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Composição e Animação Gráfica
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
PA14 |
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Sigla: |
CPAG |
Áreas Científicas: |
Áudio-Visuais e Produção dos Media |
Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver um conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos sobre processos de composição e animação gráfica, permitindo ao estudante adquirir as competências necessárias para a realização de produtos dessa natureza. Nesse sentido pretende-se que o(a) estudante:
Reconheça as diferentes fases do processo de criação e produção de animação gráfica;
Adquira competências fundamentais no domínio da criação de efeitos visuais digitais, para posterior aplicação em produtos multimédia diversificados (internet, cinema, televisão, publicidade, etc.);
Desenvolva as suas capacidades criativas no desenvolvimento de efeitos visuais complexos;
Realize projetos de comunicação, utilizando ferramentas adequadas à composição e animação gráfica.
Conteúdos programáticos
Edição de imagem em Adobe Photoshop
Edição de som em Adobe Audition
Processos de composição e animação em After Effects
Tipografia aplicada à animação gráfica
Criação de oráculos e gráficos animados (efeitos, transições e correção de cor)
Integrar gráficos animados 2D ou 3D com vídeo, imagem e áudio
Software
Adobe After Effects CC (com C4d Lite)
Adobe Audition
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A composição e animação gráfica apresenta-se hoje como uma mais valia no processo de comunicação audiovisual, assumindo uma posição importante nesse domínio.
A Unidade Curricular Composição e Animação Gráfica procurará articular os domínios conceptuais, técnicos e experimentais inerentes ao desenvolvimento destes conteúdos que favoreçam a aquisição de conhecimentos específicos desta área, aplicando-os na conceção e concretização de projetos práticos.
Pretende-se, através dos conteúdos a abordar, dotar os alunos de um conjunto de instrumentos operatórios que vão ao encontro dos objetivos delineados e lhes permitam compreender, analisar e desenvolver as diversas fases de composição de um projeto de animação gráfica, tanto em termos expressivos como funcionais.
A intervenção consequente em áreas de atuação específica, através do recurso a metodologias de projeto, visa proporcionar uma sistematização, aprofundamento e consolidação de conhecimentos adquiridos e promover a aquisição e desenvolvimento de métodos de trabalho adequados.
Metodologias de ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados. O processo compreenderá:
a) Estudo de conceitos de animação gráfica
b) A exploração de programas para composição e animação gráfica
c) A produção de composições gráficas
d) A realização de produtos de animação gráfica para integração em produtos audiovisuais
e) A apresentação e discussão de trabalhos
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias que, de forma estruturada, conjuguem as dimensões analíticas, crítica e experimental, propostas pelos conteúdos programáticos. O trabalho desenvolvido será de natureza teórico-prática e prática e estará assente em duas grandes vertentes: por um lado o estudo das metodologias essenciais que permitirão realizar uma análise crítica e suportada em conhecimentos científicos dos objetos em estudo, permitindo ao estudante construir o seu conhecimento de uma forma sustentada; por outro lado, privilegiando uma dimensão experimental, a exploração das potencialidades comunicacionais e expressivas apresentadas pelos diversos processos e técnicas de produção de composições e animações gráficas.
Pretende-se, ainda, promover uma crescente autonomia na utilização das diferentes ferramentas digitais adequadas à produção deste tipo de animações. A articulação entre estas vertentes será desenvolvida quer através da realização de exercícios e propostas de trabalho faseadas que possibilitem uma aquisição sistematizada e fundamentada de conhecimentos e capacidades de análise e execução, quer através do contacto com obras de interesse, com vista a estabelecer uma ampliação das perspetivas criativas e conhecimentos tecnológicos inerentes à área.
As sessões de trabalho irão contemplar a análise e discussão de vídeos e outras obras a par de um trabalho de experimentação técnica. Pretende-se, com esta metodologia estabelecer uma sistemática articulação entre a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências, perspetivando a sua aplicação em contextos variados. Ao promover a relação entre os domínios da perceção, do conhecimento e da comunicação, convida-se os alunos a apresentarem propostas criativas, decorrentes de processos de investigação que permitam a sua afirmação em termos estéticos e comunicacionais.
Metodologia e provas de avaliação
A classificação dos estudantes será realizada com base em:
1. Participação nas sessões de aplicação prática 10%
2. Desenvolvimento das 4 fichas de aplicação programadas, compostas por 9 exercícios práticos 40% (4x10%)
3. Projeto de animação gráfica 50%
Regime de assiduidade
A avaliação da UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, num modelo de avaliação contínua. Ao estudante sem aproveitamento em avaliação contínua será dada a possibilidade de realizar exame de carácter essencialmente prático, a ser desenvolvido no período de exames de época normal, definido no calendário académico.
A assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência na componente de aplicação prática, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA). O estudante que não cumpra este requisito mínimo não poderá ser classificado em avaliação contínua.
Bibliografia Principal
Dewdney, Andrew & Ride, Peter;The Digital Media Handbook, Routledge, 2014. ISBN: 9780415699914 |
Gambar, Ron;Nuke 101: Professional Compositing and Visual Effects, 2nd Edition, Peachpitt Press, 2014. ISBN: 9780321984128 |
Trish, Mayor & Trish, Chris;Criando Motion Graphics com After Effects, Focal Press, 2010. ISBN: 8535241892 |
Lisa Fridsma & Brie Gyncild;Adobe After Effects Classroom in a Book (2022 release), Adobe Press, 2022. ISBN: 0137623925 |
Gress, John;[digital] Visual Effects and Compositing, New Riders Pub, 2014. ISBN: 0321984382 |
Byrne, Bill &, Braha, Yael;Creative Motion Graphic Titling: Titling with Motion Graphics for Film, Video, and the Web, Routledge, 2018. ISBN: 9781138452916 |
Observações
A avaliação do projeto de animação gráfica está sujeito à sua apresentação e discussão presencial, sem a qual o estudante não será avaliado.
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