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Pós-produção Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 1S

Código: PA15    Sigla: PPA
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 15 Plano de Estudos 2015_16 5,0 52 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
João Pedro de Campos Duarte AntunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,33
João Pedro Duarte   3,47

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dotar os estudantes do conhecimento de conceitos fundamentais de pós-produção audiovisual, assim como do domínio técnico de ferramentas e processos para pós-produzir trabalhos de diferentes naturezas, tais como documentários, ficções, reportagens ou animações 2D/3D.
Compreender e aplicar técnicas de montagem audiovisual.
Realizar montagens com recurso a software de edição não-linear.
Aplicar efeitos, transições e motion graphics considerando as características de comunicação audiovisual.
Conceber e desenvolver formas e suportes de divulgação audiovisual (formatos para visualização em suporte informático, divulgação on-line, dvd-vídeo)
Montar, finalizar e masterizar os projetos rodados no âmbito da unidade curricular de Produção Audiovisual.
Aprender normas e procedimentos da pós-produção.

Conteúdos programáticos

O workflow de pós-produção e a adequação ao projeto audiovisual
A pós-produção e os vários géneros videográficos e cinematográficos
Os tipos de montagem
"The rule of six"
A importância da edição na construção diegética (espaço, tempo, ação e narrativa).
A montagem de continuidade no cinema narrativo
A composição audiovisual: Tipologia dos planos; Movimento e ritmo
A ‘elipse’e a montagem.
Noção de espaço e tempo: o raccord
Equipamentos e programas para a edição não-linear de vídeo digital.
Formatos e protocolos de intercâmbio.
Correção de cor
Codec’s, rendering e exportação.

Software

Blackmagic DaVinci Resolve

Adobe Media Encoder

Adobe Premiere

Adobe After Effects


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Valorizar a relação entre o domínio técnico e tecnológico com o conceito e a linguagem audiovisual de forma a potenciar a faceta artística e criativa.

Metodologias de ensino

A metodologia assenta na exposição dos conteúdos e fundamentos teórico-práticos com apoio a recursos audiovisuais e bibliográficos e na prática de exercícios de montagem, de forma a consolidar conhecimentos técnicos e artísticos.
A exposição dos conteúdos teóricos será seguida de exercícios/demonstrações executados pelos alunos.
Serão pós-produzidos os projectos rodados no âmbito da U.C. de Produção Audiovisual.
A progressão na pós-produção dos conteúdos realizados pelos alunos será objecto de acompanhamento e avaliação contínua.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Qualquer estudante desta unidade curricular deve adequar e experimentar métodos de trabalho e encontrar workflows que funcionem para diversas situações.
A prática regular de exercícios de montagem permite interiorizar o domínio tecnológico mas, também, força o confronto com situações de condicionantes diversas. O aluno, em busca de soluções, tanto na planificação como na execução, desencadeia processos de abordagem e resolução de problemas.
Assim, conciliando competências criativas e técnicas obtêm-se rotinas e metodologias próprias do ambiente profissional de pós-produção.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e terá os elementos e respetiva ponderação definidos com os estudantes nos primeiros dias de aulas.

Regime de assiduidade

Serão excluídos da avaliação final os estudantes que não tenham assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas práticas.
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C.. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia Principal

Arijon, Daniel;Grammar of the Film Language, Silman-James Press, 1991. ISBN: 9781879505070
Bricca, Jacob;Documentary Editing: Principles & Practice, Taylor & Francis Ltd, 2017. ISBN: 1138675733
Murch, Walter;In The Blink Of An Eye A Perspective On Film Editing, SILMAN-JAMES PRESS,U.S., 2001. ISBN: 9781879505629
Dancyger, Ken;The technique of film and video editing : history, theory, and practice, Focal Press, 2011. ISBN: 978-0-240-81397-4
Reisz, Karel; Millar, Gavin;The Technique of Film Editing, Focal Press, 2010. ISBN: 978-0-240-52185-5

Observações

Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.

Opções
Página gerada em: 2023-02-02 às 01:12:26 Última actualização: 2010-07-19