This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PA17
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Tópicos de Matemática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 1S

Código: PA17    Sigla: TM
Áreas Científicas: Matemática
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 15 Plano de Estudos 2015_16 3,0 23 81,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Joana Filipa Oliveira CabralResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,50
Ana Paula Silvestre   1,53

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

− Compreender, de uma forma aprofundada, e mobilizar conceitos e procedimentos associados aos seguintes temas da Matemática:
o Geometria e Medida
o Organização e Análise de Dados
− Resolver problemas geométricos, recorrendo a modelos, à visualização espacial e ao conhecimento sobre formas geométricas bi e tridimensionais, usando, nomeadamente, ambientes de geometria dinâmica
− Usar, adequadamente, conceitos, ferramentas e fórmulas para determinar medidas, mobilizando conhecimento aprofundado sobre sistemas e processos de medição
− Conhecer e aplicar criticamente ferramentas e técnicas estatísticas na resolução de problemas da realidade
− Interpretar e analisar criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas recorrendo, se adequado, a recursos tecnológicos

Conteúdos programáticos

Geometria e Medida
- Visualização e representação
Planificação e construção de modelos
Representações bi e tridimensionais
Cálculo de volumes e áreas
Perspetivas e projeções
- Transformações geométricas
Isometrias no plano
Dilações e semelhanças
Transformações geométricas em R3
- Simetria
Padrões e frisos
Pavimentações regulares e arquimedianas
Simetria em polígonos e poliedros
- Problemas geométricos
Organização e análise de dados
- Técnicas de amostragem
- Análise, representação e redução de dados
- Características amostrais: medidas de localização e dispersão
- Distribuições bidimensionais
- Regressão linear
- Problemas de organização e análise de dados


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC visa a compreensão aprofundada e a mobilização de conceitos e procedimentos associados aos temas Geometria e Medida e Organização e Análise de Dados. Os conceitos serão abordados de forma a incluir numerosas e variadas experiências de resolução de problemas, através das quais se perspetiva o desenvolvimento da capacidade de pensar matematicamente e se valoriza a compreensão e o aprofundamento de noções abrangentes e especializadas dos diferentes temas matemáticos acima referidos.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando o desenvolvimento das competências referidas anteriormente. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos e a resolução e discussão de problemas que permitam abordar os conteúdos referidos. Será privilegiado o recurso a ferramentas de geometria dinâmica para abordar os conteúdos relativos ao tema Geometria e Medida.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, pretende contribuir para o seu aprofundamento sobre temáticas da UC. Perspetivando este aprofundamento com compreensão, o trabalho a realizar nas sessões presenciais privilegiará a resolução de problemas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Assim, estes estudantes deverão: (i) participar nas atividades em aula (10%),(ii) realizar um teste escrito individual, cujos conteúdos se relacionam com os temas Geometria e Medida e Análise e Organização de Dados (50%); (iii) realizar um trabalho escrito que envolve a resolução de um problema e a produção do correspondente relatório escrito (40%).


Regime de assiduidade

A avaliação será contínua, aplicando-se o Regime de Frequência e Avaliação em vigor na ESE/IPS.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Enzensberger, M. H. (2000). O diabo dos números. Porto: Edições ASA.
Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1998). Introdução às probabilidades e estatística. Lisboa: Universidade Aberta.
Graça Martins, M. E., Loura, L. & Mendes, F. (2007). Análise de Dados. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.
Jacobs, H. (2003). Geometry. New York: W. H. Freeman and Company.
Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A. & Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Lisboa: Escolar Editora.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Veloso, E. (1998). Geometria: Temas actuais. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 16:14:53 Última actualização: 2010-07-19