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Observação e Análise de Práticas Educativas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 1S
Código: |
SPFF08 |
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Sigla: |
OAPE |
Áreas Científicas: |
Formação Específica na Área de Especialização |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PGSPFF |
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Plano_estudos_2016 |
1º |
6,0 |
25 |
162,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a relevância da observação da prática no processo da reflexão sobre a prática e no desenvolvimento profissional do educador/professor.
Refletir sobre os princípios éticos subjacentes à observação bem como sobre as suas vantagens, dificuldades e limitações.
Desenvolver competências de observação e análise crítica de situações relacionadas com práticas educativas.
Selecionar/adaptar/construir e analisar criticamente instrumentos de observação com vista a produzir orientações adequadas sobre as práticas educativas observadas.
Conteúdos programáticos
O Programa desta Unidade Curricular estrutura-se nas seguintes temáticas:
- Conceito, importância e limitações da observação.
- Metodologias de observação - princípios, técnicas e instrumentos:
- Observação como suporte da intervenção pedagógica
- Caracterização de situações educativas decorrente da observação
- Dimensão ética da observação.
Metodologias de ensino
Nesta UC, para além da discussão e a análise de textos propostos pelas docentes, prevê-se a realização de atividades práticas em pequenos grupos que envolverão os formandos na seleção/adaptação/construção de instrumentos de observação das práticas, na análise de episódios (escritos e videogravados) referentes a situações educativas formais e não formais, e na elaboração de relatórios que visam a caracterização dessas práticas.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação terá em conta: (i) as atividades realizadas pelos formandos nas aulas (20%); (ii) a construção de um instrumento de observação (30%); (iii) a elaboração de um relatório escrito sobre a análise de um episódio referente a uma situação educativa (50%).
Regime de assiduidade
Obrigatória
Bibliografia
Alarcão, I. & Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. Coimbra, Almedina.
Alarcão, I. & Roldão, M.C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Edições Pedaço.
Alarcão, I., Leitão, A. & Roldão, M.C. (2010). Prática pedagógica supervisionada e feedback formativo co-construtivo. Revista Brasileira de Formação de Professores, vol.1, nº 3. ISSN – 1984-5332.
Alarcão, I. & Canha, B. (2013). Supervisão e Colaboração, Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J. (2002). A supervisão na formação de professores I – Da sala à escola. Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (2001). A Prática Reflexiva no Ofício do Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed.
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de ensino: O saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
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