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Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: PG_EE04    Sigla: ANEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 28 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Gina Lemos   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver um conjunto de atitudes, conhecimentos e habilidades (competências) que contribuem para uma avaliação intencional, fundamentada, criteriosa e circunstanciada de crianças e jovens é o propósito que guia esta unidade curricular de formação específica. Escuta, empatia, colaboração, ética, rigor, método, pensamento analítico, pensamento crítico e linguagem afirmativa são competências trabalhadas concomitantemente à exploração dos conteúdos da UC.

No fim da UC, o/a formando/a será capaz de: 1. Reconhecer a avaliação como um processo indispensável à identificação e descrição das capacidades e do nível de desempenho das crianças/jovens e como ponto de partida para a definição de medidas de intervenção educativa; 2. Reconhecer o feedback efetivo e a linguagem afirmativa como ferramentas necessárias ao desenvolvimento pessoal e coletivo; 3. Delimitar os conceitos de Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais; 4. Caracterizar as NEE com enfoque no domínio cognitivo (défices intelectuais; perturbação do espectro do autismo; perturbação de hiperatividade e défice de atenção; perturbações específicas da aprendizagem na leitura, na escrita, na matemática; sobredotação e altas habilidades; e outras que se considerem pertinentes e oportunas para o grupo em causa); 5. Enumerar os principais métodos e instrumentos de avaliação nos processos de identificação e avaliação; 6. Selecionar métodos e instrumentos de avaliação adequados aos objetivos; 7. Planificar o processo de recolha de informação; 8. Avaliar a criança/jovem e seus contextos significativos; 9. Analisar e enquadrar as informações recolhidas para posterior processo de intervenção educativa; e 10. Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).

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Developing a set of attitudes, knowledge and skills (competencies) that contribute to an intentional, grounded, insightful and detailed assessment of children and young people is the purpose that guides this specific course. Listening, empathy, collaboration, ethics, rigor, method, analytical thinking, critical thinking and affirmative language are skills developed concurrently with the exploration of the contents of the course.

At the end of the UC, the trainee will be able to: 1. Recognize assessment as an indispensable process for identifying and describing the abilities and performance level of children/young people and as a starting point for the definition of measures of educational intervention; 2. Recognize effective feedback and affirmative language as necessary tools for personal and collective development; 3. Delimit the concepts of Learning Difficulties and Special Educational Needs; 4. Characterize SEN focusing on the cognitive domain (intellectual deficits; autism spectrum disorder; hyperactivity disorder and attention deficit disorder; specific learning disorders in reading, writing, mathematics; giftedness and high skills; and others that apply relevant and timely for the group concerned); 5. List the main assessment methods and instruments in the identification and assessment processes; 6. Select assessment methods and instruments suitable for the objectives; 7. Plan the information collection process; 8. Assess the child/youth and their significant contexts; 9. Analyze and frame the information collected for a subsequent educational intervention process; and 10. Recognize the value and importance of the work developed in the context of the Multidisciplinary Support Team for Inclusive Education (EMAEI).

Conteúdos programáticos

1. Equidade, qualidade e diversidade: avaliação para a aprendizagem no contexto da EMAEI
2. Feedback e linguagem afirmativa para o desenvolvimento pessoal e coletivo
3. Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais
4. Caracterização das NEE com enfoque no domínio cognitivo (estas e outras que se considerem pertinentes e oportunas para o grupo em causa): défices intelectuais, perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações específicas da aprendizagem (na leitura, na escrita, na matemática), sobredotação e altas habilidades
5. Avaliação das NEE: os requisitos para uma avaliação de qualidade, os processos de identificação e avaliação, métodos e instrumentos de avaliação nas NEE com enfoque no domínio cognitivo
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1. Equity, quality and diversity: assessment for learning in the context of EMAEI
2. Feedback and affirmative language for personal and collective development
3. Learning Difficulties and Special Educational Needs
4. Characterization of SEN focusing on the cognitive domain (these and others that are considered pertinent and timely for the group in question): intellectual deficits, autism spectrum disorder, hyperactivity disorder and attention deficit, specific learning disorders (in reading, writing, math), giftedness and high skills
5. Assessment of SEN: the requirements for a quality assessment, identification and assessment processes, methods and assessment tools in SEN with a focus on the cognitive domain


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As competências – na sua tríade de conhecimentos, capacidades e atitudes – são ferramentas-chave na formação e no desenvolvimento profissional contínuo para a Inclusão, para qualquer agente a atuar em contextos educativos. Partindo do quadro concetual e das orientações nacionais da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, e no sentido de (i) “elevar os feitos dos [indivíduos em] todas as formas de êxito pessoal, social e académico que serão relevantes para o aluno individual a curto [e] longo prazo”, (ii) “garantir que [todos] valorizam a diversidade (…) e contribuem de forma individual e coletiva para alargar o acesso à educação, melhorando a equidade, de modo a que todos (…) possam desenvolver o seu potencial” e (iii) “garantir (…) abordagens personalizadas à aprendizagem que envolvam todos (…) e apoiem a sua participação ativa no processo de aprendizagem” (European Agency for Special Needs and Inclusive Education, 2015), importa promover, por um lado, o conhecimento matricial sobre a Educação Inclusiva e os seus métodos e instrumentos de avaliação e, por outro, atitudes de compromisso, confiança, aceitação e respeito, capazes de responder à altura dos desafios da Educação Inclusiva. Discutir os valores e questionar as atitudes individuais e coletivas dos agentes educativos no quadro nacional e Europeu da Educação Inclusiva é o ponto de partida para a promoção de um repertório de competências promotores de práticas inclusivas, neste caso no âmbito da avaliação. Para evitar sobreavaliação/sobrediagnóstico de NEE importa delimitar adequadamente os conceitos de Dificuldades de Aprendizagem (DA) e NEE. No âmbito da avaliação importa ter presentes os requisitos de uma avaliação de qualidade e, naturalmente, no quadro do trabalho de equipas colaborativas e de relações interinstitucionais no âmbito da Educação Inclusiva. Além disso, caracterizar detalhadamente as capacidades e as potencialidades é essencial não apenas para o/a formando/a ter um conhecimento científico aprofundado sobre elas, mas sobretudo para conhecer as suas implicações na aprendizagem e estar em condições de atuar proativamente em conformidade, quer do ponto de vista da avaliação (o foco desta unidade curricular), quer do ponto de vista como da intervenção. Ao compreender cada perfil de capacidades e potencialidades pode-se, com fundamento, planear a avaliação, selecionar os métodos e os instrumentos que permitem dar indicação sobre os seus níveis de desempenho, analisar e enquadrar toda a informação recolhida, e decidir sobre o posterior processo de intervenção educativa. Conhecer métodos e instrumentos de avaliação é indispensável para a caracterização circunstanciada de cada caso e para a sua posterior intervenção. Não menos importante, a reflexão sobre as metodologias de trabalho quando se atua no âmbito da Educação Inclusiva é particularmente crítica dado o caráter pluridisciplinar e interinstitucional das equipas colaborativas em que a avaliação (e a intervenção) ocorre(m) neste âmbito.

Metodologias de ensino

As aulas desta UC organizam-se em sessões online síncronas, onde é privilegiado o recurso a técnicas de aprendizagem ativas, que envolvam os/as formandos/as em tarefas de pensamento crítico sobre as suas práticas pedagógicas. As técnicas pedagógicas são passíveis de serem exploradas em atividades individuais (e.g. diário de bordo, experimentação, portefólio), participativas (e.g. questionamento, mapa concetual partilhado), e colaborativas (e.g. grupos de discussão, estudos de caso, construção de materiais de e para a aprendizagem). As horas de trabalho autónomo/ sessões assíncronas constituem os momentos dedicados ao processo individual de desenvolvimento de competências transversais (e.g. processamento e análise de informação, raciocínio, resolução de problemas, metacognição, pensamento crítico, pensamento criativo, autorregulação) aplicadas aos conteúdos trabalhados nesta UC. As plataformas utilizadas são o Moodle e o Zoom Colibri.
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Classes at this course are organized into synchronous online sessions, where the use of active learning techniques is privileged, involving trainees in critical thinking tasks about their pedagogical practices. Pedagogical techniques are likely to be explored in individual activities (e.g., logbook, experimentation, portfolio), participatory (e.g., questioning, shared concept map), and collaborative (e.g., discussion groups, case studies, construction of materials to and from the Learn). The hours of autonomous work/asynchronous sessions are the moments dedicated to the individual process of developing transversal skills (e.g., information processing and analysis, reasoning, problem solving, metacognition, critical thinking, creative thinking, self-regulation) applied to the contents worked in this course. The platforms used are Moodle and Zoom Colibri.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino adotadas cumprem as recomendações para o Ensino à Distância e respondem a todos os objetivos de aprendizagem definidos para a UC, tanto em termos curriculares como pedagógicos.

Metodologia e provas de avaliação

A metodologia de avaliação baseia-se na análise do portefólio individual/grupo e inclui todos os trabalhos/registos desenvolvidos ao longo da UC. São considerados os seguintes critérios de avaliação: rigor e riqueza, linguagem afirmativa/ comunicação positiva, clareza da informação e linguagem, registo no diário de bordo.
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The assessment methodology is based on the analysis of the individual/group portfolio and includes all works/records developed throughout the UC. The following evaluation criteria are considered: rigor and richness, quality of Portuguese and consistency with affirmative language, clarity, and capacity for (self) analysis, (self) questioning and (self) criticism through logbook.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.
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In accordance with the regulations provided.

Bibliografia

Boyd, E., Green, A., Hopfenbeck, T. N., & Stobart, G. (Coord.) (2019). Effective feedback: The key to successful assessment for learning. Oxford University Press. Disponível em https://elt.oup.com/feature/global/expert/assessment-for-learning?cc=pt&selLanguage=pt

Eurostat (2021). Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. In Sustainable development in the European Union (pp. 111-126). European Union. Disponível em https://ec.europa.eu/eurostat/documents/3217494/12878705/KS-03-21-096-EN-N.pdf/8f9812e6-1aaa-7823-928f-03d8dd74df4f?t=1623741433852

Hollenweger, J., Pantić, N., & Florian, L. (2015). Tool to upgrade teacher education practices for inclusive education. Council of Europe. Disponível em https://pjp-eu.coe.int/en/web/inclusive-education/images/tool%20to%20upgrade%20teacher%20education%20practices%20for%20inclusive%20education.pdf

Mitchell, D., & Sutherland, D. (2020). What really works in special and inclusive education: Using evidence-based techniques. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429401923

Rocha, A. (Coord.). (2017). Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. Guia para professores e educadores. Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (A.N.E.I.S.). Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/guia_sobredotados.pdf

Outras publicações servem de apoio à UC e são disponibilizadas pela docente através da plataforma Moodle.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 08:17:50 Última actualização: 2010-07-19