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Observação e Análise de Práticas Educativas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: SPFF08    Sigla: OAPE
Áreas Científicas: Formação Específica na Área de Especialização
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PGSPFF Plano_estudos_2016 6,0 25 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,66

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a relevância da observação da prática no processo da reflexão sobre a prática e no desenvolvimento profissional do educador/professor.
Refletir sobre os princípios éticos subjacentes à observação bem como sobre as suas vantagens, dificuldades e limitações.
Desenvolver competências de observação e análise crítica de situações relacionadas com práticas educativas.
Selecionar/adaptar/construir e analisar criticamente instrumentos de observação com vista a produzir orientações adequadas sobre as práticas educativas observadas.

Conteúdos programáticos

O Programa desta Unidade Curricular estrutura-se nas seguintes temáticas:
- Conceito, importância e limitações da observação.
- Metodologias de observação - princípios, técnicas e instrumentos:
- Observação como suporte da intervenção pedagógica
- Caracterização de situações educativas decorrente da observação
- Dimensão ética da observação.


Metodologias de ensino

Nesta UC, para além da discussão e a análise de textos propostos pelas docentes, prevê-se a realização de atividades práticas em pequenos grupos que envolverão os formandos na seleção/adaptação/construção de instrumentos de observação das práticas, na análise de episódios (escritos e videogravados) referentes a situações educativas formais e não formais, e na elaboração de relatórios que visam a caracterização dessas práticas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação terá em conta: (i) as atividades realizadas pelos formandos nas aulas (20%); (ii) a construção de um instrumento de observação (30%); (iii) a elaboração de um relatório escrito sobre a análise de um episódio referente a uma situação educativa (50%).

Regime de assiduidade

Obrigatória

Bibliografia

Alarcão, I. & Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. Coimbra, Almedina.
Alarcão, I. & Roldão, M.C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Edições Pedaço.
Alarcão, I., Leitão, A. & Roldão, M.C. (2010). Prática pedagógica supervisionada e feedback formativo co-construtivo. Revista Brasileira de Formação de Professores, vol.1, nº 3. ISSN – 1984-5332.
Alarcão, I. & Canha, B. (2013). Supervisão e Colaboração, Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J. (2002). A supervisão na formação de professores I – Da sala à escola. Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (2001). A Prática Reflexiva no Ofício do Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed.
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de ensino: O saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 11:43:07 Última actualização: 2010-07-19