This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PG_EE04
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: PG_EE04    Sigla: ANEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 20 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Gina Lemos   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver um conjunto de competências – na sua tríade de atitudes, conhecimentos e capacidades – que contribuam para uma avaliação intencional, fundamentada, criteriosa e circunstanciada de crianças/jovens. No final da UC o/a formando/a será capaz de: (1) reconhecer a avaliação como um processo indispensável à caracterização das capacidades e das potencialidades de crianças/jovens e como ponto de partida para a definição de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; (2) delimitar os conceitos de Dificuldades de Aprendizagem e NEE; (3) Caracterizar NEE; (4) Enumerar os principais métodos e instrumentos de avaliação; (5) Selecionar métodos e instrumentos de avaliação adequados aos objetivos; (6) Planificar o processo de recolha de informação; (7) Avaliar a criança/jovem; (8) Analisar e circunstanciar as informações recolhidas para posterior processo de intervenção educativa; e (9) Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto de equipas colaborativas e de relações interinstitucionais no âmbito da Educação Inclusiva.
--
This course aims to develop a set of attitudes, knowledge and skills that contribute to an intentional, grounded, and detailed assessment of children/young people. At the end of the course the learner will be able to: (1) Recognize assessment as an indispensable process for characterizing the competences and the potential of children/young people and as a starting point for the definition of measures to support learning and inclusion; (2) Delimit the concepts of Learning Disabilities and SEN; (3) Characterize SEN; (4) List the main evaluation methods and instruments; (5) Select assessment methods and instruments appropriate to the objectives; (6) Plan the information gathering process; (7) Evaluate the child/youth; (8) Analyze and frame the information collected for further educational intervention process; and (9) Recognize the value and importance of the work carried out in the context of collaborative teams and interinstitutional relations within Inclusive Education.

Conteúdos programáticos

1. Equidade, qualidade e diversidade: A educação inclusiva no quadro nacional e europeu
2. Educação inclusiva: Porquê? Para quê? Que opções metodológicas? Novidade em quê? Quem? Docente de educação especial com que papel?
3. Processo de identificação da necessidade de medidas: Quando? Por quem? A quem? Como? Relatório Técnico Pedagógico (RTP) e Plano Educativo Individual (PEI)
4. Dificuldades de Aprendizagem (DA) e Necessidades Educativas Especiais (NEE)
5. Caracterização de NEE com enfoque no domínio cognitivo (estas e outras que se considerem pertinentes e oportunas para o grupo em causa): a) Perturbação de hiperatividade com défice de atenção; b) Perturbações específicas da aprendizagem: Na leitura, Na escrita, Na matemática; c) Défices intelectuais; d) Perturbação do espectro do autismo; e) Sobredotação, talento e altas capacidades
6. A avaliação das NEE e os requisitos para uma avaliação de qualidade
7. Métodos e instrumentos de avaliação nas NEE no domínio cognitivo previamente mencionadas
--
1. Equity, quality and diversity: Inclusive education at national and European level
2. Inclusive Education: Why? For what? What methodological options? New in what? Who? Special education teacher with what role?
3. Process for identifying the need for action: When? By whom? To whom? As? Pedagogical Technical Report (RTP) and Individual Educational Plan (PEI)
4. Learning Disabilities (AD) and Special Educational Needs (SEN)
5. Characterization of SEN with a cognitive domain focus (these and others deemed relevant and appropriate for the group concerned): (a) attention deficit hyperactivity disorder; b) Specific learning disorders: Reading, Writing, Mathematics; c) intellectual deficits; d) Autism spectrum disorder; e) Giftedness, talent and high capacities
6. The SEN assessment and the requirements for a quality assessment
7. Methods and assessment tools in SEN in the cognitive domain previously mentioned


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As competências – na sua tríade de conhecimentos, capacidades e atitudes – são ferramentas-chave na formação e no desenvolvimento profissional contínuo para a Inclusão, para qualquer agente a atuar em contextos educativos. Partindo do quadro concetual e das orientações nacionais da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, e no sentido de (i) “elevar os feitos dos [indivíduos em] todas as formas de êxito pessoal, social e académico que serão relevantes para o aluno individual a curto [e] longo prazo”, (ii) “garantir que [todos] valorizam a diversidade (…) e contribuem de forma individual e coletiva para alargar o acesso à educação, melhorando a equidade, de modo a que todos (…) possam desenvolver o seu potencial” e (iii) “garantir (…) abordagens personalizadas à aprendizagem que envolvam todos (…) e apoiem a sua participação ativa no processo de aprendizagem” (European Agency for Special Needs and Inclusive Education, 2015), importa promover, por um lado, o conhecimento matricial sobre a Educação Inclusiva e os seus métodos e instrumentos de avaliação e, por outro, atitudes de compromisso, confiança, aceitação e respeito, capazes de responder à altura dos desafios da Educação Inclusiva. Discutir os valores e questionar as atitudes individuais e coletivas dos agentes educativos no quadro nacional e Europeu da Educação Inclusiva é o ponto de partida para a promoção de um repertório de competências promotores de práticas inclusivas, neste caso no âmbito da avaliação. Para evitar sobreavaliação/sobrediagnóstico de NEE importa delimitar adequadamente os conceitos de Dificuldades de Aprendizagem (DA) e NEE. No âmbito da avaliação importa ter presentes os requisitos de uma avaliação de qualidade e, naturalmente, no quadro do trabalho de equipas colaborativas e de relações interinstitucionais no âmbito da Educação Inclusiva. Além disso, caracterizar detalhadamente as capacidades e as potencialidades é essencial não apenas para o/a formando/a ter um conhecimento científico aprofundado sobre elas, mas sobretudo para conhecer as suas implicações na aprendizagem e estar em condições de atuar proativamente em conformidade, quer do ponto de vista da avaliação (o foco desta unidade curricular), quer do ponto de vista como da intervenção. Ao compreender cada perfil de capacidades e potencialidades pode-se, com fundamento, planear a avaliação, selecionar os métodos e os instrumentos que permitem dar indicação sobre os seus níveis de desempenho, analisar e enquadrar toda a informação recolhida, e decidir sobre o posterior processo de intervenção educativa. Conhecer métodos e instrumentos de avaliação é indispensável para a caracterização circunstanciada de cada caso e para a sua posterior intervenção. Não menos importante, a reflexão sobre as metodologias de trabalho quando se atua no âmbito da Educação Inclusiva é particularmente crítica dado o caráter pluridisciplinar e interinstitucional das equipas colaborativas em que a avaliação (e a intervenção) ocorre(m) neste âmbito.

Metodologias de ensino

No pleno respeito pelas orientações superiores definidas para o ano letivo 2020/2021, fixadas pela Presidência do IPS [vide Linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021] e pela Direção da Escola Superior de Educação, as aulas desta UC organizam-se em sessões online, onde é privilegiado o recurso a técnicas de aprendizagem ativas, que envolvam os/as formandos/as em tarefas de pensamento crítico sobre as suas práticas pedagógicas. As técnicas pedagógicas são passíveis de serem exploradas em atividades individuais (e.g. diário de bordo, experimentação, portefólio), participativas (e.g. questionamento, mapa concetual partilhado), e colaborativas (e.g. grupos de discussão, estudos de caso, construção de materiais de e para a aprendizagem). As horas de trabalho autónomo constituem os momentos dedicados ao processo individual de desenvolvimento de competências transversais (e.g. processamento e análise de informação, raciocínio, resolução de problemas, metacognição, pensamento crítico, pensamento criativo, autorregulação) aplicadas aos conteúdos trabalhados nesta UC. As plataformas utilizadas são o Moodle e o Zoom.
--
In full compliance with the higher guidelines defined for the academic year 2020/2021, set by the Presidency of IPS [see Guidelines for the operation of activities in the academic year 2020/2021] and by the Direction of the Higher School of Education, this course is online, where the use of active learning techniques is preferred, involving the trainees in tasks of critical thinking about their own pedagogical practices. Pedagogical techniques can be explored in individual activities (e.g., logbook, experimentation, portfolio), participatory (e.g., questioning, shared conceptual map), and collaborative (e.g., discussion groups, case studies, construction of materials from and to the learning process). The hours of autonomous work are the moments dedicated to the individual process of developing transversal skills (e.g., information processing and analysis, reasoning, problem solving, metacognition, critical thinking, creative thinking, self-regulation) applied to the contents worked in this UC. The platforms used are Moodle and Zoom.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino adotadas cumprem as recomendações para o Ensino à Distância e respondem a todos os objetivos de aprendizagem definidos para a UC, tanto em termos curriculares como pedagógicos.
--
The teaching methodologies adopted are in full compliance with the recommendations for Distance Learning and respond to all the learning objectives defined for the UC, both in curricular and pedagogical terms.

Metodologia e provas de avaliação

A metodologia de avaliação baseia-se na análise do portefólio individual e inclui todos os trabalhos/registos desenvolvidos ao longo da UC. São considerados os seguintes critérios de avaliação: organização e clareza, qualidade do Português e coerência com linguagem afirmativa/positiva, rigor, riqueza, e capacidade de (auto)análise, (auto)questionamento e (auto)crítica.
--
The evaluation methodology is based on the analysis of the individual portfolio and includes all works / records developed throughout the UC. The following evaluation criteria are considered: organization and clarity, quality of Portuguese and coherence with affirmative / positive language, rigor, richness, and capacity for (self) analysis, (self) questioning and (self) criticism.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.
--
In accordance with the regulations provided.

Bibliografia

No final de cada aula, a docente disponibiliza, via moodle, os recursos que serviram de suporte ao seu desenvolvimento. Abaixo consta a bibliografia fundamental da UC. Qualquer recurso adicional cuja disponibilização se revele pertinente, será posteriormente adicionado.

Correia, L. M. (2013). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora. https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/educacao-especial-e-inclusao/133026

Direção-Geral de Educação (DGE) (2015). Guia de funcionamento dos centros de recurso TIC para a educação especial. Lisboa: Autor.
Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/guia_funcionamento_crtic_final_24set2015.pdf

Hollenweger, J., Pantić, N., & Florian, L. (2015). Tool to upgrade teacher education practices for inclusive education. Strasbourg: Council of Europe. Disponível em https://www.coe.int/en/web/learning-resources/-/tool-to-upgrade-teacher-education-practices-for-inclusive-education

Howlin, P., Charman, T., & Ghaziuddin, M. (2011). The SAGE handbook of developmental disorders. U.K.: Sage Publications. Consultar https://sk.sagepub.com/reference/hdbk_developmentaldisorders

Pereira, F. (Coord.) (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: Ministério da Educação/ Direção-Geral de Educação (DGE). Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf

Rocha, A. (Coord.) (2017). Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. Guia para professores e educadores. Porto: Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (A.N.E.I.S.). Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/guia_sobredotados.pdf

Swanson, H. L. (2013). Learning disabilities: Assessment, identification, and treatment. In Melissa A. Bray & Thomas J. Kehle (Orgs.) The Oxford handbook of school psychology (pp. 1-47). Oxford: Oxford University Press. Consultar https://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780195369809.001.0001/oxfordhb-9780195369809

Opções
Página gerada em: 2024-04-25 às 06:48:10 Última actualização: 2010-07-19