|
Portuguese Language and Culture
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2021/2022 - 2S
Código: |
SIESE01 |
|
Sigla: |
PLC |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
SIESE |
15 |
Study_Plan_2016 |
1º |
5,0 |
|
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O conhecimento de uma língua e cultura estrangeiras e cultura leva ao desenvolvimento de novas formas de comunicar. Este processo está intimamente ligado à individualidade dos estudantes e à diversidade cultural dos conteúdos. Além disso, este processo promove a melhoria de relações comunicativas e pessoais. Por outras palavras, estas habilidades contribuem a alargar horizontes, desenvolvendo um espírito de compreensão, abertura e facilitando a adaptação a uma sociedade em constante mudança.
A habilidade de comunicar numa língua estrangeira é essencial na Europa multilíngue e multicultural e no mundo globalizado hodierno. No curso de Língua e Cultura Portuguesa (LCP), os estudantes desenvolver-se-á linguística e culturalmente, combinando o caráter linguístico com o caráter cultural. Ao longo do curso, também serão contemplados/abordados os aspetos históricos, geográficos, políticos, literários e artísticos subjacentes aos conteúdos programáticos.
Conteúdos programáticos
Interação nas áreas de maior relevância das necessidades básicas mais imediatas como:
- Identificação pessoal;
- Formas de tratamento/contacto social;
- Tarefas do quotidiano;
- Serviços;
- Viagens;
- Saúde e bem-estar;
- Entretenimento (ex: lazer, passatempos, desporto).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Relativamente aos conteúdos dos tópicos, as expressões e o vocabulário que serão privilegiados são os relativos à vida diária e às áreas de experiências pessoais.
As estruturas gramaticais serão estudadas conjuntamente com os tópicos propostos, atividades e tarefas, bem como com os tipos de textos e as necessidades comunicativas dos estudantes.
A abordagem dos conteúdos será feita numa perspetiva de consolidação cíclica e de evolução progressiva, tendo em conta os vários níveis de conhecimento dos aprendentes de português. Deste modo, existe uma coerência clara entre o programa e os resultados pretendidos na UC.
Metodologias de ensino
A metodologia adotada é a que vê a aprendizagem de uma língua estrangeira como global, centrada no aprendente, baseada em tópicos, orientada para ação e autonomia, intercultural e refletivo.
O trabalho, que poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupos, estará baseado em tarefas sequenciais que são progressivas e envolvem níveis diferentes de dificuldade.
A compreensão oral e escrita será trabalhada através da análise de diferentes tipos de documentos-fonte diferentes relacionados com os tópicos selecionados.
Expressão oral será estimulada através de participação em dinâmicas/atividades de várias situações quotidianas, da apresentação de documentos/trabalhos etc.
A expressão escrita será desenvolvida de acordo com os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As competências linguísticas e culturais dos alunos serão desenvolvidas no sentido da intervenção, da ação e da autonomia, intercultural e refletiva . Ao longo do curso, serão contemplados alguns aspetos históricos, geográficos, políticos, literários e artísticos que serão pesquizados e apropriados, individualmente ou em grupos, centrados em tarefas sequenciais e progressivas percorrendo níveis diferentes de dificuldade.
A compreensão oral e escrita será desenvolvida através da análise de diferentes tipos de documentos relacionados com os temas e intencionalidades selecionados.
A expressão oral e escrita será desenvolvida em dinâmicas de situações quotidianas e de análises e interpretações de documentos variados de acordo com os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação da Unidade Curricular consistirá na:
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA (70%)
1.1 - Assiduidade (5%);
1.2 - Participação individual ou em grupo nas tarefas/atividades no contexto de Ensino a Distância - (65%)
2. AVALIAÇÃO SUMATIVA - (30%).
2.1 - Testes de avaliação sumativa .
Regime de assiduidade
Os estudantes têm de assistir a cerca de 75% do número total das aulas.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
60 |
|
|
Total: |
60 |
Bibliografia
- ABRANTES, A.M. (2019). Ora Viva! Curso Rápido de Iniciação ao Português Língua Estrangeira. Lisboa: Lidel.
- CASTELEIRO, J. M.; COELHO, L.; OLIVEIRA, C. (2014). Manual de Pronúncia e Prosódia. Lisboa: Lidel.
- CASTRO, C. (2018). Campus Universitário. PLE/PL2/PLNM. Níveis A1-A2. Lisboa: Lidel.
- COELHO, L.; OLIVEIRA, C.; CASTELEIRO, J. M. (2015), Português em Foco I. Lisboa: Lidel.
- COIMBRA, O. M.; COIMBRA, I. (2011). Gramática Ativa 1, 3ª edição. Lisboa: Lidel.
- KUZKA, R.; PASCOAL, J. (2015). Passaporte para Português 1. Lisboa: Lidel.
- LEMOS, H. (2018). Dialogar em Português. Lisboa: Lidel.
- OLIVEIRA, C. et aliae (2012). Aprender Português 1. Lisboa: Texto Editores.
- OLIVEIRA, C. et aliae (2011). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. Níveis Inicial e Elementar A1, A2 e B1. Lisboa: Texto Editores.
- OLIVEIRA, D. (2019). Português Já! Iniciação. Ensino de Português no EStrangeiro. Porto: Porto Editora.
- RUELA, I. (2016). Vocabulário Temático. Exercícios Lexicais. Lisboa: Lidel.
- SILVA, M. (2018). Português Atual 1. Textos e Exercícios. Lisboa: Lidel.
RECURSOS EM LINHA:
CAMÕES. INSTITUTO DA LÍNGUA E DA COOPERAÇÃO: http://www.instituto-camoes.pt/
GUIA DA CIDADE: https://www.guiadacidade.pt
NEW IN TOW: https://www.nit.pt/
NEW IN TOWN (SETÚBAL): https://newinsetubal.nit.pt/
TURISMO DE PORTUGAL: http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/Pages/Homepage.aspx
VISIT PORTUGAL: https://www.visitportugal.com/en
WORTEX MAG: http://www.vortexmag.net/
OBSERVATÓRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA: http://observalinguaportuguesa.org/
Observações
Para obter a aprovação, a/o estudante tem de realizar TODOS os elementos de avaliação obrigatórios, nomeadamente, os testes e as atividades obrigatórias.
|
|