989) - Reading of Images. Madrid: Ediciones de la Torre.
BARTHES, Roland (1984) - The Clara Chamber. Rio de Janeiro: Fronteira
DONDIS, Donis A (2000) - Visual language syntax. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
RICHARD, Ehrlich (1986) - Dictionary of Photography. Lisbon: Don Quixote.
SHORT, Maria (2013) - Contexts and Narrative in Photography. Barcelona; Editorial Gustavo Gili SL.

Observações

Em caso de impossibilidade de participação nos momentos de avaliação, a avaliação será realizada por exame em data a definir pela Direção (exceto estudantes com estatuto especial).

O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
Componente 1 (40%) - teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1 hora.
Componente 2 (60%) - apresentação (20 minutos) e discussão oral (40 minutos) de produto audiovisual no dia do exame. O produto será realizado pelo estudante nas instalações da ESE/IPS, mediante enunciado fornecido pelo docente, em data prévia ao exame. O produto será realizado num período entre 2 a 4 dias consecutivos, com recurso a equipamento fornecido pela ESE/IPS.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 12:08:19 Última actualização: 2010-07-19