| 
 | 
                
                
                
Pós-produção Audiovisual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
| Código: | 
PA15 | 
   | 
Sigla: | 
PPA | 
 
| Áreas Científicas: | 
Áudio-Visuais e Produção dos Media | 
 
 
| Secção/Departamento: | 
Artes | 
 
 
Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Dotar os estudantes do conhecimento de conceitos fundamentais de pós-produção audiovisual, assim como do domínio técnico de ferramentas e processos para pós-produzir trabalhos de diferentes naturezas, tais como documentários, ficções, reportagens ou animações 2D/3D.
 Compreender e aplicar técnicas de montagem audiovisual.
 Realizar montagens com recurso a software de edição não-linear.
 Aplicar efeitos, transições e motion graphics considerando as características de comunicação audiovisual.
 Conceber e desenvolver formas e suportes de divulgação audiovisual (formatos para visualização em suporte informático, divulgação on-line, dvd-vídeo)
 Montar, finalizar e masterizar os projetos rodados no âmbito da unidade curricular de Produção Audiovisual. 
 Aprender normas e procedimentos da pós-produção.
  
Conteúdos programáticos
O workflow de pós-produção e a adequação ao projeto audiovisual
 A pós-produção e os vários géneros videográficos e cinematográficos
 Os tipos de montagem
 "The rule of six"
 A importância da edição na construção diegética (espaço, tempo, ação e narrativa).
 A montagem de continuidade no cinema narrativo
 A composição audiovisual: Tipologia dos planos; Movimento e ritmo
 A ‘elipse’e a montagem.
 Noção de espaço e tempo: o raccord
 Equipamentos e programas para a edição não-linear de vídeo digital.
 Formatos e protocolos de intercâmbio. 
 Correção de cor
 Codec’s, rendering e exportação.
  
Software
Blackmagic DaVinci Resolve
 
Adobe Media Encoder
 
Adobe Premiere
 
Adobe After Effects
 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Valorizar a relação entre o domínio técnico e tecnológico com o conceito e a linguagem audiovisual de forma a potenciar a faceta artística e criativa. 
Metodologias de ensino
A metodologia assenta na exposição dos conteúdos e fundamentos teórico-práticos com apoio a recursos audiovisuais e bibliográficos e na prática de exercícios de montagem, de forma a consolidar conhecimentos técnicos e artísticos.
 A exposição dos conteúdos teóricos será seguida de exercícios/demonstrações executados pelos alunos. 
 Serão pós-produzidos os projectos rodados no âmbito da U.C. de Produção Audiovisual.
 A progressão na pós-produção dos conteúdos realizados pelos alunos será objecto de acompanhamento e avaliação contínua. 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Qualquer estudante desta unidade curricular deve adequar e experimentar métodos de trabalho e encontrar workflows que funcionem para diversas situações.
 A prática regular de exercícios de montagem permite interiorizar o domínio tecnológico mas, também, força o confronto com situações de condicionantes diversas. O aluno, em busca de soluções, tanto na planificação como na execução, desencadeia processos de abordagem e resolução de problemas.
 Assim, conciliando competências criativas e técnicas obtêm-se rotinas e metodologias próprias do ambiente profissional de pós-produção.
  
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação é contínua e terá os elementos e respetiva ponderação definidos com os estudantes nos primeiros dias de aulas.
 
  
Regime de assiduidade
Serão excluídos da avaliação final os estudantes que não tenham assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas práticas.
 Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C.. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
 Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS. 
Bibliografia Principal
 Arijon, Daniel;Grammar of the Film Language, Silman-James Press, 1991. ISBN: 9781879505070 | 
 
 Murch, Walter;In The Blink Of An Eye A Perspective On Film Editing, SILMAN-JAMES PRESS,U.S., 2001. ISBN: 9781879505629 | 
 
  Reisz, Karel; Millar, Gavin;The Technique of Film Editing, Focal Press, 2010. ISBN:  978-0-240-52185-5 | 
 
 Bricca, Jacob;Documentary Editing: Principles & Practice, Taylor & Francis Ltd, 2017. ISBN: 1138675733	 | 
 
 Dancyger, Ken;The technique of film and video editing : history, theory, and practice, Focal Press, 2011. ISBN: 978-0-240-81397-4 | 
 
 
Observações
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
 Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS. 
             | 
                
            
                
 |