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Animação 2D e 3D

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: PA12    Sigla: ANIM
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 15 Plano de Estudos 2015_16 5,0 52 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,50
Luís Simões   3,46

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver um conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos sobre diferentes processos de produção e realização de produtos de animação, permitindo ao(à) estudante adquirir as competências necessárias para a realização de produtos na área da animação 2D e 3D.
Nesse sentido pretende-se que o(a) estudante: Identifique diferentes metodologias, técnicas e processos utilizados em animação 2D e 3D.
Adquira conhecimentos na produção de imagens em movimento e no controlo da noção de espaço/tempo.
Planifique e realize um projecto de animação em stop motion (2D) e em 3D Identifique e saiba manusear os equipamentos técnicos necessários à realização da modelação digital 3D para a construção de objetos e personagens.
Adquira as competências fundamentais no uso de aplicações digitais de animação 2D e 3D que lhe possibilitem a produção de animações adequadas à atualidade do desenvolvimento nesta área.

Conteúdos programáticos

Técnicas e processos de criação de imagens em movimento – stop motion (2D) Técnicas e processos de modelação de objetos digitais 3D.
Fases de produção de um projeto de animação stop motion (2D) ou 3D Definição e conceção das várias fases da animação e movimentos de personagens e objetos.
Desenvolvimento de personagens, objetos e ambientes em 2D ou 3D com vista a integrar um produto de animação.
Pintura, texturização e iluminação de elementos integrantes de uma animação 2D ou 3D.
Animação de objetos e personagens num produto de animação, explorando as possibilidades criativas da animação 2D ou 3D.

Software

Adobe Premiére

Cinema 4D

Dragon Frame

Adobe Premiére

Cinema 4D

Dragon Frame


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Animação, nas suas diferentes formas, apresenta-se como uma forma de expressão e comunicação fortemente reconhecida socialmente que, integrando uma variedade de procedimentos e técnicas, assume uma posição importante no domínio da produção audiovisual.
A Unidade Curricular Animação 2D e 3D procurará articular os domínios conceptuais, técnicos e experimentais inerentes ao desenvolvimento destes conteúdos que favoreçam a aquisição de conhecimentos específicos desta área, aplicando-os na conceção e concretização de projetos práticos.
Pretende-se, através dos conteúdos a abordar, dotar os alunos de um conjunto de instrumentos operatórios que vão ao encontro dos objetivos delineados e lhes permitam compreender, analisar e desenvolver as diversas fases de uma animação, tanto em termos expressivos como funcionais.
A intervenção consequente em áreas de atuação específica, através do recurso a metodologias de projeto, visa proporcionar uma sistematização, aprofundamento e consolidação de conhecimentos adquiridos e promover a aquisição e desenvolvimento de métodos de trabalho em equipa.

Metodologias de ensino

As sessões serão realizadas presencialmente ou utilizando a plataforma Teams, centradas na discussão a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados. O processo compreenderá:

a) A discussão e análise de textos, vídeos ou bandas sonoras
b) A definição de projeto
c) O estudo de conceitos de animação
d) Processos e equipamentos para captura de imagem digital
e) A exploração de programas para edição de imagem digital
f) A captura e edição de áudio digital
g) A exploração de programas para edição de áudio digital
h) A modelação de objectos digitais em ambiente virtual
i) A realização de produtos de animação 2D (stopmotion) e 3D
j) A apresentação e discussão de trabalhos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias que, de forma estruturada, conjuguem as dimensões analíticas, crítica e experimental, propostas pelos conteúdos programáticos. O trabalho desenvolvido será de natureza teórico-prática e estará assente em duas grandes vertentes: por um lado o estudo das metodologias essenciais que permitirão realizar uma análise crítica e suportada em conhecimentos científicos dos objetos em estudo, permitindo ao estudante construir o seu conhecimento de uma forma sustentada; por outro lado, privilegiando uma dimensão experimental, a exploração das potencialidades comunicacionais e expressivas apresentadas pelos diversos processos e técnicas de produção de animações 2D e 3D.
Pretende-se, ainda, promover uma crescente autonomia na utilização dos diferentes equipamentos, assim como na realização de procedimentos no campo da animação 2D e 3D. A articulação entre estas vertentes será desenvolvida quer através da realização de exercícios e propostas de trabalho faseadas que possibilitem uma aquisição sistematizada e fundamentada de conhecimentos e capacidades de análise e execução, quer através do contacto com obras de interesse, com vista a estabelecer uma ampliação das perspetivas criativas e conhecimentos tecnológicos inerentes à área da animação.
As sessões de trabalho irão desenvolver-se em contextos distintos, contemplando a análise e discussão de textos, vídeos e outras obras a par de um trabalho de experimentação técnica dentro e fora da sala de aula. Pretende-se, com esta metodologia estabelecer, nas sessões de trabalho, uma sistemática articulação entre a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências funcionais nos diferentes campos da produção de animações 2D e 3D, perspetivando a sua aplicação em contextos variados, evidenciando a relação entre os domínios da perceção, do conhecimento e da comunicação. Promove-se acima de tudo a descoberta de campos e áreas de intervenção, que garantam um aprofundamento e consolidação de conhecimentos estruturantes sobre animação, convidando os alunos a apresentarem propostas criativas, decorrentes de processos de investigação que permitam a sua afirmação em termos estéticos e comunicacionais.

Metodologia e provas de avaliação

Espera-se que cada estudante:

a) Participe nas sessões e na discussão das questões em análise
b) Execute os trabalhos propostos
c) Apresente os seus trabalhos

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:

1. Participação nas sessões de aplicação prática 15%
2. Animação 2D (individual) 60%
3. Animação 3D (individual) 25%

Regime de assiduidade

A avaliação da UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, num modelo de avaliação contínua. Ao estudante sem aproveitamento em avaliação contínua será dada a possibilidade de realizar exame de carácter essencialmente prático, a ser desenvolvido no período de exames de época normal, definido no calendário académico.

Bibliografia

Birn, Jeremy, Digital Lighting and Rendering (3rd Edition), San Francisco: New Riders, 2014
Capucho, Carlos, Magia, Luzes e Sombras, Lisboa: Universidade Católica Editora, 2008
Purves, Barry, Basics Animation: Stop-motion, Lousanne: Ava Publishing, 2010
Williams, Richard, The Animator's Survival Kit, Nova York: Faber and Faber, 2001
Bastos, Pedro, Produção 3D com Blender para Arquitectura e Personagens, Lisboa: FCA - Editora de Informática, Lda, 2010
Bastos, Pedro, Produção 3D com Blender de Personagens Bípedes, Lisboa: FCA - Editora de Informática, Lda, 2011
Vaughan, William, Digital Modeling, San Francisco: New Riders, 2012

Opções
Página gerada em: 2023-02-02 às 01:38:40 Última actualização: 2010-07-19