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Intersubjetividade e Relação com o Saber

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: PG_EE02    Sigla: IRS
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 20 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Luísa Ramos de Carvalho   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1 - Objectivos de Aprendizagem:

O objetivo global desta Unidade Curricular é observar a dinâmica relacional na sala de aula e com os parceiros exteriores e compreender as suas implicações no ato de aprender e ensinar.
Neste sentido pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Compreender as relações do docente com o aluno ou grupo de alunos; de um aluno com outro ou com o grupo de pares; do docente com outros profissionais e com os pais, assim como as dificuldades relacionais no espaço de uma sala de aula, de um grupo e analisar o modo como um profissional as pode resolver.
- Compreender que a subjetividade, a interioridade estão presentes em toda a relação interpessoal, nomeadamente na relação pedagógica.
- Compreender, com a observação de si e do outro, fenómenos relacionais como a agressividade, a dependência, a passividade, a projeção, etc; analisar o lugar da personalidade do docente no exercício da profissão e aceitar envolver-se numa reflexão sobre formas de trabalhar.
- Analisar a recusa de aprender e as reações que provocam no docente.
- Compreender a necessidade de facilitar e solicitar a implicação das famílias no processo de desenvolvimento / aprendizagem das crianças e jovens cuja educação está a seu cargo.




Conteúdos programáticos

I. A relação pedagógica, dimensões relacionais e afetivas
II. As profissões do humano. Educar, profissão impossível?
III. Contribuições da investigação para a educação
VI. A experiência profissional dos docentes
VII. Relação com os pais e comunidades. Os pais como educadores.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Construir competências profissionais, é aprender a encarar a diversidade e a complexidade de situações, identificando o que as aproxima e as distingue de situações comparáveis (mas nunca iguais).

Metodologias de ensino

O programa organizar-se-á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido de forma alternada. Aos tempos expositivos seguem-se tempos de debate. Aos tempos de leitura de textos em pequeno grupo, seguem-se momentos de debate plenário.

O acompanhamento tutorial, pessoal ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Espera-se que cada estudante participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho nesta UC em tem em consideração não só a experiência dos formandos nos contextos de trabalho – a sala de aula, o seu percurso biográfico e também o sentido das próprias vivências, a sua interioridade.
A educação é feita de comunicação, de relações que só adquirem sentido na história de uma vida.
Ao centrar-se na interioridade dos sujeitos a UC, procurará não só valorizar a capacidade de comunicar intersubjectivamente, mas provocar esta comunicação.
Nesta perspetiva os saberes e as competências adquiridos pelos estudantes nos seus diversos contextos de vida são considerados recursos fundamentais. Pretende-se que os saberes a adquirir pelos estudantes serão construídos com base nos saberes já detidos previamente e em articulação com esses mesmos saberes.
Para abordar os fenómenos afetivos, é necessário não ter medo das suas dificuldades e sentimentos, é neste sentido que se previlegia metodologias que incentivem e facilitem a comunicação apoiada nos saberes das ciências humanas, nomeadamente nos contributos da psicanálise.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e as produções académicas dos estudantes. Cada estudante deverá produzir um trabalho pessoal que consiste num ensaio exploratório de um dos temas do programa que vai sendo preparado a partir das reflexões individuais produzidas em cada sessão "Ver, ouvir, sentir e o que é que eu faço com isto". A bibliografia da Unidade Curricular deve ser referida assim como a perspectiva abordada nas aulas síncronas e assíncronas sendo que pode ser concordando ou discordando. Espera-se que o texto inclua o percurso biográfico e também o sentido das próprias vivências de cada estudante.O peso deste produto, na classificação final atribuída a cada estudante é de 100%. O trabalho é entregue perto do final do semestre, até de Fevereiro.
Critérios de avaliação: Muito bom (17-20) o texto tem uma linguagem clara com utilização de linguagem técnica quando oportuno, refere conceitos essenciais correctamente nas ideias expressas, dá exemplos da vida pessoal ou profissional de forma adequada e ilustrativos dos conceitos utilizados, testemunha a evolução do estudante enquanto profissional que frequenta a unidade curricular. Bom (13-16) o texto não apresenta uma ou duas das características presentes na avaliação de "Muito Bom". Suficiente (10-13) O texto apresenta apenas uma ou duas características presentes na avaliação de " Muito Bom". Todos os textos submetidos serão avaliados considerando a presença de plágio detectada através do URKUND. Os estudantes poderão submeter o seu texto no URKUND antes de entregar. Não é possível reformular um texto uma vez avaliado positivamente mas é possível fazê-lo em contexto de exame de melhoria de nota.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua.

Bibliografia

Gomes, E. X. (2015). Quem tem medo da pedagogia? Contributos teoria contemporânea da educação para resistir ao regresso ao básico. Revista Brasileira de Educação, 20(63), 949-973. doi: 10.1590/S1413-24782015206308


Links para a bibliografia de leitura essencial

http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34460 (artigo: A contribuição da psicanálise aos estudos sobre família e educação de Maria Cristina Machado Kupfer)

http://peadrecuperacao.pbworks.com/w/file/fetch/104607070/Freud (livro: Freud e a Educação. O mestre do impossível de Maria Cristina Kupfer)


https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/291(artigo: A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas de Teresa Sarmento e Joaquim Marques)
Links para conferências essenciais
https://www.youtube.com/watch?v=kewds3taXkY(Escola e Família: em busca de uma nova relação com Rosely Sayão)

Observações

Aulas online
Participação através da plataforma ZOOM
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/4225191781
ID da reunião: 422 519 1781
Dispositivo móvel +351308810988,,4225191781# Portugal
+351211202618,,4225191781# Portugal

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