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Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: PG_EE11    Sigla: INEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 20 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Gina Lemos   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver um conjunto de competências – na sua tríade de atitudes, conhecimentos e capacidades – que contribuam para uma avaliação intencional, fundamentada, criteriosa e circunstanciada de crianças/jovens. No final da UC o/a formando/a será capaz de: (1) Conhecer as respostas educativas disponíveis no quadro concetual e de acordo com as opções metodológicas da Educação Inclusiva; (2) Construir planos de intervenção adequados e que atendam às necessidades, interesses, capacidades e potencial de todos e de cada um, em contextos, por definição, sistémicos; e (3) Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto de equipas colaborativas e de relações interinstitucionais no âmbito da Educação Inclusiva.
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This course aims to develop a set of attitudes, knowledge and skills that contribute to an intentional, grounded, and detailed intervention of children / young people. At the end of the course, the student will be able to: (1) Know the educational responses available in the conceptual framework and according to the methodological options of Inclusive Education; (2) Build appropriate intervention plans that address the needs, interests, capacities and potential of each and every one, in systemic contexts; and (3) Recognize the value and importance of the work carried out in the context of collaborative teams and interinstitutional relations in the field of Inclusive Education.

Conteúdos programáticos

1. Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e abordagem multinível como motores no processo de intervenção
2. Níveis de intervenção
2.1. Universais: diferenciação pedagógica, acomodações curriculares, enriquecimento curricular, promoção do comportamento prossocial, intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos
2.2. Seletivas: percursos curriculares diferenciados, adaptações curriculares não significativas, apoio psicopedagógico, antecipação e reforço das aprendizagens, apoio tutorial
2.3. Adicionais: frequência do ano de escolaridade por disciplinas, adaptações curriculares significativas, plano individual de transição, desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino estruturado, desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social
3. Modelos, estratégias e programas de intervenção nas NEE previamente exploradas na UC ANEEDC
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1. Universal Design for Learning (UDL) and multilevel approach as engines in the intervention process
2. Levels of intervention
2.1. Universal: pedagogical differentiation, curriculum accommodation, curriculum enrichment, prosocial behavior promotion, academic or behavioral focus intervention in small groups
2.2. Selective: different curriculum pathways, non-significant curriculum adaptations, psycho-pedagogical support, anticipation and reinforcement of learning, tutorial support.
2.3. Additional: school year attendance by subjects, significant curriculum adaptations, individual transition plan, development of structured teaching methodologies and strategies, development of personal and social autonomy skills
3. Models, strategies, and intervention programs in SENs previously explored at UC ANEEDC


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As competências – na sua tríade de conhecimentos, capacidades e atitudes – são ferramentas-chave na formação e no desenvolvimento profissional contínuo para a Inclusão, para qualquer agente a atuar em contextos educativos. Partindo do quadro concetual e das orientações nacionais da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, e no sentido de (i) “elevar os feitos dos [indivíduos em] todas as formas de êxito pessoal, social e académico que serão relevantes para o aluno individual a curto [e] longo prazo”, (ii) “garantir que [todos] valorizam a diversidade (…) e contribuem de forma individual e coletiva para alargar o acesso à educação, melhorando a equidade, de modo a que todos (…) possam desenvolver o seu potencial” e (iii) “garantir (…) abordagens personalizadas à aprendizagem que envolvam todos (…) e apoiem a sua participação ativa no processo de aprendizagem” (European Agency for Special Needs and Inclusive Education, 2015), importa promover, por um lado, o conhecimento sobre a programação e o planeamento da intervenção educativa, as respostas educativas, e os modelos, estratégias e programas de intervenção propriamente ditos para as respetivas NEE e, por outro lado, atitudes de compromisso, confiança, aceitação e respeito, capazes de responder à altura dos desafios da Educação Inclusiva. Discutir os valores e questionar as atitudes individuais e coletivas dos agentes educativos no quadro nacional e Europeu da Educação Inclusiva é o ponto de partida para a promoção de um repertório de competências promotores de práticas inclusivas, neste caso no âmbito da intervenção. Conhecer as respostas educativas disponíveis e as medidas educativas que integram a adequação do processo de ensino e de aprendizagem à criança/jovem é fundamental não apenas para o/a formando/a ter um conhecimento científico aprofundado sobre o que está implicado em cada uma delas, mas sobretudo para fundamentar a construção de planos de intervenção adequados, contextualizados e concertados. Não menos importante, a reflexão sobre as metodologias de trabalho quando se atua no âmbito da Educação Inclusiva é particularmente crítica dado o caráter pluridisciplinar e interinstitucional das equipas colaborativas em que a intervenção (à semelhança do que sucede na avaliação que) ocorre neste âmbito.

Metodologias de ensino

No pleno respeito pelas orientações superiores definidas para o ano letivo 2020/2021, fixadas pela Presidência do IPS [vide Linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021] e pela Direção da Escola Superior de Educação, as aulas desta UC organizam-se em sessões online, onde é privilegiado o recurso a técnicas de aprendizagem ativas, que envolvam os/as formandos/as em tarefas de pensamento crítico sobre as suas práticas pedagógicas. As técnicas pedagógicas são passíveis de serem exploradas em atividades individuais (e.g. diário de bordo, experimentação, portefólio), participativas (e.g. questionamento, mapa concetual partilhado), e colaborativas (e.g. grupos de discussão, estudos de caso, construção de materiais de e para a aprendizagem). As horas de trabalho autónomo constituem os momentos dedicados ao processo individual de desenvolvimento de competências transversais (e.g. processamento e análise de informação, raciocínio, resolução de problemas, metacognição, pensamento crítico, pensamento criativo, autorregulação) aplicadas aos conteúdos trabalhados nesta UC. As plataformas utilizadas são o Moodle e o Zoom.
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In full compliance with the higher guidelines defined for the academic year 2020/2021, set by the Presidency of IPS [see Guidelines for the operation of activities in the academic year 2020/2021] and by the Direction of the Higher School of Education, this course is online, where the use of active learning techniques is preferred, involving the trainees in tasks of critical thinking about their own pedagogical practices. Pedagogical techniques can be explored in individual activities (e.g., logbook, experimentation, portfolio), participatory (e.g., questioning, shared conceptual map), and collaborative (e.g., discussion groups, case studies, construction of materials from and to the learning process). The hours of autonomous work are the moments dedicated to the individual process of developing transversal skills (e.g., information processing and analysis, reasoning, problem solving, metacognition, critical thinking, creative thinking, self-regulation) applied to the contents worked in this UC. The platforms used are Moodle and Zoom.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino adotadas cumprem as recomendações para o Ensino à Distância e respondem a todos os objetivos de aprendizagem definidos para a UC, tanto em termos curriculares como pedagógicos.
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The teaching methodologies adopted are in full compliance with the recommendations for Distance Learning and respond to all the learning objectives defined for the UC, both in curricular and pedagogical terms.

Metodologia e provas de avaliação

A metodologia de avaliação baseia-se na análise do portefólio individual e inclui todos os trabalhos/registos desenvolvidos ao longo da UC. São considerados os seguintes critérios de avaliação: organização e clareza, qualidade do Português e coerência com linguagem afirmativa/positiva, rigor, riqueza, e capacidade de (auto)análise, (auto)questionamento e (auto)crítica.
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The evaluation methodology is based on the analysis of the individual portfolio and includes all works / records developed throughout the UC. The following evaluation criteria are considered: organization and clarity, quality of Portuguese and coherence with affirmative/positive language, rigor, richness, and capacity for (self) analysis, (self) questioning and (self) criticism.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.
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In accordance with the regulations provided.

Bibliografia

No final de cada aula, a docente disponibiliza, via moodle, os recursos que serviram de suporte ao seu desenvolvimento. Abaixo consta a bibliografia fundamental da UC. Qualquer recurso adicional cuja disponibilização se revele pertinente, será posteriormente adicionado.

Azevedo, A., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., & Homem, T. (2014). A parent-based intervention programme involving preschoolers with AD/HD behaviours: Are children’s and mothers’ effects sustained over time? European Child and Adolescent Psychiatry, 23, 437-450. doi: 10.1007/s00787-013-0470-2

Coelho, D. T. (2013). Dificuldades de aprendizagem específicas: Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Lisboa: Areal Editores.

Correia, L. M. (2013). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora.

Direção-Geral de Educação (DGE) (2015). Guia de funcionamento dos centros de recurso TIC para a educação especial. Lisboa: Autor. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/guia_funcionamento_crtic_final_24set2015.pdf

Pereira, F. (Coord.) (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: Ministério da Educação/ Direção-Geral de Educação (DGE). Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf

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