This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PA20
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Projeto de Expressão e Comunicação Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: PA20    Sigla: PECA
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 18 Plano de Estudos 2015_16 5,0 30 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
João Paulo Rodrigues PiresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,20
José Leitão   1,00
Pedro Felício   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Mobilizar conhecimentos de várias áreas do saber na compreensão de problemáticas e contextos particulares.
Analisar contextos sociais e profissionais com vista à criação de produtos audiovisuais.
Caracterizar contextos sociais e profissionais.
Dominar conhecimentos metodológicos na realização de projetos de intervenção.
Utilizar conhecimentos metodológicos na implementação de projetos.
Desenvolver atividade de investigação no domínio dos audiovisuais.
Comunicar de forma eficaz utilizando as linguagens inerentes aos audiovisuais.
Utilizar adequadamente as tecnologias de informação e comunicação.
Organizar e planear o trabalho individual e de grupo.
Desenvolver e aplicar um projeto de expressão e comunicação audiovisual.

Conteúdos programáticos

Métodos de resolução de problemas.
Metodologia de projeto.
Fases de construção de um projeto.
Fases de implementação de um projeto.
Os projetos audiovisuais, as intervenções e os contextos.
As organizações, os públicos e as expectativas.
A gestão das expectativas e dos recursos.
Autonomia, integração e coerência.
Gerir a diversidade e a criatividade.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da produção audiovisual, pretende contribuir para a compreensão dos diversos contextos profissionais face ao envolvimento e à área, estimular a intervenção e organização de atividades, bem como proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na planificação de projetos na área da produção audiovisual.
Os conteúdos programáticos encontram-se delineados para o conhecimento e análise das dinâmicas em simulação de contexto profissional, assim como a planificação de intervenção crítica e reflexiva.

Metodologias de ensino

As atividades a desenvolver procurarão concretizar os objetivos da UC através da articulação dos conteúdos definidos neste programa com as necessidades e experiências dos alunos.

Assim, prevêem-se os seguintes processos de trabalho:
Sessões de enquadramento teórico com o recurso a metodologias diversificadas
Sessões de enquadramento metodológico dos trabalhos a desenvolver
Discussão orientada sobre temas.
Comunicação oral dos resultados de diferentes atividades
Sessões de acompanhamento tutorial
Desenvolvimento de um Dossier de Produção
Realização de um pequeno produto audiovisual.

- Sessões de acompanhamento tutorial.
- Realização de um pequeno projecto de intervenção, cujo relatório terá um máximo de 20 páginas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se desenvolver um trabalho de acompanhamento reflexivo sobre os contextos de intervenção profissional, desenvolvendo uma estratégia de análise e discussão contínuas.
O acompanhamento realizado pelos docentes permitirá aos estudantes desenvolverem projetos adequados em resposta a duas questões essenciais: em primeiro lugar, como desenvolver um Dossier de Produção; em segundo lugar, como gerir uma pequena equipa nas 3 fases de produção de um produto audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção).

Metodologia e provas de avaliação

Proceder-se-á à avaliação sistemática de:

Participação dos alunos nas sessões de trabalho presenciais e a distância
Desenvolvimento de Dossier de Produção para projeto audiovisual
Desenvolvimento das fases de Pré-produção, Produção e Pós-produção do projeto
Capacidade de trabalhar em equipa

A classificação terá em linha de conta:

Demonstração de competências nas várias fases de desenvolvimento do projeto de comunicação audiovisual (ao longo do semestre) - 10%
Dossier de Produção (até final de novembro de 2020) - 30%
Produto audiovisual (entre dezembro 2020 e fevereiro 2021) - 50%
Capacidade comunicativa e argumentativa na apresentação do projeto – 10%

Nota: O Dossier de Produção e Produto Audiovisual devem ser realizados em equipas de 3 elementos, preferencialmente em articulação com a IPSTv.

Regime de assiduidade

A avaliação da UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, num modelo de avaliação contínua. Ao estudante sem aproveitamento em avaliação contínua será dada a possibilidade de realizar exame de carácter essencialmente prático, a ser desenvolvido no período de exames de época normal, definido no calendário académico.

A orientação tutorial terá como objetivo orientar os trabalhos em curso. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário, e poderá ser realizada presencialmente ou à distância, recorrendo à plataforma moodle disponível para tal ou ao correio eletrónico.

Bibliografia

ANG, T. (2005) – Manual de Vídeo Digital. Porto: Civilização.
ARANSON, I. (s.d.) – DV Filmmaking:from start to finhish. O’Reilly Digital Studio.
ARTIS, A. (2008) – The Shut up and shoot: documentary guide. Focal Press
LOPES, S. (2014) – Manual Prático de Produção. Lisboa: Chiado Editora.
MARNER, T. (1999) – A realização cinematográfica. Lisboa: Edições 70.
GARDIES, R. org. (2006). Compreender o cinema e as imagens.
RABIGER, M. (2008) - Directing : film techniques and aesthetics. 4th ed Burlington, MA;Oxford: Focal.
WIESE, M. (1991) - Film directing shot by shot : visualizing from concept to screen Studio City, CA .
SANTOS, S. C. (2013) - Os media de serviço público. Covilhã: Labcom

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 15:06:39 Última actualização: 2010-07-19