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Children, Youth and Digital Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: SIESE12    Sigla: CYDM
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
SIESE 12 Study_Plan_2016 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Lídia Marôpo   3,00

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os media digitais moldam a vida social contemporânea, influenciando a maneira como as crianças e jovens aprendem, interagem e percebem a si mesmos e uns aos outros. Tendo em conta a falta de maturidade cognitiva, social, emocional e física, crianças e jovens são considerados mais vulneráveis a riscos e danos no ambiente digital. No entanto, como utilizadores precoces e intensos das novas tecnologias, também encontram novas oportunidades na esfera digital, como construir identidades e capital social, aprender habilidades tecnológicas ou se envolver em movimentos cívicos. Portanto, ser ativo e participar do mundo digital é um direito das crianças crucial para se tornarem cidadãos participativos da nossa sociedade digital.

Nesse contexto de hiperconectividade, a literacia digital tornou-se central no desenvolvimento das crianças e jovens. Assim, as escolas (juntamente com outras instituições de socialização) desempenham um papel central na formação de cidadãos plenos da sociedade digital e na promoção dos direitos (digitais) das crianças (os chamados 3Ps): proteção contra riscos digitais, participação no mundo digital e provisão para aceder e agir consciente, crítica e autonomamente nesse ambiente.

O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos alunos uma melhor compreensão das infâncias e juventudes contemporâneas e da omnipresença das culturas digitais. Considerando o contexto político-económico da plataformização da Internet, aproxima os campos da comunicação e da educação para promover a literacia digital nas escolas e nos contextos informais.

Neste sentido, no final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:

• Compreender o papel central das culturas digitais na infância e juventude contemporâneas.
• Compreender os direitos (digitais) das crianças.
• Reconhecer as dimensões políticas e económicas da ‘plataformização’ das sociedades.
• Analise criticamente a socialização digital de crianças e jovens.
• Examinar criticamente o funcionamento dos media sociais.
• Promover literacias digitais entre crianças e jovens nas escolas e em contextos informais de aprendizagem.

Conteúdos programáticos

Infâncias (digitais): debates contemporâneos
• Direitos (digitais) das crianças.
• Desigualdades no acesso ao digital: raça, género e estatuto socioeconómico.
• Crianças como atores sociais na esfera pública e ativismo juvenil.
• Crianças e consumo em tempos de hiperconectividade.

Culturas digitais da infância e juventude na era da plataformização
• Crianças e jovens nas sociedades da plataformização, algoritmos e dataficação: riscos vs. Oportunidades.
• Socialização digital de crianças e jovens: construção de identidade e o celebrificação do self.
• Media sociais: do modelo participativo ao modelo de influência digital.
• Tendências emergentes nos media sociais: YouTube, Instagram e TikTok.

Literacias digitais
• O que é literacia digital.
• Desafios da escola: privacidade x participação, cyberbullying, discurso de ódio, fontes confiáveis x desinformação, cultura do consumidor, resiliência e bem-estar on-line.
• Promoção da alfabetização digital na escola e em contextos informais de aprendizagem.
• Ferramentas educacionais para promover literacias digitais na sala de aula e em contextos informais de aprendizagem.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O programa é coerente com os resultados da aprendizagem, pois inclui debates sobre a infância e a juventude contemporâneas, com um foco especial nas culturas digitais. A abordagem sobre culturas digitais é aprofundada para incluir seu papel na construção da identidade e socialização de crianças e jovens no contexto da omnipresença dos media sociais, do processo de celebritização e da plataformização da Internet. O plano de estudos também inclui a aplicação de conhecimento para promover a literacia digital de crianças e jovens em contextos formais e informais de aprendizagem.

Metodologias de ensino

O curso é ministrado com base no equilíbrio entre aulas teóricas, expositivas e participativas. A metodologia é inspirada na Aprendizagem Baseada em Problemas, utilizando estudos de caso e exigindo apresentações e reflexões dos alunos (individuais ou em grupo) como forma de promover um processo de aprendizagem interativo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Inspiradas no método de Aprendizagem Baseada em Problemas, as metodologias de ensino usam estudos de caso para debater o papel central das tecnologias digitais na infância e juventude contemporâneas e, ao mesmo tempo, levam em consideração as dimensões políticas e económicas das sociedades da plataforma e o conhecimento de estratégias e ferramentas de promoção da literacia digital. Essa abordagem permite uma compreensão aplicada da interseção do ambiente digital e dos direitos das crianças e o desenvolvimento de projetos de promoção de literacia digital em escolas e em contextos informais de aprendizagem.

Metodologia e provas de avaliação

Serão levadas em consideração a participação dos estudantes em sala de aula e nas atividades propostas e também a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A pontuação final será distribuída da seguinte forma:
• Participação (atividades em sala de aula): 40%.
• Ensaio académico e apresentação sobre um tema escolhido acerca da relação entre crianças, jovens e media digitais: 60%.

Bibliografia

Buckingham, D. (2019). The Media Education Manifesto. Cambridge: Polity Press.
Cortesi, S.; Hasse, A.; Lombana, A.; Kim, S. & Gasser, U. (2020). Youth and digital citizenship+ (Plus). Understanding skills for a digital world. Berkman Klein Center Research for Internet & Society. Available at: https://dash.harvard.edu/bitstream/handle/1/42638976/2020-03_YouthAndDigitalCitizenship%2b%28Plus%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y~
Green, L.; Holloway, D.; Stevenson, K.; Leaver, T.; Haddon, Leslie (2020). The Routledge Companion to Digital Media and Children. New York and London: Routledge.
Lemish, D.; Jordan, A.: Rideout, V. (2018). Children, Adolescents, and Media: The future of research and action. New York and London: Routledge.
Livingstone, S. & Blum-Ross, A. (2020). Parenting for a Digital Future: How Hopes and Fears about Technology Shape Children's Lives. New York: Oxford University Press.

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 10:20:59 Última actualização: 2010-07-19