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Pré-produção Audiovisual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
PA07 |
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Sigla: |
PPA |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literaturas Estrangeiras |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
INTRODUÇÃO
Esta é uma Unidade Curricular tendencialmente prática e participativa, orientada para a discussão colectiva e para o desenvolvimento do espírito crítico e do saber fazer, num percurso gradual de aprendizagem das especificidades da linguagem audiovisual e da sua história.
Promove-se o reconhecimento e a experimentação das potencialidades formais e expressivas das imagens animadas em geral e do cinema em particular, focando as primeiras fases de criação e desenvolvimento de um projecto e as necessidades de planeamento e organização nomeadamente através de:
- visionamento e análise crítica de obras de diferentes géneros, formatos e modos de produção;
- exploração de diferentes abordagens da escrita para o ecrã;
- exercício de práticas de pesquisa;
- desenvolvimento de argumentos pensados especificamente para universos expressivos que conjuguem imagem e som;
- aprofundamento de processos projectuais e interdisciplinares;
- compreensão e aplicação de relações não-competitivas e dinâmicas entre palavra e imagem;
- manutenção de laços estreitos entre intenções e forma, potenciando as possibilidades de produção e as qualidades dos projectos, sejam elas poéticas, plásticas, cinematográficas, discursivas ou reflexivas e exercendo a capacidade de intensificarem uma relação com o mundo;
- procura constante de métodos e soluções de planificação e produção sensíveis e adequados, projectados em cenários reais, num espírito de equipa e de articulação de competências e singularidades, com vista à melhor gestão e consecução de projectos audiovisuais.
OBJECTIVOS
Compreender as diversas fases de produção audiovisual (pré-produção, produção, pós-produção, divulgação e exibição);
Reconhecer as características principais da pré-produção audiovisual (investigação, escrita, planificação, gestão);
Compreender os direitos de autor e conexos;
Compreender as principais competências dos membros de equipas de trabalho em produção audiovisual;
Conceber argumentos para diversos géneros audiovisuais;
Planificar uma produção audiovisual, tendo em conta as especificidades do projeto e recorrendo a técnicas e tecnologias adequadas;
Realizar repérages para projetos audiovisuais e construir dossiers de pré-produção.
Conteúdos programáticos
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Escrita
- Ideia, pesquisa e desenvolvimento;
- Sinopse, caracterização de personagens e ambientes, argumento.
2. Planificação
- Guião literário, guião técnico, storyboard;
- Repérage.
3. Gestão
- Equipas e tarefas;
- Documentação de apoio logístico;
- Direitos de autor e conexos;
- Financiamentos e apoios.
Software
CeltX
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
MEDOTODOLOGIAS
a) Apresentação de conceitos e questões fundamentais para a compreensão da linguagem audiovisual, seguida de debates a partir de obras e referências diversas (poéticas, literárias, gráficas, cinematográficas, televisivas e multimédia) convocadas e programadas de acordo com os conteúdos da U.C. e os objectivos de aprendizagem.
b) Desenvolvimento paralelo e acompanhado de exercícios graduais de escrita para o ecrã e planificação de argumentos (individuais ou colectivos, conforme os objectivos pretendidos).
c) Desenvolvimento de um projecto individual, mas realizado de forma participada e em equipa, que será acompanhado, apresentado e discutido ao longo das suas diferentes fases.
A(o)s estudantes terão acesso aos conhecimentos teóricos e técnicos essenciais para a criação, investigação e planificação de narrativas audiovisuais. As aulas contarão com exposições orais apoiadas em materiais diversos (textos, documentos visuais e audiovisuais complementares) e também com enunciados/propostas de trabalho, a desenvolver no decorrer das aulas e fora delas.
Embora sejam disponibilizados os textos e imagens recolhidos para apoio à realização dos exercícios, podem ser solicitadas às/aos estudantes pesquisas de material complementar para o desenvolvimento de propostas individuais e colectivas, a realizar no contexto da aula e fora dela.
No final de cada aula tem lugar um ponto de situação das propostas de trabalho e resolução dos exercícios, com indicação de prazos de entrega das versões revistas ou finais.
Metodologias de ensino
a) Apresentação de conceitos e questões fundamentais para a compreensão da linguagem audiovisual, seguida de debates a partir de obras e referências (poéticas, literárias, gráficas, cinematográficas e televisivas) convocadas e programadas de acordo com os conteúdos da U.C. e os objectivos de aprendizagem.
b) Desenvolvimento paralelo e acompanhado de exercícios graduais de escrita para o ecrã e planificação de argumentos (individuais ou colectivos, conforme os objectivos pretendidos).
c) Desenvolvimento de um projecto individual, mas realizado de forma participada e em equipa, que será acompanhado, apresentado e discutido ao longo das suas diferentes fases.
A(o)s estudantes terão acesso aos conhecimentos teóricos e técnicos essenciais para a criação, investigação e planificação de narrativas audiovisuais. As aulas contarão com exposições orais apoiadas em materiais diversos (textos, documentos visuais e audiovisuais complementares) e também com enunciados/propostas de trabalho, a desenvolver no decorrer das aulas e fora delas.
Embora sejam disponibilizados os textos e imagens recolhidos para apoio à realização dos exercícios, podem ser solicitadas às/aos estudantes pesquisas de material complementar para o desenvolvimento de propostas individuais e colectivas, a realizar no contexto da aula e fora dela.
No final de cada aula tem lugar um ponto de situação das propostas de trabalho e resolução dos exercícios, com indicação de prazos de entrega das versões revistas ou finais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Com a proposta metodológica descrita em a) pretende-se valorizar o confronto de tipos diversos de obras, analisando os contextos, pressupostos e implicações, seja em termos de processos de criação, seja em termos de modelos de produção. Favorece-se a participação e o aprofundamento de instrumentos de análise e crítica através do estudo e comparação de filmes, do contacto com o pensamento e as práticas de escrita e realização, do reconhecimento da importância do argumento e das funções e estratégias de planificação e produção.
Com a proposta metodológica descrita em b) proporciona-se uma descoberta expressiva de processos de criação e apela-se ao desenvolvimento de soluções de produção, ao mesmo tempo que se reencontram os conceitos e conteúdos apresentados, numa perspetiva de trabalho articulado e de avaliação em continuidade.
Com a proposta metodológica descrita em c) sedimenta-se o conhecimento das diferentes fases de produção audiovisual, reconhecendo que nela participam várias autorias indispensáveis, ao mesmo tempo que se exercitam as competências associadas à criação e à gestão de projectos.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação é contínua e tem em conta os seguintes elementos:
1. Participação nos debates e projectos desenvolvidos pelos colegas, e realização dos exercícios práticos de escrita desenvolvidos em aula [40%]
2. Elaboração faseada de um argumento para um projecto audiovisual [30%]
3. Apresentação de um dossier de produção adequado às características e estádio de desenvolvimento, ao género e às potencialidades do projecto audiovisual [30%]
Regime de assiduidade
A avaliação das UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, podendo ser contínua ou periódica, sempre com possibilidade de exame final, exceto a UC de Estágio.
Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia Principal
GUERRA, Tonino;Histórias para uma Noite de Calmaria, Lisboa, Assírio & Alvim, 2002 |
LOPES, Sandra;Manual Prático de Produção, Lisboa, Chiado Editora, 2014 |
MADDEN, Matt;99 Ways to Tell a Story: Exercices in Style, Nova Iorque, Chamberlain Bros., 2005 |
QUENEAU, Raymond;Exercícios de Estilo, Lisboa, Colibri, 2000 [1947] |
SHEPARD, Sam;Crónicas Americanas, Lisboa, Difel, 2002 |
Observações
A(o)s estudantes regulares devem estar presentes em 75% das aulas, participar nas discussões e trabalhos em equipa, analisar os textos, documentos e obras de apoio apresentados, desenvolver os trabalhos propostos e apresentá-los nas datas definidas.
A(o)s trabalhadora(e)s estudantes devem negociar com o docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras duas semanas do calendário lectivo.
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