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Seminário de Investigação e de Projeto I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: PG_EE06    Sigla: SIP1
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 20 Plano de estudos_14 5,0 25

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,67
Luísa Ramos de Carvalho   0,27
Luzia Lima-Rodrigues   1,40

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta UC, os/as formandos/as serão capazes de: desenvolver modos de analisar e compreender situações e contextos educativos inclusivos que se distanciem do senso comum e da repetição acrítica das intervenções educativas estandardizadas e exclusivas; aprofundar e apropriar-se de modalidades teórico-metodológicas que presidem à investigação em Educação; delimitar áreas da Educação Inclusiva onde desenvolverão os seus projetos; descrever e utilizar metodologias de investigação em Educação e os principais instrumentos de recolha e de análise da informação, com ênfase na metodologia de estudo de caso e na técnica da entrevista. Espera-se que os alunos aprofundem conhecimentos sobre a forma como em ciência se apresentam os resultados dos processos de investigação e reflexão sobre conceitos, políticas e práticas, e que construam o projeto da investigação, incluindo um esboço da fundamentação teórica e da metodologia, e que realizem o pré-teste do projeto a ser efetivamente realizado no 2º Semestre.

Conteúdos programáticos

1. Questões epistemológicas da investigação educacional
Os valores e a investigação educacional
A investigação como componente da prática educativa
Processos de investigação, processos de autoformação
A investigação como um processo de inovação educacional
A investigação e o seu papel na construção de uma escola inclusiva para todos e com todos
2. Questões de metodologia em investigação educacional
Os diferentes paradigmas da investigação educacional
Metodologia do trabalho científico e apresentação formal de uma investigação
Métodos e procedimentos de recolha e análise da informação
Instrumentos e aplicativos de suporte à investigação.
3. Como elaborar um projeto de investigação.
Apresentação de um projeto
A importância de uma fundamentação teórica robusta e situada.
Metodologia e procedimentos - ênfase na técnica da entrevista e no pré-teste de entrevistas.
Análise crítica de um processo de investigação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Considerando que os objetivos desta UC prendem-se com a introdução do estudante no campo da investigação em Educação Inclusiva, com a construção de um guião de entrevista fundamentado na atual legislação portuguesa e nos correlatos documentos internacionais, e com a realização efetiva do pré-teste da entrevista e a sua respetiva análise, os conteúdos programáticos emergem justamente destes objetivos. As questões epistemológicas levam os alunos a desenvolver modos de analisar e compreender contextos e situações educativos inclusivos que se distanciem do senso comum e da repetição acrítica das intervenções educativas estandardizadas. As questões metodológicas apoiam os estudantes para que desenvolvam os seus projetos; descrevam e utilizem metodologias de investigação em Educação e os principais instrumentos de recolha e de análise da informação. Por fim, como elaborar um projeto dá-lhe base para que construam o projeto da investigação, incluindo um esboço da fundamentação teórica e da metodologia, e que realizem o pré-teste do projeto a ser efetivamente realizado no 2º Semestre.

Metodologias de ensino

A UC organiza-se metodologicamente em torno de: partilha de um roteiro de construção de um projeto ou trabalho de investigação, nas suas frases constituintes; exploração pedagógica de vídeos ilustrativos das principais características de um pré-teste de entrevista; exploração de motores de busca de artigos científicos e repositórios de acesso livre; exploração pedagógica de publicações diversas, com ênfase em artigos científicos; construção coletiva de um projeto articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC é desenvolvida em torno do trabalho do projeto que explorará a Educação Inclusiva em Portugal, para o qual contribuem as sessões teóricas práticas, a orientação tutorial e o trabalho de campo realizado em articulação com as demais UCs ​​da Pós-Graduação.

Acompanhamento do tutorial:
O acompanhamento do tutorial visa: apoiar e orientar os alunos em toda a UC na realização do trabalho do projeto, esclarecer dúvidas e dúvidas, fornecer conselhos e informações; O monitoramento será realizado pessoalmente ou à distância.
Espera-se que os alunos participem das aulas e participem da discussão dos assuntos em análise; (B) ler, analisar e discutir os textos de apoio disponíveis; (C) apresentar nas datas previstas o status de seus projetos; d) realizar o trabalho programado nas datas acordadas.
Pretende-se que os alunos façam uma primeira abordagem às questões epistemológicas de investigação e construção de conhecimentos em situações educacionais, bem como conheçam a metodologia qualitativa em educação inclusiva e algumas das principais técnicas utilizadas para o estudo de caso, com ênfse na entrevista.

Metodologia e provas de avaliação

Pretende-se que os/as formandos/as: façam quer uma primeira aproximação a questões epistemológicas de investigação, quer a construção de conhecimento em situações educativas inclusiva, bem como conheçam a metodologia de investigação em educação e algumas das principais técnicas utilizadas; participem na discussão das questões em análise, bem como leiam, analisem e discutam os textos de apoio sugeridos.
Para além disso, os estudantes deverão entregar um esboço da fundamentação teórica e da metodologia, e realizar o pré-teste da entrevista que comportáro projeto a ser efetivamente realizado no 2º Semestre.
À apresentação oral da entrevista de pré-teste, à autocrítica, à análise das múltiplas dimensões do "entrevistar" e à conceção do trabalho, com formato adequado e referências, será dada uma ponderação de 100%.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.

Bibliografia

Bardin, L. (1997). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições Setenta.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação-Uma Introdução à
Teoria aos Métodos. Porto: Porto Editora.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa:
Gradiva.
Rodrigues. D. (2006). Investigação em Educação Inclusiva. Faculdade de Motricidade
Humana: Lisboa
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho - Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva.
https://dre.pt/home/-/dre/115652961/details/maximized
Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho - Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário
e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens.
https://dre.pt/home/-/dre/115652962/details/maximized

Opções
Página gerada em: 2024-04-18 às 07:06:43 Última actualização: 2010-07-19