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O Sistema Educativo e a Multiculturalidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: SPFF02    Sigla: SEM
Áreas Científicas: Formação Geral em Ciências da Educação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PGSPFF Plano_estudos_2016 6,0 25 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,66

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a diversidade sociocultural que caracteriza as sociedades contemporâneas, bem como as suas causas e implicações na educação.
Equacionar a educação como um problema social em permanente reconfiguração.
Conhecer e questionar a nova realidade educativa de diversidade linguística e de cultura compósita.
Conhecer diferentes abordagens educacionais, sociais e políticas à diversidade cultural.
Conhecer condições necessárias para estabelecer um projeto educativo intercultural.
Contribuir para práticas de reflexão e intervenção adequadas, no quadro da legislação portuguesa e das orientações internacionais.
Conhecer instituições e organizações nacionais e internacionais que trabalham em Educação Intercultural.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional neste domínio.
Valorizar a interculturalidade como forma de promover a tolerância e a cidadania ativa.

Conteúdos programáticos

A diversidade cultural: contributos para uma explicitação do conceito.
A multiculturalidade: contributos para uma explicitação do conceito.
A diversidade cultural e as implicações:
- no campo social e político
- no campo educativo
Educação intercultural: conceito e práticas.


Metodologias de ensino

A metodologia compreenderá sessões: (i) de tipo expositivo; (ii) de trabalho de análise sobre as implicações da diversidade cultural e linguística no sistema educativo; (iii) de trabalho e análise sobre práticas de educação intercultural; (iv) de análise e de debate sobre textos de referência.
Pretende-se que os formandos, em grupo, aprofundem teórica e de modo prático os aspetos relevantes em função dos seus interesses.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contemplará:

- trabalhos desenvolvidos nas sessões presenciais (50%).
- uma recensão crítica individual com base numa das temáticas abordadas no
programa (50%).

Bibliografia

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Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 05:21:57 Última actualização: 2010-07-19