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Construção de um Projeto de Vida

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: PG_EE10    Sigla: CPV
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 25 Plano de estudos_14 3,0 15

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,00
Carla Cibele Figueiredo   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1 - Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os estudantes desenvolvam um conjunto de conhecimentos e de competências que lhes permitam exercer a profissão de modo lúcido e seguro no que respeita a construção refletida e partilhada de projetos de transição para as crianças/jovens com NEE.
Estes projetos, embora incidindo em cada indivíduo em particular, devem ser elaborados de um modo partilhado e integrando contributos de outros atores familiares e/ou sociais ou institucionais. Assim sendo, os estudantes deverão não apenas confrontar-se com diferentes concepções e modelos de projetos de vida, analisando o sentido de cada um deles em pessoas concretas, mas também aprender a criar sinergias com vista à optimização dos recursos humanos e materiais para a concretização dos mesmos.
Prevê-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências relacionados com:
- Percursos diferenciados de vida, particularmente pertinentes em pessoas com défices cognitivos e/ou motores;
- Análise das experiências e dos percursos existenciais das crianças/jovens com NEE, com vista à projeção de um futuro que integre e optimize as suas potencialidades;
- Identificação das “zonas de competências” favoráveis à integração social/profissional das crianças/jovens com NEE;
- Determinação de trajetórias futuras para as crianças/jovens com NEE, identificando e mobilizando os atores que possam contribuir para o seu sucesso profissional e/ou social;
- Aceitação das contradições emocionais das famílias e dos jovens e promoção de redes afectivas de suporte aos processos de transição.

Conteúdos programáticos

Pretende-se que este programa seja flexível e evolutivo, pelo que se prevê que ao longo do trabalho possam ocorrer algumas adaptações de acordo com os interesses e experiências dos estudantes.
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos em torno dos seguintes eixos:
1. Histórias de vida
1.1 - Determinação dos elementos significativos que são reconhecidos como indutores de mudança;
1.2 - Atribuição de significados individuais e percepção dos outros nas trajetórias individuais;
1.3 – Elementos presentes nas expectativas face ao futuro: afectivos, sociais, profissionais.

2. O projeto de vida como elemento estruturante da construção identitária
2.1 – Quem sou? O que pretendo? De que sou capaz?
2.2 – Quem são os outros? Como posso relacionar-me com eles? O que posso esperar deles?
2.3 – Que competências sociais posso desenvolver? Que competências profissionais posso desenvolver?

3. Da consciência ao plano de acção e à regulação do mesmo.



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretendendo esta UC dotar os estudantes de saberes e de competências relativamente à construção de histórias de vida e projectos pessoais de vida enquanto instrumentos que podem usados na educação e na intervenção social, considerando várias fases do ciclo de vida e em especial em momentos de transição e/ou de tomada de decisões. O instrumento é especialmente útil na adolescência e com jovens em risco. No que diz respeito aos jovens com NEE é decisivo para pensar, identificar os recursos e acionar as janelas de oportunidade conducentes à elaboração partilhada de projetos de transição para as crianças/jovens com NEE.

O confronto com histórias de vida (que pode passar pela reflexão e identificação de aspectos significativos da própria história individual) e a análise de elementos associados à construção identitária, permitirá reconhecer núcleos estruturantes e facilitadores da construção dos projetos de transição dos seus alunos. Por outro lado, tratando-se de questões de grande sensibilidade (reforçada pelas características da população a quem se destinam) os intervenientes no processo devem ser capazes de desenvolver atitudes positivas potenciadoras de dinâmicas ativas de interajuda e de equilíbrio emocional.

Metodologias de ensino

As metodologias de ensino contemplam a apresentação de experiências recolhidas pelo docente ou pelos estudantes, a leitura de textos e discussão em sala, o uso de instrumentos de técnicas de natureza diversificada (narrativas, projectivas, dramáticas...) para aplicação em determinadas fases do processo de construção, a análise de histórias de vida e a elaboração de um projecto de vida.
Prevê-se acompanhamento tutorial com a finalidade de apoiar e orientar os estudantes ao longo da UC na realização dos trabalhos, esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; o acompanhamento será feito quer presencialmente quer à distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A natureza da UC e o público da formação exigem uma apurada articulação entre a partilha de experiências (dos próprios sujeitos da formação ou de relatos publicados) e as atividades de natureza teórico-conceptual que deem sentido e organizem essas experiências. Essa alternância metodológica permite espaços de análise conceptual mas também emocional, dando lugar à reflexão sobre o “outro” partindo do “eu” e à identificação de elementos críticos na elaboração de um projeto de vida/de transição.

Metodologia e provas de avaliação

O estudante poderá tomar várias opções de abordagem da temática para a elaboração de um trabalho individual, desde a realização de uma história de vida e projecto de vida com uma pessoa à sua escolha à construção de uma sessão de dinâmicas em pequeno ou grande grupo para exploração de questões identitárias com base em recursos adequados à faixa etária em questão.

Projeto do estudante (individual ou a pares)- 70%
Assiduidade e Participação, designadamente elementos de melhoria contínua do trabalho proposto - 30%

Regime de assiduidade

.

Bibliografia

Albuquerque, I. & Lima, M. P. (2007). Personalidade e bem-estar subjetivos: uma abordagem com os projetos pessoais. Recuperado em Dezembro, 11, 2010 através da fonte http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0373.pdf

Damásio, A. O livro da consciência (2010). Lisboa: temas e debates

Carmo, Hermano (2000). Intervenção Social com grupos. Lisboa: Universidade Aberta.

Cyrulnik, B. (2001a). Resiliência – Essa inaudita Capacidade de Construção Humana. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget.

Machado, F., Silva, A. (2009). Quantos caminhos há no mundo? Parede: Princípia.

Ramos, N. (2004). Psicologia Clínica e da Saúde. Lisboa: Universidade Aberta.

Rogers, C.(2009). Tornar.se Pessoa. Lisboa: Editora Padrões culturais

Oliveira, J. (2010). Psicologia positiva: uma nova psicologia. Porto: Livpsic Editora

Yunes, M. (2003). Psicologia positiva e resiliência: o foco no indivíduo e na família. Psicologia em Estudo, 8, 75-84. Recuperado em Fevereiro, 8, 2011 através da fonte http://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf.



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Página gerada em: 2024-04-26 às 20:56:30 Última actualização: 2010-07-19