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Desenvolvimento Curricular e Supervisão
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
SPFF03 |
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Sigla: |
DCS |
Áreas Científicas: |
Formação Específica na Área de Especialização |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PGSPFF |
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Plano_estudos_2016 |
1º |
6,0 |
25 |
162,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Analisar metas de aprendizagem e operacionalizar o currículo, clarificando fases de desenvolvimento e níveis de intervenção de cada ator
Conceber dispositivos e instrumentos de apoio às práticas pedagógicas e de supervisão
Conceber a supervisão pedagógica como elemento estruturante do desenvolvimento curricular
Conteúdos programáticos
Conceitos de currículo e de desenvolvimento curricular
Desenvolvimento curricular em ação
Supervisão pedagógica: modalidades, intencionalidade e potencialidades para a mudança
Articulação entre desenvolvimento curricular e supervisão pedagógica: potencialidades e aspetos críticos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos da UC consubstanciam os seus objetivos. De facto, a análise de metas de aprendizagem e de modos de operacionalizar o currículo assenta num claro entendimento de currículo e do modo de o desenvolver na ação. Também a conceção de dispositivos e instrumentos de apoio às práticas pedagógicas e de supervisão de entender a supervisão pedagógica como elemento estruturante do desenvolvimento curricular requer um claro entendimento do que é a supervisão pedagógica e das suas várias modalidades e uma compreensão de como se pode articular o desenvolvimento curricular com a supervisão pedagógica.
Metodologias de ensino
O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos formandos, quer individualmente quer em grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas do programa. As atividades a realizar dizem respeito à:
- análise e discussão de textos científicos sobre os temas da UC
- análise crítica de planos de intervenção curricular concretos focando o papel atribuído à articulação entre o desenvolvimento curricular e a supervisão pedagógica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A UC está organizada em torno da participação ativa dos formandos, de modo a permitir um aprofundamento de conhecimentos que permitam analisar metas de aprendizagem e operacionalizar o currículo, conceber dispositivos e instrumentos de apoio às práticas pedagógicas e de supervisão e ver a supervisão pedagógica como elemento estruturante do desenvolvimento curricular
Metodologia e provas de avaliação
Os formandos serão avaliados a partir de:
- uma apresentação oral, preparada em grupo (50%)
- uma reflexão crítica sobre um artigo científico (individual, 50%)
Bibliografia
Alarcão, I. (2001). Escola reflexiva e supervisão – uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. In Alarcão, Isabel (org.). Escola Reflexiva e Supervisão, pp 12-23. Colecção Cidine, no 14. Porto: Porto Editora.
Alarcão, I., & Roldão, M. C. (2008). Supervisão: Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago.
Machado, J., & Alves, J. (org.) (2015). Melhorar a escola: Sucesso escolar, disciplina, motivação, direção de escolas e políticas educativas. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade católica Portuguesa, CEDH e SAME.
Tanner, D., & Tanner, L. (2007). Curriculum development. Theory into practice. New Jersey: Pearson Education.
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