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Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: PG_EE11    Sigla: INEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 25 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Gina Lemos   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver um conjunto de atitudes, conhecimentos e habilidades (competências) que contribuem para uma intervenção intencional, fundamentada, criteriosa e circunstanciada de crianças e jovens é o propósito que guia esta unidade curricular de formação específica. Escuta, empatia, colaboração, ética, rigor, método, pensamento analítico, pensamento crítico e linguagem afirmativa são competências trabalhadas concomitantemente à exploração dos conteúdos da UC.

No fim da UC, o/a formando/a será capaz de: 1. Reconhecer o compromisso com a inclusão e as opções metodológicas da abordagem multinível e o Desenho Universal para a Aprendizagem como indispensáveis à Educação Inclusiva; 2. Descrever, selecionar e fundamentar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; 3. Descrever modelos, estratégias e programas de intervenção no âmbito das NEE na UC Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo; 4. Construir planos de intervenção adequados à criança/jovem e seus contextos significativos; 5. Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).
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Developing a set of attitudes, knowledge and skills (competencies) that contribute to an intentional, reasoned, grounded and detailed intervention of children and young people is the purpose that guides this specific training course unit. Listening, empathy, collaboration, ethics, rigor, method, analytical thinking, critical thinking and affirmative language are skills developed concurrently with the exploration of the contents of the course.

At the end of the UC, the trainee will be able to: 1. Recognize the commitment to inclusion and the methodological options of the multilevel approach and the Universal Design for Learning as essential to Inclusive Education; 2. Describe, select and support measures to support learning and inclusion; 3. Describe models, strategies and intervention programs within the scope of SEN in the Assessment in Special Educational Needs in the Cognitive Domain course; 4. Build intervention plans suitable for the child/youth and their significant contexts; 5. Recognize the value and importance of the work developed in the context of the Multidisciplinary Support Team for Inclusive Education (EMAEI).

Conteúdos programáticos

1. Compromisso com a inclusão e opções metodológicas: Abordagem multinível e Desenho Universal para a Aprendizagem
2. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
3. Modelos, estratégias e programas de intervenção no âmbito das NEE com enfoque no domínio cognitivo (estas e outras que se considerem pertinentes e oportunas para o grupo em causa): défices intelectuais, perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações específicas da aprendizagem (na leitura, na escrita, na matemática), sobredotação e altas habilidades
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1. Commitment to Inclusion and Methodological Options: Multi-Level Approach and Universal Design for Learning
2. Measures to support learning and inclusion
3. Models, strategies and intervention programs within the scope of SEN focusing on the cognitive domain (these and others that are considered pertinent and opportune for the group in question): intellectual deficits, autism spectrum disorder, hyperactivity disorder and deficit of attention, specific learning disorders (in reading, writing, math), giftedness and high skills


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As competências – na sua tríade de conhecimentos, capacidades e atitudes – são ferramentas-chave na formação e no desenvolvimento profissional contínuo para a Inclusão, para qualquer agente a atuar em contextos educativos. Partindo do quadro concetual e das orientações nacionais da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, e no sentido de (i) “elevar os feitos dos [indivíduos em] todas as formas de êxito pessoal, social e académico que serão relevantes para o aluno individual a curto [e] longo prazo”, (ii) “garantir que [todos] valorizam a diversidade (…) e contribuem de forma individual e coletiva para alargar o acesso à educação, melhorando a equidade, de modo a que todos (…) possam desenvolver o seu potencial” e (iii) “garantir (…) abordagens personalizadas à aprendizagem que envolvam todos (…) e apoiem a sua participação ativa no processo de aprendizagem” (European Agency for Special Needs and Inclusive Education, 2015), importa promover, por um lado, o conhecimento sobre a programação e o planeamento da intervenção educativa, as respostas educativas, e os modelos, estratégias e programas de intervenção propriamente ditos para as respetivas NEE e, por outro lado, atitudes de compromisso, confiança, aceitação e respeito, capazes de responder à altura dos desafios da Educação Inclusiva. Discutir os valores e questionar as atitudes individuais e coletivas dos agentes educativos no quadro nacional e Europeu da Educação Inclusiva é o ponto de partida para a promoção de um repertório de competências promotores de práticas inclusivas, neste caso no âmbito da intervenção. Conhecer as respostas educativas disponíveis e as medidas educativas que integram a adequação do processo de ensino e de aprendizagem à criança/jovem é fundamental não apenas para o/a formando/a ter um conhecimento científico aprofundado sobre o que está implicado em cada uma delas, mas sobretudo para fundamentar a construção de planos de intervenção adequados, contextualizados e concertados. Não menos importante, a reflexão sobre as metodologias de trabalho quando se atua no âmbito da Educação Inclusiva é particularmente crítica dado o caráter pluridisciplinar e interinstitucional das equipas colaborativas em que a intervenção (à semelhança do que sucede na avaliação que) ocorre neste âmbito.

Metodologias de ensino

As aulas desta UC organizam-se em sessões online síncronas, onde é privilegiado o recurso a técnicas de aprendizagem ativas, que envolvam os/as formandos/as em tarefas de pensamento crítico sobre as suas práticas pedagógicas. As técnicas pedagógicas são passíveis de serem exploradas em atividades individuais (e.g. diário de bordo, experimentação, portefólio), participativas (e.g. questionamento, mapa concetual partilhado), e colaborativas (e.g. grupos de discussão, estudos de caso, construção de materiais de e para a aprendizagem). As horas de trabalho autónomo/ sessões assíncronas constituem os momentos dedicados ao processo individual de desenvolvimento de competências transversais (e.g. processamento e análise de informação, raciocínio, resolução de problemas, metacognição, pensamento crítico, pensamento criativo, autorregulação) aplicadas aos conteúdos trabalhados nesta UC. As plataformas utilizadas são o Moodle e o Zoom Colibri.
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Classes at this course are organized into synchronous online sessions, where the use of active learning techniques is privileged, involving trainees in critical thinking tasks about their pedagogical practices. Pedagogical techniques are likely to be explored in individual activities (e.g., logbook, experimentation, portfolio), participatory (e.g., questioning, shared concept map), and collaborative (e.g., discussion groups, case studies, construction of materials to and from the Learn). The hours of autonomous work/asynchronous sessions are the moments dedicated to the individual process of developing transversal skills (e.g., information processing and analysis, reasoning, problem solving, metacognition, critical thinking, creative thinking, self-regulation) applied to the contents worked in this course. The platforms used are Moodle and Zoom Colibri.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino adotadas cumprem as recomendações para o Ensino à Distância e respondem a todos os objetivos de aprendizagem definidos para a UC, tanto em termos curriculares como pedagógicos.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua baseia-se na análise do portefólio e inclui: a) Um registo desenvolvido em grupo (que contribui com 40% para a classificação final) e b) Uma partilha desenvolvida em grupo e apresentada/discutida em contexto de turma (que contribui com 60% para a classificação final).

A avaliação sumativa consiste num exame escrito, cujo resultado corresponde à classificação final.

São considerados os seguintes critérios de avaliação: rigor e riqueza, linguagem afirmativa/ comunicação positiva, clareza da informação e linguagem, registo semanal no diário de bordo, adequação dos recursos de apoio criados e utilizados, gestão do tempo.

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Continuous assessment is based on portfolio analysis and includes: a) A work developed in a group (which contributes 40% to the final classification) and b) An oral presentation developed in a group and discussed in the context of the class (which contributes with 60% for the final classification).

The summative assessment consists of a written exam, the result of which corresponds to the final classification.

The following evaluation criteria are considered: rigor and richness, affirmative language/positive communication, clarity of information and language, weekly registration in the logbook, adequacy of support resources created and used, and time management.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.
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In accordance with the regulations provided.

Bibliografia

Alves, I., Pinto, P. C., Pinto, T. J. (2020). Developing inclusive education in Portugal: Evidence and challenges. Prospects, 49, 281-296. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09504-y

Alves, R. A., & Leite, I. (Org.) (2021). Alfabetização baseada na ciência: Manual do curso ABC. Ministério da Educação. Disponível em http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/manual_do_curso_abc.PDF

Kauffman, J. M. (2020). On educational inclusion: Meanings, history, issues and international perspectives. Routledge.

Mitchell, D., & Sutherland, D. (2020). What really works in special and inclusive education: Using evidence-based techniques. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429401923

Pereira, F. (Coord.) (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Ministério da Educação/ Direção-Geral de Educação. Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf

Schuelka, M. J., Johnstone, C. J., Thomas, G., & Artiles, A. J. (2019). The SAGE handbook of inclusion and diversity in education. Sage Publishing.

Plataforma LER [Leitura-Escrita-Recursos] https://ler.pnl2027.gov.pt/ <

Outras publicações servem de apoio à UC e são disponibilizadas pela docente através da plataforma Moodle.

Opções
Página gerada em: 2024-04-27 às 03:47:01 Última actualização: 2010-07-19