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Atividade Física e Desporto Adaptado

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: PG_EE03    Sigla: AFDA
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 28 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,30
Ana Sofia Barradas   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Compreender os fundamentos epistemológicos da atividade física e do desporto adaptado aplicado aos diferentes contextos de intervenção, bem como refletir acerca da sua importância como ferramenta promotora da inclusão e participação das pessoas com deficiência.
• Conhecer as bases, teórica e prática, das condições de adaptação individual e de desenvolvimento de competências no domínio da atividade física e do desporto adaptado nos seus diferentes contextos.
• Promover o planeamento, a organização e a implementação de atividades físicas e desportivas inclusivas para alunos com necessidades específicas e/ou com deficiência/incapacidade e alunos sem qualquer alteração funcional, com enquadramento de componentes de adaptação.
• Promover a experimentação das mais diversas atividades desportivas específicas e/ou adaptadas para pessoas com deficiência.
• Promover a adequação dos programas de desenvolvimento de atividades físicas e desportivas desenvolvidos em contextos escolar, integrando as aulas de educação física, a atividade física e desportiva no 1.º ciclo, o desporto escolar, entre outros.
• Refletir de uma forma longitudinal e transversal, sobre a importância do desporto inclusivo ao longo do desenvolvimento do ser humano, como promotor de competências fundamentais às diferentes áreas da vida.
• Disseminar boas práticas e promover o envolvimento da comunidade, através da envolvência de entidade(s) parceira(s).
• Promover a partilha de conhecimentos e práticas no âmbito do desempenho profissional, contribuindo para a melhoria da diversificação de atividades inclusivas.
• Refletir acerca do envolvimento dos alunos, dos professores de diferentes especialidades (como educação física e educação especial), da família e das diferentes estruturas da comunidade na promoção da inclusão no e através do desporto.

Conteúdos programáticos

• Enquadramento de conceitos, nomeadamente, atividade física, desporto, desporto adaptado, desporto para pessoas com deficiência, etc.
• Fundamentos da Atividade Física e Desporto Adaptado aplicado em diferentes contextos de atuação: Terapêutico, Educativo, Lazer/Recreação e Desporto de Rendimento/Competição.
• Importância do desporto inclusivo e de uma abordagem longitudinal e transversal promotor da qualidade de vida nas pessoas com deficiência.
• Barreiras e facilitadores.
• Abordagem ao perfil funcional dos alunos, bem como ao desenvolvimento de competências psicomotoras.
• Aspetos transversais ao processo inclusivo, estratégias de adaptação, experimentação de atividades desportivas inclusivas, promoção do contacto in loco com a realidade (caso seja possível) e abordagem ao planeamento e implementação de atividades desportivas inclusivas.
• Abordagem ao envolvimento dos diferentes agentes na promoção de atividades físicas inclusivas, bem como à articulação com os diferentes programas de desenvolvimento desportivo a nível escolar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

• Os conteúdos programáticos foram estruturados e organizados de uma forma coerente com os objetivos da UC, os quais visam, de uma forma consequente, dar resposta às necessidades do país, refletindo também a experiência e a prática internacional de acordo com três dimensões de intervenção:
- A primeira dirigida para a diversidade da população escolar, que compreende alunos com necessidades específicas, alunos com deficiência/incapacidade e alunos sem deficiência e sem necessidades específicas.
- Em segundo lugar, procurar adequar os conteúdos da Atividade Física e do Desporto Adaptado, enquanto veículo e instrumento, aos campos de aplicação no âmbito terapêutico, educativo, recreativo e competitivo.
- Em terceiro lugar, e de acordo com as finalidades próprias da Atividade Física e do Desporto Adaptado, articular horizontal e transversalmente os diferentes programas com as fases de desenvolvimento do ser humano, projetando-a ao longo do ciclo de vida que se pretende que seja ativo e com adoção de estilos de vida saudável.

Metodologias de ensino

• O modelo de formação compreende sessões teóricas com recurso a meios multimédia.
• Sessões teórico-práticas em contexto real de intervenção e/ou simulada, com recurso a tecnologias de ensino e treino para o desporto.
• Realização de seminários, workshops, visitas de estudo, trabalho de pesquisa bibliográfica e realização de sessões práticas de ensino e treino.
• Utilização da plataforma e-learning e da observação vídeo como recursos tecnológicos de suporte à formação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

• As metodologias de ensino dão grande enfoque aos contextos de intervenção, particularmente às reais particularidades e necessidades dos diferentes perfis dos alunos, procurando, sempre que possível, um contacto com a realidade através de visitas in loco e a criação de situações de ensino-aprendizagem privilegiando esse contacto e interacção.
• As tecnologias de informação e de comunicação serão instrumentos que permitirão, por um lado, reforçar essa ligação à prática, permitindo, por outro lado, transpor essa realidade para as sessões teórico-práticas.

Metodologia e provas de avaliação

• A avaliação privilegiará a produção de ferramentas quer de suporte à intervenção dos profissionais, quer para a aprendizagem dos próprios alunos em situação de inclusão e de inclusão inversa.
• A avaliação privilegiará os resultados dos seminários, dos workshops, das visitas, o trabalho de pesquisa bibliográfica e a participação nas sessões práticas.
• Será baseada em trabalho prático ou teórico-prático com componente de avaliação de grupo e individual.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua: o estudante deverá estar presente em, pelo menos, 70% das aulas, participando na discussão das questões em análise, bem como na realização das tarefas e dos trabalhos propostos.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

1. Pereira, L.M.; Carvalho, J.V.; Rosado, A.B.; Patrício, J.; Barradas, A.; Crespo, M.J.; Parreira, J.; Costa, I.; Silva, C.M.; Espadinha, C.; Silva, P.; Januário, N. & Lopes, M. (2017). Desporto com sentido – Manual do Desporto Adaptado. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
2. Carvalho, F.; Carvalho, J.V.; Parreira, J. & Januário, N. (2017). Desporto com sentido – Boccia. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
3. Carvalho, J.V. e Januário, N. (2017). Desporto com sentido – Slalom em cadeira de rodas. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
4. Januário, N.; Ferreira, D.; Carvalho, J.V. & Fernandes, S. (2017). Desporto com sentido – Andebol. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
5. Valamatos, M.J. (2017). Desporto com sentido – Atletismo. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
6. Pereira, L.M.; Correia, D.L. & Damas R. (2017). Desporto com sentido – Goalball. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
7. Infante, J.; Silva, C.F. & Coimbra, M. (2017). Desporto com sentido – Voleibol. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
8. Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto & Canhoto, A. (2017). Desporto com sentido – Jogos Tradicionais. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
9. Chumbinho, R. (2017). Desporto com sentido – Orientação. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
10. Moreira, M.; Lopes, J. & Santos, L. (2017). Desporto com sentido – Surf. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
11. Quendera, I. (2017). Desporto com sentido – Canoagem. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
12. Lebre, P.; Amoedo, H.; Monteiro, E.; Seixas, T. & Falcão, A. (2017). Desporto com sentido – Dança. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
13. Duarte, R.; Ferreira, L.; Sardoeira, L. & Silva, P. (2017). Desporto com sentido – Futebol. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
14. Nunes, J. (2017). Desporto com sentido – Ténis. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
15. Cunha, P. (2017). Desporto com sentido – Vela. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
16. Badajoz, P.C. & Januário, N. (2017). Desporto com sentido – Rugby. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
17. Martins, P. & Pedro, S. (2017). Desporto com sentido – Lutas Amadoras. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
18. Teófilo, F. & Eusébio, J. (2017). Desporto com sentido – Ténis de Mesa. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
19. Pavoeiro, J.; Santos, H.; Marques, J. & Federação Portuguesa de Ciclismo (2017). Desporto com sentido – Ciclismo. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
20. Pessoa, P.; Yázigi, F. & Gama, R. (2017). Desporto com sentido – Natação. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
21. Cardiga, J.; Cardiga, L.; Cardiga, J.P.; Mendes, V.U.; Galego, M.; Duarte, S. & Galego, J. (2017). Desporto com sentido – Equestre. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]

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Página gerada em: 2024-04-20 às 05:47:34 Última actualização: 2010-07-19