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Artes e Inclusão

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: PG_EE08    Sigla: AINC
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 25 Plano de estudos_14 4,0 15

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
António Ângelo de Jesus Ferreira de VasconcelosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,00
Carlos Barreto Xavier   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular Artes e Inclusão constitui-se como uma área de formação em que, através da criação, produção e apresentação online de um projeto artístico, os e as estudantes podem adquirir um conjunto de instrumentos práticos e teóricos que permitem articular e estabelecer conexões significantes entre as artes e o trabalho educativo, no âmbito das necessidades específicas. Neste contexto, os objetivos de aprendizagem desta unidade são:
A. Vivenciar experiências de criação artística e de performances integradoras de diferentes expressões, desenvolvendo competências no âmbito das necessidades específicas e no da inclusão;
B. Potenciar o desenvolvimento de instrumentos teóricos, técnicos e artísticos possibilitadores de práticas imaginativas e experimentais;
C. Fomentar a utilização de didáticas e estratégias metodológicas de natureza criativa nos processos de educação e formação interpessoal;
D. Compreender o valor das artes, e das suas diferentes modalidades, no desenvolvimento de uma educação e de uma identidade harmoniosa, num contexto de necessidades específicas e sempre numa perspetiva inclusiva.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno de 4 grandes domínios: (a) enquadramento das artes no contexto da Inclusão; (b) conceção, criação e produção de um projeto artístico multimédia; (c) integração das artes, da criatividade e da pedagogia das diferentes expressões em contextos educativos que saibam respeitar e valorizar a diferença; (d) compreensão das diferentes componentes e modalidades do trabalho criativo no âmbito do trabalho com crianças e jovens como necessidade educativas específicas.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos da unidade Artes e Inclusão estão organizados em torno das seguintes temáticas:
1. Os processos de criação e experimentação artística ao vivo e online;
2. Didáticas e metodologias nos processos de fruição artística (criação e interpretação);
3. Aprendizagens, imaginação e criatividades;
4. O papel das artes no contexto da Educação Especial.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos expressos no ponto 1 e no ponto 2 articulam-se com os objetivos expressos no ponto A e no ponto B. Os processos de criação e de experimentação assim como as suas didáticas e metodologias são mais facilmente apreendidos se tivermos em conta que os objetivos da nossa intervenção pedagógica procuram proporcionar vivências artísticas e desenvolver competências e instrumentos que permitem o domínio estético das diferentes expressões para uma formação harmoniosa e integral do indivíduo na sua especificidade intrínseca. Os conteúdos expressos no ponto 3 e no ponto 4 articulam-se com os objetivos expressos no ponto C e no ponto D, na medida em que a compreensão do valor educativo e do papel formativo das artes, da imaginação e da criatividade só é possível se os nossos objetivos pedagógicos contemplarem a fomentação de didáticas criativas e experimentais na constante busca de uma adequação aos contextos e às necessidades específicas dos aprendizes.

Metodologias de ensino

Tendo em consideração a situação originada pela COVID 19, as sessões processam-se em torno de três componentes fundamentais. Uma primeira componente desenvolve-se em torno do trabalho prático (online) de criação e produção de um projeto artístico envolvendo diferentes tipos de expressões, processos, técnicas, procedimentos e objetivos comunicacionais. Uma segunda componente envolve a apresentação pública online do projeto. Espera-se que cada estudante participe na criação, na produção e na apresentação do projeto artístico comum, bem como nos trabalhos online propostos e na discussão das questões em análise. Espera-se, concretamente, que o estudante leia, analise e discuta os textos propostos; execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho de natureza prática articula-se prioritariamente com os três primeiros conjuntos de objetivos definidos: A, B e C. O trabalho teórico e analítico com os objetivos expressos em D.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação será contínua, incidindo sobre o desempenho nas atividades, nos trabalhos propostos nas aulas e na apresentação pública do projeto artístico. A avaliação contínua tem uma ponderação de 50% e a pontual de 50%. O cálculo da classificação final será elaborado a partir das seguintes ponderações:

Avaliação contínua:
- Assiduidade e participação: 10%
- Desempenho nas atividades e propostas desenvolvidas nas aulas: 20%
- Concepção e desenvolvimento do projeto artístico: 20%

Avaliação pontual:
- Dinâmicas e desempenho inerentes à apresentação pública
do projeto performativo (online): 30%
- Guião (registo escrito final) do projeto performativo: 20%

Bibliografia

Almeida, J. C. R. (1998). Um olhar musical pelos resíduos. Lisboa: Instituto dos Resíduos. Burnard, P. (2013). Musical Creativities in Practice. Oxford: University Press.
Craft. A. et al. (2004). Criatividade e educação. Lisboa: Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade.
Crutchfield, S. & Epstein, M. (2000). Points of Contact: Disability, Art, and Culture. Michigan: University of Michigan.
Csikszentmihalyi M. (1996). Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention, New York: HarperCollins.
Fleming, M. (2012). The Arts in Education: An Introduction to Aesthetics, Theory and Pedagogy. London: Routledge.
Fumoto, H., Robson, S., Greenfield, S. & Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Griffiths, F. (Ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years. London: Routledge.
Guedes, T. (2000). Criatividade precisa-se. Na poesia, na narrativa e na área de Projecto. Lisboa: Caminho.
Hammel, A. & Hourigan, R. (2011). Teaching Music to Students with Special Needs: A Label-Free Approach.
Oxford: Oxford University Press.
Hodkinson, A. & Vickerman, P. (2009). Key Issues in Special Educational Needs and Inclusion. London: Sage Publications.
Kuppers, P. (2013). Disability and Contemporary Performance: Bodies on the Edge. London: Routledge. Menéres, M. A. (1993). O que é imaginação. Lisboa: Difusão Cultural.
Monteiro, G. (2003). O Professor, o Corpo e a Voz. Conhecer, Praticar, Desenvolver. Porto: Edições Asa. Novelly, M. C. (1994). Jogos Teatrais para grupos e sala de aula. São Paulo: Papirus Editora
Rodari, G. (1993). Gramática da fantasia. Introdução à arte de inventar histórias. Lisboa: Caminho.
Santos, F. M. & Serra, E. (2007). Quero ser escritor. Manual de escrita criativa para todas as idades. Lisboa: Oficina do Livro.
Sternberg, R. J. (Ed.) (2004). Handbook of Creativity. Cambridge: Cambridge University Press.
Tavares, G. M. (2013). Atlas do Corpo e da Imaginação. Teoria. Fragmentos e Imagens. Lisboa: Editorial Caminho.
Thomas, K. & Chan, J. (Ed.) (2013). Handbook of Research Creativity. Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited.

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Página gerada em: 2024-04-26 às 13:57:00 Última actualização: 2010-07-19