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Seminário de Investigação e de Projeto I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 1S
Código: |
SPFF09 |
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Sigla: |
SIP1 |
Áreas Científicas: |
Formação Orientada para o Projeto |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PGSPFF |
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Plano_estudos_2016 |
1º |
6,0 |
25 |
162,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A investigação educacional é hoje reconhecida como um instrumento fundamental na compreensão dos fenómenos educativos e, por isso, considerada essencial na fundamentação de qualquer intervenção no campo educativo, nomeadamente no que se refere à organização e desenvolvimento da formação e da supervisão. Neste sentido é importante que o supervisor/formador desenvolva competências associadas à conceção e ao desenvolvimento de projetos de investigação, com vista a fundamentar o processo de tomada de decisão em processos de inovação educacional.
A unidade curricular Seminário de Investigação e Projeto I tem como objetivos gerais o aprofundamento da compreensão de aspetos conceptuais e metodológicos associados à investigação educacional e, particularmente, à conceção e desenvolvimento de projetos de investigação. Mais concretamente, visa promover: (i) a compreensão do processo de conceção, organização e desenvolvimento de um projeto de investigação, (ii) a reflexão sobre os princípios e normas éticas subjacentes ao processo investigativo, (iii) o aprofundamento do conhecimento de diferentes métodos e técnicas de investigação e das suas condições de utilização e (iv) o desenvolvimento de competências associadas à construção e utilização de instrumentos de recolha e tratamento de dados.
Conteúdos programáticos
Investigação em Educação
- Características do Conhecimento Científico e a produção do conhecimento científico
- Correntes e paradigmas na investigação educacional
- Questões éticas e questões de qualidade na investigação em educação
Projeto de investigação e metodologia
- A integração das dimensões investigativas e técnico-práticas no trabalho de projeto
- Etapas do processo de investigação
- Opções metodológicas: tipos de estudo
Técnicas de recolha de dados
- O problema da fidelidade das técnicas de investigação
- Recolha documental
- Observação-participação
- Entrevista
- Questionário
Tratamento de dados: investigação estatística
- Noções básicas de estatística: população, amostra e técnicas de amostragem; tipos de variáveis
- Organização de dados em tabelas e gráficos
- Medidas de localização e de dispersão dos dados
- Análise de dados bivariados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos definidos nesta UC, numa primeira parte, centram-se em aspetos conceptuais e metodológicos associados à investigação educacional e, em particular, à conceção e desenvolvimento de projetos de investigação. A sua abordagem visa, por um lado, a compreensão do processo de conceção, organização e desenvolvimento de um projeto de investigação e, por outro, a reflexão sobre os princípios e normas éticas subjacentes a este processo. Numa segunda parte, focam-se em métodos e técnicas de recolha de dados, visando a sua compreensão e das suas condições de utilização, bem como no tratamento de dados estatísticos.
Metodologias de ensino
As atividades a desenvolver nesta unidade curricular procurarão concretizar os objetivos da disciplina através da articulação dos conteúdos definidos neste programa com as necessidades e experiências dos formandos no âmbito de práticas de investigação já desenvolvidas (ou em desenvolvimento). Assim, as sessões presenciais incluirão: a discussão e a análise de informações de carácter teórico e empírico; a análise de trabalhos de investigação ou de projeto tendo em conta, nomeadamente, as opções metodológicas adotadas; o uso de ferramentas computacionais como apoio ao tratamento e análise de dados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Para construir um conhecimento sólido sobre a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação, é importante que as metodologias envolvam ativamente os formandos no processo de aprendizagem e promovam a reflexão sobre as temáticas abordadas. Portanto, esta UC será organizada em torno:
(1) da discussão de textos e de trabalhos de investigação, com vista ao aprofundamento do conhecimento de diferentes métodos e técnicas de investigação e ao desenvolvimento de competências associadas à construção e utilização de instrumentos de recolha e tratamento de dados
(2) do tratamento e análise de dados estatísticos recorrendo a ferramentas computacionais.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação terá em conta: (i) a participação dos formandos nas aulas e (ii) a elaboração de um trabalho escrito que inclui a apresentação de uma problemática de investigação decorrente dos interesses dos formandos, a justificação da pertinência do estudo dessa problemática, a conceção de instrumento(s) de recolha de informação e a fundamentação das principais opções metodológicas a adotar. O trabalho escrito contribuirá em 90% para a classificação final e a participação dos formandos nas atividades desenvolvidas nas aulas com 10%.
Regime de assiduidade
Obrigatória
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia
Afonso, N. (2005). A Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico. Porto: Asa.
Almeida, J. & Pinto, J. (1990). A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença.
Bardin, L. (2000). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bogdan, R. & Bliken S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.
Caria, T. (2005). Experiência etnográfica em Ciências Sociais. Porto, Afrontamento.
Elizabeth, R. (2008). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo.
Foddy, W. (1994). Como Perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.
Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992) O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta.
Graue, M. & Walsh, D. (2003). Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Guimarães, R., Cabral, J. (2010). Estatística. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G. & Boutin, G. (1994). Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Instituto Piaget.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão panorâmica da Investigação-acção, Porto: Porto Editora.
Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Lisboa: Escolar Editora.
Poirier, J., Clapier-Valladon, S. & Raybaut, P. (1995). Histórias de vida: teoria e prática. Oeiras: Celta.
Schreiber, J. & Asner-Self, K. (2011). Educational Research. John Wiley& Sons, USA.
Tuckman, B. W. (1072). Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/ Serviços de Educação e Bolsas.
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